Voltar para home page
Saúde

Como lavar as mãos da forma correta? Aprenda com esse passo a passo ilustrado [infográfico]

Lavar as mãos é a principal recomendação para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A pandemia, que atinge o mundo inteiro, fez a população repensar seus hábitos de higiene. Muita gente percebeu que sempre lavou as mãos de forma errada e que não seguia o passo a passo adequado. Para começar, a lavagem precisa ser feita com água e sabão e durar entre 40 e 60 segundos, no mínimo. Para te ajudar, o Cuidados Mil preparou um infográfico com um guia de como lavar as mãos corretamente de acordo com as instruções da Organização Mundial da Saúde. Confira a seguir!

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Dicas extras:

  • Evite o contato das mãos com torneiras, maçanetas, lixeiras e interruptores, principalmente se estiver fora de casa. Essas superfícies podem estar contaminadas. Pegue nesses objetos com uma toalha de papel limpa e descarte assim que sair do ambiente.
  • Qualquer sabonete pode ser utilizado para lavar as mãos. Prefira a versão líquida.
  • Se você não tiver como lavar as mãos, use álcool gel para fazer a limpeza.
  • Nunca toque no rosto se estiver com a mão suja.
  • Depois que tossir ou espirrar, lave as mãos imediatamente e higienize bem os locais em que você tocou.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais