Voltar para home page
Saúde

Como higienizar as compras corretamente ao chegar do mercado?

O novo coronavírus pode permanecer em superfícies por longos períodos. Descubra como higienizar suas compras corretamente!

O novo coronavírus pode permanecer em superfícies por longos períodos. Descubra como higienizar suas compras corretamente!

Com o surgimento do novo coronavírus, fazer compras no mercado ou até mesmo receber pedidos em delivery pode ser um grande perigo para a saúde. Você sabia que o vírus pode permanecer em superfícies por longos períodos de tempo? Estudos demonstraram que, além da transmissão de pessoa para pessoa, o contágio também pode ocorrer por meio de embalagens de produtos infectadas. Por isso, é preciso uma atenção especial na hora de higienizar os alimentos. Confira algumas dicas de como fazer isso corretamente.

O vírus pode sobreviver em embalagens por até três dias

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal de medicina The New England, apesar da principal forma de transmissão da Covid-19 ser por meio do contato direto com uma pessoa infectada, o vírus pode permanecer em alguns materiais por até três dias. Em embalagens de plástico, vidro e aço inoxidável o vírus foi detectado mesmo após 72 horas depois da sua aplicação e em superfícies porosas, como papelão, papel e tecido, em até 24 horas.

Como higienizar produtos embalados em plástico, latinhas e vidro?

A água e sabão são grandes aliados na hora de higienizar itens que vêm em embalagens de plástico, metal e vidro. Para limpar produtos como garrafas, pacotes de biscoito e latinhas de refrigerante, também podem ser usados álcool 70% e uma esponja para remover outros resíduos de sujeiras. Lembre-se de sempre separar os produtos e lavá-los antes de serem guardados para não infectar os armários e outros alimentos.

Use álcool 70% em caixas de papelão

Algumas compras vêm em embalagens menos resistentes, como as de papel e papelão, por isso não é indicado molhar essas superfícies. Nesses casos, é recomendado usar um pano umedecido com álcool 70%. É importante destinar um pano especificamente apenas para esse uso ou lavá-lo, deixando de molho em água sanitária, após a higienização dos produtos.

E as frutas, verduras e legumes?

Os alimentos que não vêm em embalagens, como as frutas, legumes e verduras, também devem ser lavados antes de ir para a geladeira. O procedimento é o mesmo que a higienização antes do consumo: deixá-los por alguns minutos de molho em uma solução bem diluída de água sanitária e água e depois lavar em água corrente. Vale lembrar que, caso sejam utilizadas sacolas retornáveis para carregar esses alimentos, elas também devem ser lavadas após o uso.

Se possível, descarte as embalagens

Assim como as comidas pedidas por delivery, alguns produtos, como carnes e peixes, podem ter suas embalagens descartadas. Por esse motivo, a recomendação é colocar os alimentos em outro recipiente, se lembrando de sempre lavar as mãos com água em sabão após ter contato com esses materiais.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais