Voltar para home page
Saúde

Como higienizar as compras corretamente ao chegar do mercado?

O novo coronavírus pode permanecer em superfícies por longos períodos. Descubra como higienizar suas compras corretamente!

O novo coronavírus pode permanecer em superfícies por longos períodos. Descubra como higienizar suas compras corretamente!

Com o surgimento do novo coronavírus, fazer compras no mercado ou até mesmo receber pedidos em delivery pode ser um grande perigo para a saúde. Você sabia que o vírus pode permanecer em superfícies por longos períodos de tempo? Estudos demonstraram que, além da transmissão de pessoa para pessoa, o contágio também pode ocorrer por meio de embalagens de produtos infectadas. Por isso, é preciso uma atenção especial na hora de higienizar os alimentos. Confira algumas dicas de como fazer isso corretamente.

O vírus pode sobreviver em embalagens por até três dias

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal de medicina The New England, apesar da principal forma de transmissão da Covid-19 ser por meio do contato direto com uma pessoa infectada, o vírus pode permanecer em alguns materiais por até três dias. Em embalagens de plástico, vidro e aço inoxidável o vírus foi detectado mesmo após 72 horas depois da sua aplicação e em superfícies porosas, como papelão, papel e tecido, em até 24 horas.

Como higienizar produtos embalados em plástico, latinhas e vidro?

A água e sabão são grandes aliados na hora de higienizar itens que vêm em embalagens de plástico, metal e vidro. Para limpar produtos como garrafas, pacotes de biscoito e latinhas de refrigerante, também podem ser usados álcool 70% e uma esponja para remover outros resíduos de sujeiras. Lembre-se de sempre separar os produtos e lavá-los antes de serem guardados para não infectar os armários e outros alimentos.

Use álcool 70% em caixas de papelão

Algumas compras vêm em embalagens menos resistentes, como as de papel e papelão, por isso não é indicado molhar essas superfícies. Nesses casos, é recomendado usar um pano umedecido com álcool 70%. É importante destinar um pano especificamente apenas para esse uso ou lavá-lo, deixando de molho em água sanitária, após a higienização dos produtos.

E as frutas, verduras e legumes?

Os alimentos que não vêm em embalagens, como as frutas, legumes e verduras, também devem ser lavados antes de ir para a geladeira. O procedimento é o mesmo que a higienização antes do consumo: deixá-los por alguns minutos de molho em uma solução bem diluída de água sanitária e água e depois lavar em água corrente. Vale lembrar que, caso sejam utilizadas sacolas retornáveis para carregar esses alimentos, elas também devem ser lavadas após o uso.

Se possível, descarte as embalagens

Assim como as comidas pedidas por delivery, alguns produtos, como carnes e peixes, podem ter suas embalagens descartadas. Por esse motivo, a recomendação é colocar os alimentos em outro recipiente, se lembrando de sempre lavar as mãos com água em sabão após ter contato com esses materiais.

Últimas novidades

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

Ver mais