Voltar para home page
Saúde

Descubra 10 curiosidades sobre o cérebro humano

O cérebro humano é um órgão cheio de funções e curiosidades!

O cérebro humano é um órgão cheio de funções e curiosidades!

Se o corpo humano fosse um computador, o cérebro seria a CPU, ou seja, a central de processamento de todas as informações. Assim como na CPU do computador, é no cérebro que ocorrem a maior parte dos processos vitais do corpo. Estima-se que existam 100 bilhões de neurônios realizando 100 trilhões de sinapses, as conexões informacionais. Ficou curioso e quer saber mais sobre esse supercomputador que todo mundo tem? Descubra 10 curiosidades sobre o cérebro humano!

1) O cérebro interpreta as dores, mas não é capaz de sentí-las

O cérebro em si é incapaz de sentir dores porque não possui terminações nervosas. Esse é o caminho percorrido pela dor: ela começa em terminações nervosas denominadas nociceptores, que estão presentes na pele, articulações e órgãos internos. Esses pontos detectam qualquer alteração no corpo e envia a informação ao cérebro por meio do sistema nervoso. O cérebro, então, processa esse dado e decide como vai reagir, ou seja, se vai gerar alguma reação ou não.

2) Cérebro humano possui vasos sanguíneos quilométricos

Estima-se que mais de 160.000 quilômetros de vasos sanguíneos irrigam o cérebro, a mesma distância que poderia ser percorrida em quatro voltas ao redor do planeta Terra.

3) Um supercomputador com uma supermemória

O cérebro é capaz de armazenar uma quantidade absurda de informações. Ou seja, é um super processador de memórias, que podem ser arquivadas em forma de imagens, cheiros, sons e até gostos.

4) Massa cinzenta x massa branca

Apesar de acharmos que a coloração do cérebro seja branca ou cinzenta, em uma pessoa viva o órgão tem uma cor rosada. A massa cinzenta é o nome dos neurônios responsáveis pela memória, fala e controle dos músculos. Já a massa branca atua na velocidade dos impulsos elétricos transmitidos pelas células neurais. A massa cinzenta compõe cerca de 40% do cérebro e os outros 40% são formados por massa branca.

5) Cérebro se desenvolve até os 25 anos

Cientistas afirmam, baseados em estudos de imagens, que o cérebro não está completamente maduro até que a pessoa atinja os 25 anos de idade. No entanto, os primeiros anos de vida são responsáveis pela maior parte de desenvolvimento do cérebro. Estima-se que os neurônios formam de 700 a 1.000 novas conexões a cada segundo.

6) A maior parte da massa cerebral é composta por água

Aproximadamente 75% da massa total do cérebro é composta por água. O órgão tem a mesma consistência de uma barra de manteiga e pesa cerca 1,5 kg.

7) O cérebro controla toda a nossa vida

Sabe aquela história de que usamos apenas 10% do cérebro? Não é verdade. Cientistas afirmam que usamos aproximadamente 100% da nossa capacidade cerebral.

8) O tamanho do cérebro é irrelevante

Por questões evolutivas, as mulheres têm um cérebro mais ou menos 10% menor que dos homens, mas isso não é nenhuma desvantagem, já que elas também possuem mais células nervosas.

9) Lados do cérebro não são iguais e têm diferentes funções

O cérebro é divido em duas partes: o direito e o esquerdo. O lado esquerdo é responsável pelo raciocínio lógico e o direito pelas emoções. Eles também trabalham de forma invertida, então o movimento da mão direita, por exemplo, é processado pelo lado esquerdo do cérebro.

10) Cérebro produz e gasta muita energia

Um cérebro em repouso produz muita energia. Para isso, o órgão consome cerca de 20% do oxigênio e de toda a glicose produzida no corpo.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais