Voltar para home page
Saúde

Coronavírus pode afetar a saúde cardíaca?

Pacientes que tiveram a covid-19 precisam ser acompanhados por um cardiologista

Pacientes que tiveram a covid-19 precisam ser acompanhados por um cardiologista

Inicialmente entendida como uma doença apenas ligada ao sistema pulmonar, a covid-19 é hoje vista como uma enfermidade sistêmica, que pode afetar vários órgãos do corpo. A saúde cardíaca merece total atenção, já que o coronavírus pode ter efeitos mais graves ainda em pessoas que já tenham problemas no coração. No entanto, a doença pode causar dano cardíaco não só naqueles que já possuem uma condição prévia. É o que apontou um estudo do Centro de Ciência e Saúde da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Entenda mais a seguir!

Como o coronavírus afeta a saúde do coração?

Os pesquisadores da Universidade do Texas indicaram que a infecção pela covid-19 pode causar ou agravar problemas como danos cardíacos, síndrome coronariana e arritmia. Segundo o estudo, estes danos estão ligados a pacientes com sintomas graves da doença causada pelo coronavírus.

Recentemente, a miocardite (inflamação do músculo cardíaco) também começou a ser observada e associada ao coronavírus. Muitos médicos começaram a notar com frequência o problema entre os pacientes da covid-19 menos graves e até assintomáticos. Apesar da miocardite não ser uma condição grave na maioria dos casos, ela pode levar à insuficiência cardíaca e arritmias em casos de maior repercussão.

Paciente com coronavírus precisa de uma avaliação completa da saúde

Dado o contexto da pandemia, os pacientes com covid-19 muitas vezes passam por avaliações mais rápidas, principalmente os assintomáticos ou com sintomas leves. A complexidade da doença exige uma análise mais completa da saúde cardiovascular, com ausculta do coração, eletrocardiograma e exames para verificar as enzimas cardíacas. O mais recomendado é fazer um check-up de saúde nos casos em que o organismo já desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença (ou seja, quem já teve a doença). É importante procurar um cardiologista para exames de rotina, já que estudos identificaram que o coronavírus pode também afetar estruturas do coração, causando inflamação e até trombose.

Um estudo feito na Alemanha e publicado no periódico científico Jama Cardiology, em julho, mostrou como o coronavírus pode afetar o coração. Os pesquisadores observaram um grupo de cem pessoas que teve sintomas leves ou foi assintomática e se recuperou da doença A idade média dos participantes era de 49 anos. Após cerca de dois meses do diagnóstico, quando já estavam totalmente curados, os cientistas submeteram os pacientes a exames de ressonância magnética. O resultado dos exames apontou que cerca de 80% dos pacientes apresentavam anomalias cardíacas e 60% tinham miocardite.

Coronavírus precisa de um tratamento adequado

Esses estudos também indicam a importância de seguir as recomendações médicas ao ser diagnosticado com o coronavírus. Especialistas ressaltam que medicamentos que não apresentaram resultados comprovadamente efetivos no tratamento da Covid-19 podem gerar efeitos colaterais como arritmia cardíaca e taquicardia.

Últimas novidades

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

Ver mais