Voltar para home page
Bem-estar

Como tornar o home office mais produtivo?

Alguns hábitos podem te ajudar a otimizar mais o tempo de trabalho em casa

Alguns hábitos podem te ajudar a otimizar mais o tempo de trabalho em casa

Por causa da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas liberaram seus colaboradores para trabalharem de forma remota - seguindo as recomendações de distanciamento social determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para frear a disseminação da doença. Um ambiente diferente, mais distrações (principalmente se você tem filhos pequenos ou pets) e até a vontade de dar um cochilo no meio da tarde fazem parte dessa nova rotina. Por outro lado, você precisa continuar exercendo suas atividades normalmente, com entregas e prazos. Então, muita gente tem se questionado em como não deixar que essa nova rotina abale a produtividade no trabalho. Para te ajudar, o Cuidados Mil separou 5 dicas para que o home office seja mais fácil para você.

1) Invista em uma boa noite de sono e tenha uma rotina matinal

Antes de tudo, não deixe que o fato de estar trabalhando em casa atrapalhe toda a sua rotina de vida. É preciso estabelecer horários e tentar seguir com o máximo de normalidade. Se você costuma dormir e acordar em um horário X, tente seguir desta forma - até porque o sono desregulado é o inimigo número 1 da produtividade. Pela manhã, invista em momentos relaxantes, já que você ganha um tempo que deveria estar no trajeto até o trabalho: pratique alguma atividade física em casa, medite ou até mesmo leia um pouco (se puder fazer isso enquanto toma um sol na janela ou varanda, melhor ainda). A alimentação também deve estar na lista de prioridades: prepare um café da manhã equilibrado para te dar a energia necessária para encarar o dia que virá pela frente e não pule nenhuma refeição ao longo do dia.

2) Prepare um lugar calmo para trabalhar

Se o sono desregulado é o inimigo número 1 da produtividade, as distrações vêm logo em seguida nesta lista. É muito importante que você tenha um lugar específico para trabalhar e que seja o mais tranquilo possível. Nada de trabalhar esparramado na cama ou sofá também (sua coluna agradece): prefira uma mesa com uma cadeira confortável e que mantenha as costas bem alinhadas.

3) Está desconcentrado? Use a técnica pomodoro

Criada na década de 1980, a técnica pomodoro continua bem atual quando se fala em gerenciamento de tempo. O método consiste em dividir seu trabalho em várias etapas de 25 minutos e com pequenos intervalos de 5 minutos (depois de quatro períodos, tire um intervalo maior, de aproximadamente 15 minutos). Em cada período, você deve se dedicar integralmente àquela tarefa (inclusive, a técnica também é indicada para estudantes) e sem distrações. Nas pausas, aproveite para ver um vídeo engraçado, tomar uma água e levantar um pouco da cadeira. Vários estudos já mostraram que a técnica funciona mesmo!

Para te ajudar a gerenciar esse tempo, liste suas tarefas antes de começar a trabalhar. Isso te dá mais visibilidade sobre o que é prioridade e o que pode esperar caso apareça algo urgente no meio do dia.

4) Tenha um horário fixo para começar e terminar o trabalho

Novamente, mantenha sua rotina! É muito importante que você tenha um horário específico para começar e terminar de trabalhar, de preferência que seja igual ao que você faz no escritório. Às vezes é tentador ficar mais um pouco para adiantar um trabalho ou terminar uma tarefa mais urgente, mas não deixe que isso te impeça de fazer outras atividades em casa, que inclusive são muito importantes para manter a sua saúde mental durante o período de quarentena.

5) Se alongue antes, durante e depois do “expediente”

Uma coisa é certa: seu corpo vai sentir bastante nos primeiros dias de home office, principalmente se você não tem uma cadeira de escritório adequada e está improvisando com aquela em que costuma sentar para fazer as refeições. A falta de movimentação, já que seu corpo é acostumado a fazer alguns trajetos todos os dias, também é um fator que favorece o surgimento de algumas dores. Por isso, além de tentar se exercitar em casa, é muito importante que você faça alongamentos específicos antes, durante e depois de trabalhar. A ginástica laboral, por sua vez, é fundamental para evitar efeitos da postura errada e movimentos repetitivos.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais