Voltar para home page
Saúde

Consulta com um nutricionista: como funciona? Confira todos os detalhes!

Na primeira consulta, o nutricionista fará uma coleta de dados minuciosa para entender os hábitos alimentares e estilo de vida do paciente

Na primeira consulta, o nutricionista fará uma coleta de dados minuciosa para entender os hábitos alimentares e estilo de vida do paciente

Para quem busca emagrecer ou organizar e equilibrar sua alimentação, procurar um nutricionista é sempre a melhor saída. Mas, ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas de como funciona uma consulta e se questionam se realmente vale a pena passar por esse profissional. Pensando nisso, o Cuidados Mil separou alguns pontos para você entender melhor o processo. Confira!

O primeiro passo é a avaliação clínica

Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que a consulta com o nutricionista é individual e o atendimento deve ser personalizado. No primeiro encontro é feita uma coleta de dados minuciosa, que nada mais é do que uma entrevista para investigar os hábitos alimentares e estilo de vida do paciente. Em seguida, é realizada uma avaliação antropométrica, que serve para calcular as medidas primárias, como peso e circunferência do paciente, e as secundárias combinadamente, como peso ideal e índice de massa corporal.

O nutricionista pode pedir alguns exames

Nas situações em que os pacientes não possuem exames fundamentais feitos recentemente, como os de sangue, o nutricionista pode solicitar que esses sejam realizados. Lembre-se de que todos os exames que o profissional pedir são de extrema importância para avaliação do seu quadro de saúde e, desta forma, definir o melhor plano alimentar.

Fique atento ao seu plano alimentar

O nutricionista traça um plano alimentar personalizado baseado nas informações colhidas na primeira consulta. Através dele, o profissional têm uma noção de quanto tempo o paciente levará para atingir os objetivos nutricionais e melhorar os hábitos alimentares. É comum que o planejamento seja entregue no mesmo dia da consulta, mas, em casos em que são necessários exames, o especialista pode demorar um pouco para disponibilizá-lo.

Continuar o acompanhamento nutricional é essencial

É importante lembrar que, em cerca de 30 dias, é preciso que o paciente retorne ao consultório para que uma nova avaliação seja feita. Em algumas situações, é possível que existam alterações no plano alimentar, dependendo da resposta da pessoa à nova dieta. Vale ressaltar, também, que este encontro é tão importante quanto o primeiro. O processo da nutrição, na maioria das vezes, é demorado, mas além de um simples ajuste nas medidas, ele representa uma grande melhora na qualidade de vida do paciente.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais