Como se tornar um doador de medula óssea? Tire todas as suas dúvidas!

Popularmente conhecida como “tutano”, a medula óssea é um tecido líquido gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. A estrutura é responsável pela produção das hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Esses componentes do sangue desempenham a função de transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o corpo, fazer a defesa contra infecções e regular o sistema de coagulação do sangue. Mesmo com toda essa complexidade, a medula óssea pode ser doada. Inclusive, a doação pode ajudar no tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios, como alguns tipos de câncer. Veja abaixo o que é preciso para se tornar um doador!

Quais os requisitos para doar a medula óssea?

A medula óssea doada é utilizada no tratamento de doenças como anemias, leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, doenças autoimunes, dentre outras. Entretanto, existem alguns requisitos básicos para se tornar um doador de medula óssea. São eles:

• Estar em um bom estado geral de saúde
• Ter entre 18 e 55 anos
• Não ter doença incapacitante ou infecciosa
• Não apresentar câncer, ou qualquer doença hematológica ou do sistema imunológico

Certas complicações de saúde são analisadas individualmente, podendo ser ou não um impeditivo para a doação.

Medula óssea: como se tornar um doador?

A pessoa interessada em se tornar um doador de medula óssea deve procurar o hemocentro da cidade para agendar uma consulta de esclarecimento. Geralmente também são feitas palestras sobre a doação de medula óssea nessas unidades de saúde, o que ajuda a tirar todas as dúvidas sobre o procedimento. Após esse primeiro passo, o interessado terá que preencher uma ficha com informações e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), para a retirada de uma pequena quantidade de sangue (10ml). O sangue do candidato a doador será analisado em laboratório para conceber a histocompatibilidade (HLA) de suas características genéticas com as dos pacientes que necessitam de transplantes.

Os dados pessoais e o tipo de HLA são incluídos no chamado Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o candidato a doador é consultado para decidir quanto a doação. Para seguir com o procedimento serão necessários outros exames e avaliações clínicas para confirmar a compatibilidade.

O que é a compatibilidade sanguínea de medula óssea?

A compatibilidade é determinada por um conjunto de genes localizados no cromossomo 6. A combinação de genes do doador e do paciente deve ser ou idêntica (100%) ou muito próxima do ideal (cerca de 90%). Apenas cerca de 25% das famílias brasileiras possuem um doador ideal em sua árvore genealógica. Sendo assim, 75% dos pacientes precisam de um doador alternativo compatível que pode estar incluído no Redome e pode ser chamado até os 60 anos de idade. Por isso, a doação de medula óssea é muito importante e pode salvar vidas.