Voltar para home page
Saúde

Como higienizar as compras corretamente ao chegar do mercado?

O novo coronavírus pode permanecer em superfícies por longos períodos. Descubra como higienizar suas compras corretamente!

O novo coronavírus pode permanecer em superfícies por longos períodos. Descubra como higienizar suas compras corretamente!

Com o surgimento do novo coronavírus, fazer compras no mercado ou até mesmo receber pedidos em delivery pode ser um grande perigo para a saúde. Você sabia que o vírus pode permanecer em superfícies por longos períodos de tempo? Estudos demonstraram que, além da transmissão de pessoa para pessoa, o contágio também pode ocorrer por meio de embalagens de produtos infectadas. Por isso, é preciso uma atenção especial na hora de higienizar os alimentos. Confira algumas dicas de como fazer isso corretamente.

O vírus pode sobreviver em embalagens por até três dias

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal de medicina The New England, apesar da principal forma de transmissão da Covid-19 ser por meio do contato direto com uma pessoa infectada, o vírus pode permanecer em alguns materiais por até três dias. Em embalagens de plástico, vidro e aço inoxidável o vírus foi detectado mesmo após 72 horas depois da sua aplicação e em superfícies porosas, como papelão, papel e tecido, em até 24 horas.

Como higienizar produtos embalados em plástico, latinhas e vidro?

A água e sabão são grandes aliados na hora de higienizar itens que vêm em embalagens de plástico, metal e vidro. Para limpar produtos como garrafas, pacotes de biscoito e latinhas de refrigerante, também podem ser usados álcool 70% e uma esponja para remover outros resíduos de sujeiras. Lembre-se de sempre separar os produtos e lavá-los antes de serem guardados para não infectar os armários e outros alimentos.

Use álcool 70% em caixas de papelão

Algumas compras vêm em embalagens menos resistentes, como as de papel e papelão, por isso não é indicado molhar essas superfícies. Nesses casos, é recomendado usar um pano umedecido com álcool 70%. É importante destinar um pano especificamente apenas para esse uso ou lavá-lo, deixando de molho em água sanitária, após a higienização dos produtos.

E as frutas, verduras e legumes?

Os alimentos que não vêm em embalagens, como as frutas, legumes e verduras, também devem ser lavados antes de ir para a geladeira. O procedimento é o mesmo que a higienização antes do consumo: deixá-los por alguns minutos de molho em uma solução bem diluída de água sanitária e água e depois lavar em água corrente. Vale lembrar que, caso sejam utilizadas sacolas retornáveis para carregar esses alimentos, elas também devem ser lavadas após o uso.

Se possível, descarte as embalagens

Assim como as comidas pedidas por delivery, alguns produtos, como carnes e peixes, podem ter suas embalagens descartadas. Por esse motivo, a recomendação é colocar os alimentos em outro recipiente, se lembrando de sempre lavar as mãos com água em sabão após ter contato com esses materiais.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais