Dermatite atópica: causas, sintomas e tratamento do problema que atinge a pele

Dermatite atópicaA dermatite atópica é uma doença crônica muito comum no Brasil. Também chamada de eczema atópica, ela geralmente surge na infância e vai se tornando progressivamente menos intensa na idade adulta. A dermatite atópica se caracteriza por causar erupções de pele, que coçam e deixam a região afetada bastante vermelha e seca. Saiba mais sobre essa doença e entenda como lidar com ela.

Dermatite atópica: pacientes sofrem com preconceito!

Não é de hoje que pessoas com dermatite atópica sofrem preconceito. As erupções são normalmente associadas com doenças contagiosas, causando o afastamento social, constrangimento e comprometimento da qualidade de vida dessas pessoas. Isso, na verdade, é uma grande desinformação: a dermatite é uma doença crônica, genética e que não é transmitida pelo contato de uma pessoa com outra. Não há motivo para que alguém com crise de dermatite fique em isolamento ou não possa sair com os amigos ou transitar em locais públicos.

Geralmente, os indivíduos que possuem problemas respiratórios, como asma e bronquite, e mulheres em idade adulta fazem parte do grupo de risco da dermatite atópica, embora nos homens a incidência seja maior durante a infância.

Mudanças de temperatura ou estresse podem desencadear crises da dermatite atópica

Como a dermatite atópica é uma doença crônica, a pessoa viverá com ela para o resto da vida. A doença, normalmente, se manifesta em crises, que podem ser desencadeadas por diversos fatores. O contato da pele com superfícies e materiais ásperos ou com roupas de tecidos sintéticos e lã, por exemplo, pode desenvolver uma crise de dermatite. Outras motivações são: imunidade baixa, infecções, estresse emocional e até mesmo mudanças de temperatura bruscas (sair de um local muito quente e ir para o ar condicionado, por exemplo).

Como tratar a dermatite atópica?

O médico dermatologista é o profissional qualificado para avaliar o melhor tratamento da dermatite atópica, indicando o uso de medicamentos como: corticoides de uso tópico, imunossupressores e anti-histamínicos ou antibióticos caso haja infecção bacteriana. No entanto, algumas recomendações auxiliam no cuidado, como: tomar banhos rápidos e na temperatura amena (ou seja, não muito quentes), utilizar pouco sabonete e aplicar hidratantes para impedir o ressecamento da pele. Outros cuidados incluem manter a casa sempre arejada, com as janelas e portas abertas para que o ar circule pelos ambientes. Se perceber qualquer sinal da dermatite atópica, procure assistência médica o quanto antes para evitar que o quadro se agrave.