Voltar para home page
Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A quarentena está afetando o sono de muitas pessoas. Veja algumas dicas para lidar com isso!

A quarentena está afetando o sono de muitas pessoas. Veja algumas dicas para lidar com isso!

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Atividades físicas contribuem para uma boa noite de sono

Os benefícios de praticar exercícios físicos todos os dias são inegáveis, mas você sabia que elas também podem te ajudar a dormir melhor? Segundo a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros), uma das principais formas de combater a insônia é ter uma rotina de exercícios. Durante as práticas, são liberados diversos hormônios, entre eles a endorfina, que contribui para sensação de relaxamento, alívio e prazer. É recomendado priorizar atividades que podem ser feitas de casa e sem comprometer o isolamento.

Faça práticas de meditação

Para muitas pessoas, o isolamento social durante a quarentena pode ser um período em que há um aumento considerável dos níveis de irritação, depressão e ansiedade. O estresse emocional é uma das principais causas de insônia e práticas de relaxamento são formas eficazes de tratamento para quem tem dificuldade de dormir. Estudos demonstraram que a meditação, além de reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, possibilitaram que pacientes com insônia adormecessem mais rápido, além de aumentar significamente o tempo de sono.

Cuidado com os alimentos que consome à noite

O álcool e o café demandam muita energia para serem metabolizados pelo organismo e por isso podem levar a uma alteração do padrão de sono. É comum que, após o consumo dessas substâncias, as pessoas tenham maiores dificuldades em alcançar o estágio de sono profundo, acordando mais vezes durante a noite e se sintam mais cansadas ao longo do dia. Por outro lado, também é importante ficar atento com os alimentos que consome na parte da noite. Comidas muito pesadas e gordurosas podem prejudicar a qualidade do seu sono. Prefira refeições leves!

Não use celular antes de dormir

Segundo um artigo publicado pela Harvard Medical School, a luz emitida pelos smartphones podem provocar um desajuste no relógio biológico. A pesquisa revelou que a exposição à luz azul emitida pelas telas alteram a liberação de melatonina, um hormônio que age diretamente nos padrões de sono. Os pesquisadores orientam que o celular seja usado pelo menos duas horas antes de dormir.

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais