Voltar para home page
Bem-estar

Conheça o boot camp, a prática de exercícios com inspiração militar

 Inspirado nos treinamentos militares, o boot camp fortalece os músculos, queima gordura e desenvolve o sistema cardiovascular

Inspirado nos treinamentos militares, o boot camp fortalece os músculos, queima gordura e desenvolve o sistema cardiovascular

Exercitar, em uma única aula, todas as partes do corpo - e ir do aeróbico ao funcional queimando muitas calorias - é o propósito do boot camp. Inspirado nos treinamentos militares, o exercício físico de alta intensidade (e com pouquíssimo tempo para descanso) fortalece os músculos, queima gordura e desenvolve o sistema cardiovascular. Tudo ao mesmo tempo.

Apesar de ainda estar conquistando seu espaço no Brasil, nos Estados Unidos essa atividade já é uma febre - e, com tantos benefícios, não é difícil imaginar o motivo do sucesso. Para realizar um treino tipo Boot Camp é preciso de preparo físico: as séries de exercícios são pensadas para levar o aluno a superar seus limites; e as aulas são aplicadas por professores e podem acontecer tanto em uma academia quanto nas ruas e praias.

Boot camp: treino tem muitos benefícios para o corpo

Para iniciar a prática, é preciso antes consultar um médico e verificar se existe alguma contra-indicação para os exercícios de alta intensidade. Gestantes, idosos e pessoas portadoras de problemas cardiovasculares precisam de ainda mais cuidado.

Se você gostou do Boot Camp, mas ainda está em dúvida se esse exercício é para você, conheça abaixo os benefícios da atividade física:

1) Diversão e dinamismo

Novidade é o que não falta para os praticantes do Boot Camp. Com tantos exercícios possíveis e o pouco tempo para descanso, as aulas podem ser desafiadoras, mas não tediosas. É comum que quem faz essa atividade diga que o tempo da aula parece passar muito rápido, ao contrário do que às vezes acontece com séries comuns de academia.

2) Aeróbico e funcional de uma só vez

Se o objetivo é fazer um treinamento rápido e que não demore a demonstrar os resultados, o Boot Camp pode ajudar. Por trabalhar com exercícios aeróbicos e de tonificação muscular simultaneamente, o tempo da série não precisa ser tão longo e, ainda sim, a perda calórica é intensa.

3) Grande queima de calorias

E por falar em perder calorias, essa técnica não deixa a desejar. Os exercícios de alta intensidade e que, em uma mesma aula, podem trabalhar os membros superiores e inferiores do corpo, junto com a prática aeróbica, resultam em uma perda calórica alta.

4) Confiança e superação de limites

Ao terminar uma série de Boot Camp, suor e cansaço estarão presentes - e, junto com eles, o aumento da confiança nas capacidades do seu corpo. Isso é resultado de um treino que incentiva os alunos a questionarem o que acreditam ter como limites. Mas, exatamente por isso, o acompanhamento profissional é tão importante: assim, fica garantido que tudo será feito de forma segura.

Últimas novidades

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

Alimentação saudável

Aprenda a comer melhor com 7 dicas para aproveitar a hora das refeições [Infográfico]

A alimentação carrega muitos significados em diferentes fases da vida e é essencial para a nossa saúde. Aprender a comer melhor é uma forma de absorver os nutrientes da forma correta e tem impactos diretos no seu dia a dia: ajuda a dormir melhor, ter mais disposição e evitar doenças. Com a correria do dia a dia e acúmulo de responsabilidades, o piloto automático acaba virando o estado normal sempre que é possível, principalmente na hora das tarefas que se repetem todos os dias, como o momento das refeições. Mudar sua relação com a comida nesse momento tão importante só trará benefícios para a sua vida. Veja como é simples!

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

Exercício físico

Veja como adaptar seu treino de acordo com cada fase do ciclo menstrual

O corpo feminino passa por diferentes transformações ao longo da vida. A menarca (primeira menstruação), a gravidez, a menopausa… todos esses ciclos sofrem influência de um mecanismo hormonal que sabe exatamente onde precisa atuar em cada fase. A mulher adulta, portanto, passa por diferentes momentos ao longo do mês que determinam a sua rotina, humor e até a energia para realizar as atividades do cotidiano. É por isso que é muito normal estar mais ou menos disposta dependendo do dia. Acontece que a intensidade dos hormônios liberados em cada parte do ciclo podem alterar todo o corpo da mulher.

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Consulta

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: descubra as diferenças e os perigos de cada tipo de alteração da tireoide

Cansaço, sono desregulado e alterações no peso são alguns sinais que podem indicar problemas na tireoide. A glândula, que tem um formato parecido com uma borboleta e está localizada na parte da frente do pescoço, libera hormônios fundamentais para diferentes mecanismos do corpo humano. A baixa ou elevada produção dessas substâncias podem afetar muito a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

Saúde

5 sinais do seu corpo que indicam imunidade baixa

A imunidade baixa é, na maioria das vezes, associada a quadros de gripes, mas há muitos outros sinais que indicam problemas no sistema imunológico. Responsável pela defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos, esse sistema está presente em todo o corpo humano em forma de células e moléculas. A ação imunológica é capaz de manter o organismo livre de tumores, infecções e outras doenças graves.

Ver mais