Voltar para home page
Exercício físico

Coronavírus: é possível fazer exercícios físicos na rua ou academia em segurança?

Alguns cuidados são essenciais para se exercitar em academias ou na rua

Alguns cuidados são essenciais para se exercitar em academias ou na rua

A pandemia do coronavírus fez com que a população mudasse toda a rotina de vida. Dentre os hábitos que mais sofreram alterações, com a certeza a prática de exercícios físicos foi um dos mais prejudicados. Apesar de academias já terem sido reabertas, muitas pessoas ainda não se sentem seguras para voltar a frequentar esses ambientes. As atividades ao ar livre são mais flexíveis e foram adotadas por muitas pessoas durante a pandemia. Ainda assim, é seguro se exercitar na rua ou na academia? Veja abaixo quais são as recomendações!

Frequentar academias exige bastante cuidado

As academias de ginástica não são ambientes muito propícios para praticar exercícios físicos durante a pandemia. Além de serem locais fechados, a rotatividade do uso de aparelhos favorece a proliferação do vírus nas superfícies. Se ainda assim você optar por frequentar academias, o uso de máscara é indispensável e a escolha exigirá um cuidado maior com a higienização dos aparelhos com álcool 70% antes e depois do uso.

Há também a opção de fazer atividades físicas nesses ambientes que não exigem tanto contato com superfícies que possam estar contaminadas, como yoga, danças e exercícios funcionais que utilizam apenas o peso do corpo. Se o seu condomínio tem academia para uso dos moradores, essa é uma boa opção, já que normalmente o fluxo de pessoas é bem menor.

As atividades ao ar livre são mais recomendadas

Os exercícios físicos ao ar livre ainda são os mais seguros em tempos de pandemia, já que há uma circulação maior de ar e é mais fácil manter o distanciamento de outras pessoas. Caminhadas e ciclismo são ótimas opções e ainda vão te deixar longe do sedentarismo. O uso de máscara ainda é essencial mesmo ao ar livre. Além disso, prefira locais e horários que não têm muita circulação de pessoas e evite as atividades feitas em grupo, como vôlei e futebol. Lembre-se que o vírus ainda está circulando por aí e todo cuidado é pouco.

Fazer exercícios físicos em casa ainda é a opção mais segura

Depois de alguns meses de isolamento, pode ser difícil não ceder à tentação de sair de casa para atividades essenciais. De qualquer forma, a população ainda não está imunizada e os cuidados devem permanecer mesmo com a flexibilização da quarentena. Se puder, fique em casa o máximo possível e só saia em caso de necessidade. É totalmente possível se exercitar dentro de casa. Obviamente o ritmo vai ser diferente de uma academia, mas o importante é se movimentar e afastar o sedentarismo.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais