Voltar para home page
Saúde

Coronavírus pode afetar a saúde cardíaca?

Pacientes que tiveram a covid-19 precisam ser acompanhados por um cardiologista

Pacientes que tiveram a covid-19 precisam ser acompanhados por um cardiologista

Inicialmente entendida como uma doença apenas ligada ao sistema pulmonar, a covid-19 é hoje vista como uma enfermidade sistêmica, que pode afetar vários órgãos do corpo. A saúde cardíaca merece total atenção, já que o coronavírus pode ter efeitos mais graves ainda em pessoas que já tenham problemas no coração. No entanto, a doença pode causar dano cardíaco não só naqueles que já possuem uma condição prévia. É o que apontou um estudo do Centro de Ciência e Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Entenda mais a seguir!

Como o coronavírus afeta a saúde do coração?

Os pesquisadores da Universidade do Texas indicaram que a infecção pela covid-19 pode causar ou agravar problemas como danos cardíacos, síndrome coronariana e arritmia. Segundo o estudo, estes danos estão ligados a pacientes com sintomas graves da doença causada pelo coronavírus.

Recentemente, a miocardite (inflamação do músculo cardíaco) também começou a ser observada e associada ao coronavírus. Muitos médicos começaram a notar com frequência o problema entre os pacientes da covid-19 menos graves e até assintomáticos. Apesar da miocardite não ser uma condição grave na maioria dos casos, ela pode levar à insuficiência cardíaca e arritmias em casos de maior repercussão.

Paciente com coronavírus precisa de uma avaliação completa da saúde

Dado o contexto da pandemia, os pacientes com covid-19 muitas vezes passam por avaliações mais rápidas, principalmente os assintomáticos ou com sintomas leves. A complexidade da doença exige uma análise mais completa da saúde cardiovascular, com ausculta do coração, eletrocardiograma e exames para verificar as enzimas cardíacas. O mais recomendado é fazer um check-up de saúde nos casos em que o organismo já desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença (ou seja, quem já teve a doença). É importante procurar um cardiologista para exames de rotina, já que estudos identificaram que o coronavírus pode também afetar estruturas do coração, causando inflamação e até trombose.

Um estudo feito na Alemanha e publicado no periódico científico Jama Cardiology, em julho, mostrou como o coronavírus pode afetar o coração. Os pesquisadores observaram um grupo de cem pessoas que teve sintomas leves ou foi assintomática e se recuperou da doença A idade média dos participantes era de 49 anos. Após cerca de dois meses do diagnóstico, quando já estavam totalmente curados, os cientistas submeteram os pacientes a exames de ressonância magnética. O resultado dos exames apontou que cerca de 80% dos pacientes apresentavam anomalias cardíacas e 60% tinham miocardite.

Coronavírus precisa de um tratamento adequado

Esses estudos também indicam a importância de seguir as recomendações médicas ao ser diagnosticado com o coronavírus. Especialistas ressaltam que medicamentos que não apresentaram resultados comprovadamente efetivos no tratamento da Covid-19 podem gerar efeitos colaterais como arritmia cardíaca e taquicardia.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais