Dengue, Zika e Chikungunya: saiba como se cuidar nos meses mais quentes do ano

Pessoa colhendo terra de um vaso de plantaCom a chegada do verão, é preciso redobrar os cuidados em relação às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya. Isso porque com a elevação das temperaturas e a chegada das chuvas, o risco da proliferação do mosquito aumenta e, consequentemente, ficamos mais expostos a essas doenças. Mas, apesar de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, as medidas de prevenção são bastante diferentes. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a se cuidar nos meses mais quentes do ano. Confira!

Os sintomas da dengue, zika e chikungunya

Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, as doenças podem se apresentar com mal-estar, dores pelo corpo e de cabeça e febre. No caso da dengue, sintomas como perda de apetite, náuseas, tontura e cansaço também podem aparecer. Já a zika demora cerca de quatro dias para manifestar os primeiros sintomas após a infecção. Entre eles, estão febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e coceira, dores musculares e nas articulações e pontos brancos ou vermelhos na pele. A doença pode ser passada de mãe para filho e tem relação com a microcefalia. Além disso, também pode ser transmitida por meio de transplante de medula óssea ou outros órgãos, assim como em transfusões de sangue ou durante as relações sexuais.

Já nos casos de chikungunya, a febre acima de 39 graus e dores intensas nas articulações dos pés e das mãos são os sinais que os diferem da dengue e zika. Além disso, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas na pele também podem surgir e durar entre 10 a 14 dias – exceto as dores articulares que podem permanecer por meses e até anos.

Os tratamentos para dengue, zika e chikungunya são bastante parecidos

Não existe uma medicação específica para combater o vírus transmissor da zika, dengue e chikungunya. Por isso, o tratamento de todas é feito a base de medicamentos para os sintomas que o paciente apresenta. Nesse sentido, é comum utilizar remédios para febre e dores articulares, ou seja, fazer um tratamento sintomático. Além disso, é fundamental fazer repouso absoluto e beber bastante líquido para evitar a desidratação.

Como prevenir as doenças causadas pelo Aedes aegypti?

Como ainda não existe nenhuma vacina que possa prevenir com eficácia as três doenças, a melhor maneira de evitar novos casos de dengue, zika e chikungunya é dificultando a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Confira abaixo as medidas mais eficazes de fazer isso:

• Evite deixar água parada em locais de fácil proliferação dos mosquitos, como vasos de plantas, garrafas, caixa d’água e pneus;
• Não deixe que a água da chuva acumule nestes locais;
• Instale redes de proteção nas portas e janelas para evitar a presença do mosquito transmissor (os mosquitos aumentam nos períodos mais quentes);
• Use repelente para evitar as picadas do mosquito.

Fonte: Ministério da Saúde