Consulta com um nutricionista: como funciona? Confira todos os detalhes!

Nutricionista conversando com paciente e segurando uma maçãPara quem busca emagrecer ou organizar e equilibrar sua alimentação, procurar um nutricionista é sempre a melhor saída. Mas, ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas de como funciona uma consulta e se questionam se realmente vale a pena passar por esse profissional. Pensando nisso, o Cuidados Mil separou alguns pontos para você entender melhor o processo. Confira!

O primeiro passo é a avaliação clínica

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que a consulta com o nutricionista é individual e o atendimento deve ser personalizado. No primeiro encontro é feita uma coleta de dados minuciosa, que nada mais é do que uma entrevista para investigar os hábitos alimentares e estilo de vida do paciente. Em seguida, é realizada uma avaliação antropométrica, que serve para calcular as medidas primárias, como peso e circunferência do paciente, e as secundárias combinadamente, como peso ideal e índice de massa corporal.

O nutricionista pode pedir alguns exames

Nas situações em que os pacientes não possuem exames fundamentais feitos recentemente, como os de sangue, o nutricionista pode solicitar que esses sejam realizados. Lembre-se de que todos os exames que o profissional pedir são de extrema importância para avaliação do seu quadro de saúde e, desta forma, definir o melhor plano alimentar.

Fique atento ao seu plano alimentar

O nutricionista traça um plano alimentar personalizado baseado nas informações colhidas na primeira consulta. Através dele, o profissional têm uma noção de quanto tempo o paciente levará para atingir os objetivos nutricionais e melhorar os hábitos alimentares. É comum que o planejamento seja entregue no mesmo dia da consulta, mas, em casos em que são necessários exames, o especialista pode demorar um pouco para disponibilizá-lo.

Continuar o acompanhamento nutricional é essencial

É importante lembrar que, em cerca de 30 dias, é preciso que o paciente retorne ao consultório para que uma nova avaliação seja feita. Em algumas situações, é possível que existam alterações no plano alimentar, dependendo da resposta da pessoa à nova dieta. Vale ressaltar, também, que este encontro é tão importante quanto o primeiro. O processo da nutrição, na maioria das vezes, é demorado, mas além de um simples ajuste nas medidas, ele representa uma grande melhora na qualidade de vida do paciente.