Voltar para home page
Saúde

Como evitar as doenças respiratórias no inverno?

Alguns cuidados podem te deixar longe de doenças respiratórias

Alguns cuidados podem te deixar longe de doenças respiratórias

O inverno deixa a população mais suscetível a contrair doenças respiratórias, como a gripe, ou ter o agravamento de rinites e bronquite. Neste ano, porém, mais uma preocupação veio à tona: a pandemia do novo coronavírus. Apesar de não ter nenhum estudo que relacione a Covid-19 com a maior incidência nos períodos mais frios, é importante redobrar o cuidado para ficar longe de qualquer problema respiratório nesse período. Alguns hábitos ajudam a evitar essas doenças no inverno!

Vacina contra gripe é o melhor método de prevenção

A gripe, causada pelo vírus influenza, se manifesta com sintomas parecidos com a Covid-19, como tosse, coriza, febre, dores de cabeça e no corpo, dificuldade para respirar, entre outros. A melhor forma de prevenir um quadro gripal é tomando a vacina contra gripe. A doença, apesar de muito comum, pode evoluir para um nível mais grave de infecção. A imunização tem ação contra o influenza pelo período de um ano e é indicada para qualquer pessoa que tenha mais de seis meses de idade.

Para prevenir a gripe e outras infecções respiratórias, evite locais com muita aglomeração

Supermercados, bares, restaurantes, festas e locais fechados são o ambiente ideal para a proliferação de vírus que causam doenças respiratórias. Normalmente, as pessoas não evitam esses locais para se prevenir da gripe, mas durante a pandemia é essencial não frequentar aglomerações e manter o distanciamento social. Lavar bem as mãos, não tocar o rosto com as mãos sujas e usar máscaras são outros métodos que vão te proteger da Covid-19 e, consequentemente, da gripe e outros quadros virais.

Beba bastante líquido e se alimente bem para evitar doenças respiratórias

Um estilo de vida mais saudável, que contempla uma alimentação equilibrada e prática de exercícios regulares, deixa o corpo mais forte para lutar contra a ação de diferentes tipos de vírus, incluindo o Influenza e o Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Priorize uma alimentação com muitas frutas e vegetais, se movimente mesmo dentro de casa, beba bastante água e dê ao seu corpo a quantidade de vitamina D necessária para se manter saudável.

Mantenha a casa limpa e bem arejada

O ambiente em que você vive tem muita influência na prevenção de doenças respiratórias - ou até mesmo para evitar crises de rinite, bronquite ou asma, por exemplo. Mantenha a casa sempre limpa e livre de poeira e ácaros. É importante deixar janelas abertas para que o ar circule e os cômodos recebam iluminação natural. Capas de sofá, almofadas, estofados, colchões, cortinas e tapetes precisam ser limpos ou lavados com frequência.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais