Voltar para home page
Exercício físico

Como retomar a rotina de exercícios físicos com segurança depois da pandemia?

Afinal, é seguro voltar a frequentar academias nesse momento?

Afinal, é seguro voltar a frequentar academias nesse momento?

Com a pandemia, muitos aspectos relacionados a nossa saúde tiveram que ser repensados. Se por um lado o isolamento social garante a não exposição ao novo coronavírus, por outro, a prática de exercícios físicos (tanto em academias quanto ao ar livre) foram interrompidas. Depois de quatro meses, muitas cidades estão passando pelo processo de flexibilização da quarentena, com a reabertura de alguns serviços. Afinal, essa é a melhor hora para voltar a frequentar uma academia ou correr na rua? Como garantir a segurança fora de casa? Listamos algumas dicas para te ajudar nesse retorno.

Volte a fazer exercícios físicos aos poucos

Um dos grandes problemas da falta de exercícios físicos durante a quarentena é o impulso de querer voltar no mesmo ritmo de antes, o que pode gerar dores e até mesmo uma lesão. É super importante você reorganizar os seus treinos e voltar à prática gradualmente. O corpo precisa se acostumar novamente com o ritmo de exercícios físicos regulares. Não esqueça dos alongamentos antes e depois das atividades, que podem ajudar muito nessa nova fase.

Tente começar em casa ou nas áreas sociais do seu prédio

Uma forma segura de retomar as atividades físicas é se adaptar dentro de casa. Outra opção é, se você morar em um condomínio, tentar fazer atividades nas áreas sociais do prédio, um espaço mais privado e que pode ter menor chance de contágio. Mesmo que você não disponha dos mesmos aparelhos que uma academia completa oferece, é uma chance de não ficar parado e ainda manter um pouquinho mais de segurança. Invista em exercícios que usem a força do corpo, como abdominais ou polichinelos.

Dê preferência aos exercícios ao ar livre

Se você não tem espaço em casa para se exercitar, dê preferência às atividades físicas que possam ser praticadas ao ar livre. Caminhada, corrida e bicicleta são opções viáveis e que podem ser feitas mantendo o distanciamento social. Escolha parques, praias ou ruas com pouca movimentação de pessoas para as práticas. Os exercícios ao ar livre se tornam mais seguros porque o ar não fica concentrado em um só lugar, dificultando a contaminação, mas nesse período é super importante manter o distanciamento e não abrir mão da máscara.

O distanciamento social na academia é essencial

Se você optar por retornar a rotina de treinos na academia, o distanciamento é essencial entre um aparelho e outro. Outra coisa importante é não compartilhar toalhas, garrafinhas de água e objetos pessoais na academia. O uso da máscara em todos os lugares é indispensável, mas por conta do suor, sempre leve uma reserva, pois a máscara úmida perde seu efeito de proteção contra o vírus.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais