Voltar para home page
Alimentação saudável

Conheça os alimentos mais ricos em Vitamina C

Muitos alimentos possuem essa vitamina muito importante para a manutenção da saúde. Veja alguns!

Muitos alimentos possuem essa vitamina muito importante para a manutenção da saúde. Veja alguns!

A vitamina C é um nutriente essencial para a saúde e bom funcionamento do corpo humano. Reconhecida pelo alto poder antioxidante, ela é capaz de melhorar a imunidade e deixar o organismo mais forte para agir contra doenças causadas por microorganismos. Por isso a vitamina C é muito associada com a prevenção de problemas respiratórios, que aparecem com mais frequência no inverno. Encontrada em frutas cítricas e outros vegetais, o nutriente também é responsável pela produção do colágeno: essa proteína muito associada à beleza é fundamental para a sustentação dos tecidos, ossos, dentes e parede dos vasos sanguíneos.

Vitamina C: diferentes funções e benefícios à saúde

A função antioxidante é responsável por proteger as células contra a ação de radicais livres produzidos em excesso no organismo, evitando o envelhecimento e doenças como câncer. Mas, além disso, a vitamina C também ajuda a prevenir a anemia em crianças e adultos ao potencializar a absorção de ferro, mineral responsável pela performance das células, metabolismo energético e aumento da produção de hemoglobina. Para evitar doenças derivadas da deficiência de vitamina C, como o escorbuto, o recomendado é consumir cerca de 10mg por dia. Para alcançar os demais benefícios proporcionados pela fruta, há recomendações de consumo diário para cada fase da vida: 90mg/dia para homens adultos; 75mg/dia para mulheres. Gestantes, lactantes, fumantes e pessoas que passaram por uma cirurgia ou sofreram queimaduras graves precisam aumentar a ingestão diária.

Alimentos ricos em vitamina C

Ter uma alimentação saudável e com as quantidades corretas de vitamina C não é difícil, isso porque a variedade de itens com esse nutriente permite o seu consumo em todas as refeições e ocasiões. Veja abaixo os alimentos mais ricos em vitamina C e os benefícios de cada um à saúde.

1) Acerola

Uma das frutas com maior concentração de vitamina C, a acerola é rica em vários nutrientes e tem efeitos na visão e no coração. O pequeno fruto vermelho - às vezes amarelo - é conhecido pela alta função antioxidante e por fortalecer a imunidade.

2) Caju

Comum em sucos concentrados e polpas, o caju é uma fruta muito benéfica para a saúde. Sua principal atuação no organismo é pela alta presença de zinco na composição, um mineral que, junto com a vitamina C, diminui a atuação dos radicais livres.

3) Goiaba

A goiaba é um potente alimento que ajuda a fortalecer a imunidade. A fruta de polpa branca tem maior concentração de vitamina C, enquanto a vermelha é rica em licopeno: pesquisas sugerem que a substância protege a função cardiovascular e ajuda a prevenir o câncer de próstata.

4) Morango

Muito usada para sobremesas, o morango tem mais concentração de vitamina C do que frutas como a laranja e o kiwi. Seus benefícios também são inúmeros: um estudo da Berry Health Symposium, por exemplo, destacou que a fruta ajuda a melhorar a função cognitiva, já que os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos.

5) Brócolis

Assim como a maioria dos alimentos ricos em vitamina C, o brócolis também aumenta a imunidade, melhora o funcionamento intestinal e ajuda na saúde do coração. Muito versátil na cozinha, estudos mostram que esse vegetal também beneficia o cérebro e previne a artrite.

6) Tomate
Assim como a goiaba vermelha, o tomate também é rico em licopeno. A associação dessa substância com a vitamina C potencializa o transporte de oxigênio nos vasos sanguíneos e protege o coração.

7) Laranja

A laranja é o alimento mais popular quando se fala em vitamina C, mas os benefícios vão além disso: a fruta é rica em potássio, magnésio, vitamina A e as do Complexo B, além de açúcar e carboidratos, substâncias responsáveis por dar mais energia ao corpo. Por isso, combate o colesterol ruim, controla a pressão arterial, estimula o sistema gastrointestinal e melhora a circulação sanguínea.

8) Mamão

Rico em licopeno e betacaroteno, propriedades que melhoram a função cardíaca e atuam na saúde da pele e dos olhos, o mamão é uma poderosa fonte de vitamina C. Seus benefícios incluem a melhora do sistema digestório, controle do colesterol e aumento da energia.

9) Pimentão amarelo

A concentração de vitamina C é potencializada quando o pimentão atinge o tom amarelo. O vegetal é reconhecido por fortalecer a imunidade, prevenir câncer, melhorar a função cardíaca, cuidar da saúde das articulações e ossos, entre outros benefícios.

Últimas novidades

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

Plano de saúde

Saiba mais sobre o reajuste de plano de saúde para planos individuais

A taxa de reajuste no valor dos planos de saúde ocorre todos os anos. Essa porcentagem nem sempre é a mesma da inflação e, por isso, muitos ficam em dúvida sobre como esse cálculo é feito. Para ajudar, confira o conteúdo que preparamos com as regras para planos de Pessoa Física.

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Saúde

Vacinação: quais são as vacinas recomendadas para adultos e a importância de se proteger

Assim como as crianças, os adultos também têm um calendário de vacinação a cumprir. Além da vacina anual contra gripe, o Ministério da Saúde recomenda quatro imunizações para pessoas entre 20 e 59 anos que possuem o esquema vacinal completo (quem não tem o calendário atualizado precisa procurar um serviço para atualização). Parte da população, porém, só toma vacinas em grandes campanhas ou em caso de epidemias - O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) alerta que os índices de cobertura vacinal estão abaixo do nível ideal de cobertura. Estima-se uma média de apenas 4,7%.

5 dicas para ter mais produtividade no trabalho e nas tarefas diárias

Bem-estar

5 dicas para ter mais produtividade no trabalho e nas tarefas diárias

Uma rotina corrida, muitas responsabilidades e prazos a cumprir podem afetar toda a vida de uma pessoa, desde a produtividade no trabalho até a disposição para realizar tarefas comuns do dia a dia. A sua saúde também pode ser prejudicada pela vida agitada: o estresse é um fator de risco para desencadear doenças como ansiedade, insônia, depressão, obesidade e alterações imunológicas. Por isso, é sempre importante olhar para si e entender os aspectos que estão atrapalhando a produtividade. Assim, é possível mudar hábitos para aproveitar mais a vida sem deixar de cumprir suas obrigações.

Ver mais