Como melhorar a memória? Veja algumas dicas!

Mulher lendo papel e sorrrindoCertamente você já deve ter ouvido falar que com o passar dos anos e o avanço da idade é comum esquecer algumas coisas. Mas, ainda assim, não é normal esquecer de tudo o tempo todo. Para evitar a perda de memória, existem alguns hábitos que são fundamentais, como dormir de 7 a 9 horas por dia e ter uma alimentação adequada. Confira 4 dicas que o Cuidados Mil listou de como melhorar a sua memória.

#1 Faça jogos de concentração

Nada como melhorar a memória apostando em jogos que te façam exercitar a mente. Por isso, invista em atividades que ajudam na concentração e desenvolvam a capacidade de memorização, como quebra-cabeças, jogos de memória, sudoku e palavras-cruzadas. Seja gravando a ordem de um barulho ou tentando descobrir uma sequência de número, o importante é não ficar parado.

#2 Pratique exercícios físicos com frequência

Por mais clichê que possa parecer, o equilíbrio do corpo e da mente caminham lado a lado. Dessa forma, usar exercícios físicos como uma forma de turbinar a memória não é uma grande novidade. Além disso, a boa notícia é que não é preciso dedicar um período muito longo às atividades. Sejam 10, 15 ou 20 minutos já é possível garantir bons resultados. Não importa se você prefere andar de bicicleta, caminhar ao ar livre ou dançar, o segredo está em escolher a atividade que mais combina com você.

#3 Mantenha uma alimentação saudável

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a alimentação pode influenciar diretamente na sua memória. Alimentos ricos em ômega 3, como vegetais e sementes, possuem o principal componente que facilita a comunicação entre as células, melhorando a sua memória. Além destes, as frutas cítricas e alimentos antioxidantes também devem estar presentes na sua dieta, já que protegem as células e evitam o esquecimento. Mas, é importante lembrar que é fundamental reduzir o consumo de ingredientes industrializados, como doces e refrigerantes.

#4 Durma bem todos os dias

O sono é uma das principais ferramentas para melhorar a capacidade de memorização do cérebro. Por isso, dormir menos do que o necessário impacta diretamente no desempenho intelectual, na concentração e, principalmente, na memória. O ideal é que um adulto durma, em média, cerca de 7 a 8 horas de sono por dia. Entretanto, para algumas pessoas esse período pode ser ainda maior. Priorize suas horas de sono e use-o como uma forma de atingir uma melhor qualidade de vida.