Coronavírus: é possível fazer exercícios físicos na rua ou academia em segurança?

Mulher correndo de máscaraA pandemia do coronavírus fez com que a população mudasse toda a rotina de vida. Dentre os hábitos que mais sofreram alterações, com a certeza a prática de exercícios físicos foi um dos mais prejudicados. Apesar de academias já terem sido reabertas, muitas pessoas ainda não se sentem seguras para voltar a frequentar esses ambientes. As atividades ao ar livre são mais flexíveis e foram adotadas por muitas pessoas durante a pandemia. Ainda assim, é seguro se exercitar na rua ou na academia? Veja abaixo quais são as recomendações!

Frequentar academias exige bastante cuidado

As academias de ginástica não são ambientes muito propícios para praticar exercícios físicos durante a pandemia. Além de serem locais fechados, a rotatividade do uso de aparelhos favorece a proliferação do vírus nas superfícies. Se ainda assim você optar por frequentar academias, o uso de máscara é indispensável e a escolha exigirá um cuidado maior com a higienização dos aparelhos com álcool 70% antes e depois do uso.

Há também a opção de fazer atividades físicas nesses ambientes que não exigem tanto contato com superfícies que possam estar contaminadas, como yoga, danças e exercícios funcionais que utilizam apenas o peso do corpo. Se o seu condomínio tem academia para uso dos moradores, essa é uma boa opção, já que normalmente o fluxo de pessoas é bem menor.

As atividades ao ar livre são mais recomendadas

Os exercícios físicos ao ar livre ainda são os mais seguros em tempos de pandemia, já que há uma circulação maior de ar e é mais fácil manter o distanciamento de outras pessoas. Caminhadas e ciclismo são ótimas opções e ainda vão te deixar longe do sedentarismo. O uso de máscara ainda é essencial mesmo ao ar livre. Além disso, prefira locais e horários que não têm muita circulação de pessoas e evite as atividades feitas em grupo, como vôlei e futebol. Lembre-se que o vírus ainda está circulando por aí e todo cuidado é pouco.

Fazer exercícios físicos em casa ainda é a opção mais segura

Depois de alguns meses de isolamento, pode ser difícil não ceder à tentação de sair de casa para atividades essenciais. De qualquer forma, a população ainda não está imunizada e os cuidados devem permanecer mesmo com a flexibilização da quarentena. Se puder, fique em casa o máximo possível e só saia em caso de necessidade. É totalmente possível se exercitar dentro de casa. Obviamente o ritmo vai ser diferente de uma academia, mas o importante é se movimentar e afastar o sedentarismo.