Voltar para home page
Saúde

Descubra 10 curiosidades sobre o cérebro humano

O cérebro humano é um órgão cheio de funções e curiosidades!

O cérebro humano é um órgão cheio de funções e curiosidades!

Se o corpo humano fosse um computador, o cérebro seria a CPU, ou seja, a central de processamento de todas as informações. Assim como na CPU do computador, é no cérebro que ocorrem a maior parte dos processos vitais do corpo. Estima-se que existam 100 bilhões de neurônios realizando 100 trilhões de sinapses, as conexões informacionais. Ficou curioso e quer saber mais sobre esse supercomputador que todo mundo tem? Descubra 10 curiosidades sobre o cérebro humano!

1) O cérebro interpreta as dores, mas não é capaz de sentí-las

O cérebro em si é incapaz de sentir dores porque não possui terminações nervosas. Esse é o caminho percorrido pela dor: ela começa em terminações nervosas denominadas nociceptores, que estão presentes na pele, articulações e órgãos internos. Esses pontos detectam qualquer alteração no corpo e envia a informação ao cérebro por meio do sistema nervoso. O cérebro, então, processa esse dado e decide como vai reagir, ou seja, se vai gerar alguma reação ou não.

2) Cérebro humano possui vasos sanguíneos quilométricos

Estima-se que mais de 160.000 quilômetros de vasos sanguíneos irrigam o cérebro, a mesma distância que poderia ser percorrida em quatro voltas ao redor do planeta Terra.

3) Um supercomputador com uma supermemória

O cérebro é capaz de armazenar uma quantidade absurda de informações. Ou seja, é um super processador de memórias, que podem ser arquivadas em forma de imagens, cheiros, sons e até gostos.

4) Massa cinzenta x massa branca

Apesar de acharmos que a coloração do cérebro seja branca ou cinzenta, em uma pessoa viva o órgão tem uma cor rosada. A massa cinzenta é o nome dos neurônios responsáveis pela memória, fala e controle dos músculos. Já a massa branca atua na velocidade dos impulsos elétricos transmitidos pelas células neurais. A massa cinzenta compõe cerca de 40% do cérebro e os outros 40% são formados por massa branca.

5) Cérebro se desenvolve até os 25 anos

Cientistas afirmam, baseados em estudos de imagens, que o cérebro não está completamente maduro até que a pessoa atinja os 25 anos de idade. No entanto, os primeiros anos de vida são responsáveis pela maior parte de desenvolvimento do cérebro. Estima-se que os neurônios formam de 700 a 1.000 novas conexões a cada segundo.

6) A maior parte da massa cerebral é composta por água

Aproximadamente 75% da massa total do cérebro é composta por água. O órgão tem a mesma consistência de uma barra de manteiga e pesa cerca 1,5 kg.

7) O cérebro controla toda a nossa vida

Sabe aquela história de que usamos apenas 10% do cérebro? Não é verdade. Cientistas afirmam que usamos aproximadamente 100% da nossa capacidade cerebral.

8) O tamanho do cérebro é irrelevante

Por questões evolutivas, as mulheres têm um cérebro mais ou menos 10% menor que dos homens, mas isso não é nenhuma desvantagem, já que elas também possuem mais células nervosas.

9) Lados do cérebro não são iguais e têm diferentes funções

O cérebro é divido em duas partes: o direito e o esquerdo. O lado esquerdo é responsável pelo raciocínio lógico e o direito pelas emoções. Eles também trabalham de forma invertida, então o movimento da mão direita, por exemplo, é processado pelo lado esquerdo do cérebro.

10) Cérebro produz e gasta muita energia

Um cérebro em repouso produz muita energia. Para isso, o órgão consome cerca de 20% do oxigênio e de toda a glicose produzida no corpo.

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais