Como manter o sono regulado na quarentena?

Mulher dormindo

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Atividades físicas contribuem para uma boa noite de sono

Os benefícios de praticar exercícios físicos todos os dias são inegáveis, mas você sabia que elas também podem te ajudar a dormir melhor? Segundo a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros), uma das principais formas de combater a insônia é ter uma rotina de exercícios. Durante as práticas, são liberados diversos hormônios, entre eles a endorfina, que contribui para sensação de relaxamento, alívio e prazer. É recomendado priorizar atividades que podem ser feitas de casa e sem comprometer o isolamento.

Faça práticas de meditação

Para muitas pessoas, o isolamento social durante a quarentena pode ser um período em que há um aumento considerável dos níveis de irritação, depressão e ansiedade. O estresse emocional é uma das principais causas de insônia e práticas de relaxamento são formas eficazes de tratamento para quem tem dificuldade de dormir. Estudos demonstraram que a meditação, além de reduzir os sintomas de estresse e ansiedade, possibilitaram que pacientes com insônia adormecessem mais rápido, além de aumentar significamente o tempo de sono.

Cuidado com os alimentos que consome à noite

O álcool e o café demandam muita energia para serem metabolizados pelo organismo e por isso podem levar a uma alteração do padrão de sono. É comum que, após o consumo dessas substâncias, as pessoas tenham maiores dificuldades em alcançar o estágio de sono profundo, acordando mais vezes durante a noite e se sintam mais cansadas ao longo do dia. Por outro lado, também é importante ficar atento com os alimentos que consome na parte da noite. Comidas muito pesadas e gordurosas podem prejudicar a qualidade do seu sono. Prefira refeições leves!

Não use celular antes de dormir

Segundo um artigo publicado pela Harvard Medical School, a luz emitida pelos smartphones podem provocar um desajuste no relógio biológico. A pesquisa revelou que a exposição à luz azul emitida pelas telas alteram a liberação de melatonina, um hormônio que age diretamente nos padrões de sono. Os pesquisadores orientam que o celular seja usado pelo menos duas horas antes de dormir.