Voltar para home page
Exercício físico

Coronavírus: é possível fazer exercícios físicos na rua ou academia em segurança?

Alguns cuidados são essenciais para se exercitar em academias ou na rua

Alguns cuidados são essenciais para se exercitar em academias ou na rua

A pandemia do coronavírus fez com que a população mudasse toda a rotina de vida. Dentre os hábitos que mais sofreram alterações, com a certeza a prática de exercícios físicos foi um dos mais prejudicados. Apesar de academias já terem sido reabertas, muitas pessoas ainda não se sentem seguras para voltar a frequentar esses ambientes. As atividades ao ar livre são mais flexíveis e foram adotadas por muitas pessoas durante a pandemia. Ainda assim, é seguro se exercitar na rua ou na academia? Veja abaixo quais são as recomendações!

Frequentar academias exige bastante cuidado

As academias de ginástica não são ambientes muito propícios para praticar exercícios físicos durante a pandemia. Além de serem locais fechados, a rotatividade do uso de aparelhos favorece a proliferação do vírus nas superfícies. Se ainda assim você optar por frequentar academias, o uso de máscara é indispensável e a escolha exigirá um cuidado maior com a higienização dos aparelhos com álcool 70% antes e depois do uso.

Há também a opção de fazer atividades físicas nesses ambientes que não exigem tanto contato com superfícies que possam estar contaminadas, como yoga, danças e exercícios funcionais que utilizam apenas o peso do corpo. Se o seu condomínio tem academia para uso dos moradores, essa é uma boa opção, já que normalmente o fluxo de pessoas é bem menor.

As atividades ao ar livre são mais recomendadas

Os exercícios físicos ao ar livre ainda são os mais seguros em tempos de pandemia, já que há uma circulação maior de ar e é mais fácil manter o distanciamento de outras pessoas. Caminhadas e ciclismo são ótimas opções e ainda vão te deixar longe do sedentarismo. O uso de máscara ainda é essencial mesmo ao ar livre. Além disso, prefira locais e horários que não têm muita circulação de pessoas e evite as atividades feitas em grupo, como vôlei e futebol. Lembre-se que o vírus ainda está circulando por aí e todo cuidado é pouco.

Fazer exercícios físicos em casa ainda é a opção mais segura

Depois de alguns meses de isolamento, pode ser difícil não ceder à tentação de sair de casa para atividades essenciais. De qualquer forma, a população ainda não está imunizada e os cuidados devem permanecer mesmo com a flexibilização da quarentena. Se puder, fique em casa o máximo possível e só saia em caso de necessidade. É totalmente possível se exercitar dentro de casa. Obviamente o ritmo vai ser diferente de uma academia, mas o importante é se movimentar e afastar o sedentarismo.

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais