Voltar para home page
Alimentação saudável

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

Muitos alimentos possuem essa vitamina muito importante para a manutenção da saúde. Veja alguns!

Muitos alimentos possuem essa vitamina muito importante para a manutenção da saúde. Veja alguns!

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde e bom funcionamento do corpo humano. Reconhecida pelo alto poder antioxidante, ela é capaz de melhorar a imunidade e deixar o organismo mais forte para agir contra doenças causadas por microorganismos. Por isso a vitamina C é muito associada com a prevenção de problemas respiratórios, que aparecem com mais frequência no inverno. Encontrada em frutas cítricas e outros vegetais, o nutriente também é responsável pela produção do colágeno: essa proteína muito associada à beleza é fundamental para a sustentação dos tecidos, ossos, dentes e parede dos vasos sanguíneos.

Vitamina C: diferentes funções e benefícios à saúde

A função antioxidante é responsável por proteger as células contra a ação de radicais livres produzidos em excesso no organismo, evitando o envelhecimento e doenças como câncer. Mas, além disso, a vitamina C também ajuda a prevenir a anemia em crianças e adultos ao potencializar a absorção de ferro, mineral responsável pela performance das células, metabolismo energético e aumento da produção de hemoglobina. Para evitar doenças derivadas da deficiência de vitamina C, como o escorbuto, o recomendado é consumir cerca de 10mg por dia. Para alcançar os demais benefícios proporcionados pela fruta, há recomendações de consumo diário para cada fase da vida: 90mg/dia para homens adultos; 75mg/dia para mulheres. Gestantes, lactantes, fumantes e pessoas que passaram por uma cirurgia ou sofreram queimaduras graves precisam aumentar a ingestão diária.

Alimentos ricos em vitamina C

Ter uma alimentação saudável e com as quantidades corretas de vitamina C não é difícil, isso porque a variedade de itens com esse nutriente permite o seu consumo em todas as refeições e ocasiões. Veja abaixo os alimentos mais ricos em vitamina C e os benefícios de cada um à saúde.

1) Acerola

Uma das frutas com maior concentração de vitamina C, a acerola é rica em vários nutrientes e tem efeitos na visão e no coração. O pequeno fruto vermelho - às vezes amarelo - é conhecido pela alta função antioxidante e por fortalecer a imunidade.

2) Caju

Comum em sucos concentrados e polpas, o caju é uma fruta muito benéfica para a saúde. Sua principal atuação no organismo é pela alta presença de zinco na composição, um mineral que, junto com a vitamina C, diminui a atuação dos radicais livres.

3) Goiaba

A goiaba é um potente alimento que ajuda a fortalecer a imunidade. A fruta de polpa branca tem maior concentração de vitamina C, enquanto a vermelha é rica em licopeno: pesquisas sugerem que a substância protege a função cardiovascular e ajuda a prevenir o câncer de próstata.

4) Morango

Muito usada para sobremesas, o morango tem mais concentração de vitamina C do que frutas como a laranja e o kiwi. Seus benefícios também são inúmeros: um estudo da Berry Health Symposium, por exemplo, destacou que a fruta ajuda a melhorar a função cognitiva, já que os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos.

5) Brócolis

Assim como a maioria dos alimentos ricos em vitamina C, o brócolis também aumenta a imunidade, melhora o funcionamento intestinal e ajuda na saúde do coração. Muito versátil na cozinha, estudos mostram que esse vegetal também beneficia o cérebro e previne a artrite.

6) Tomate
Assim como a goiaba vermelha, o tomate também é rico em licopeno. A associação dessa substância com a vitamina C potencializa o transporte de oxigênio nos vasos sanguíneos e protege o coração.

7) Laranja

A laranja é o alimento mais popular quando se fala em vitamina C, mas os benefícios vão além disso: a fruta é rica em potássio, magnésio, vitamina A e as do Complexo B, além de açúcar e carboidratos, substâncias responsáveis por dar mais energia ao corpo. Por isso, combate o colesterol ruim, controla a pressão arterial, estimula o sistema gastrointestinal e melhora a circulação sanguínea.

8) Mamão

Rico em licopeno e betacaroteno, propriedades que melhoram a função cardíaca e atuam na saúde da pele e dos olhos, o mamão é uma poderosa fonte de vitamina C. Seus benefícios incluem a melhora do sistema digestório, controle do colesterol e aumento da energia.

9) Pimentão amarelo

A concentração de vitamina C é potencializada quando o pimentão atinge o tom amarelo. O vegetal é reconhecido por fortalecer a imunidade, prevenir câncer, melhorar a função cardíaca, cuidar da saúde das articulações e ossos, entre outros benefícios.

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais