Voltar para home page
Saúde

Descubra a importância do hábito de usar protetor solar!

O uso diário do protetor solar ajuda a prevenir o câncer de pele

O uso diário do protetor solar ajuda a prevenir o câncer de pele

O uso do protetor solar precisa fazer parte da rotina de qualquer pessoa e em todas as estações. A cada ano, são registrados 180 mil novos casos de câncer de pele, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) - grande parte das ocorrências estão relacionadas à exposição solar. Além disso, os raios ultravioletas em doses excessivas podem causar queimaduras e acelerar o envelhecimento da pele, com o aparecimento de rugas e manchas. Com a chegada do inverno, esse cuidado não pode ser deixado de lado: o protetor solar precisa ser usado até nos dias mais nublados, pois os raios UV têm os mesmos efeitos.

Raios UVA e UVB: qual a diferença entre eles?

Antes de entender a importância do protetor solar é necessário saber quais os tipos mais comuns de raios ultravioletas e como funciona a ação de cada um deles na pele. A radiação UVB é a que causa mais danos à saúde e atinge a parte superficial da pele, causando queimaduras e vermelhidão - predominante entre 10h e 16h, sua incidência é mais forte no verão. Já os raios UVA irradiam durante todo o dia e seus efeitos são a longo prazo: a radiação atinge a camada mais profunda da pele. Os dois tipos de raios são nocivos à saúde e podem causar câncer.

A luz visível também precisa de atenção

No geral, as pessoas costumam dar pouca atenção às luzes geradas por lâmpadas e aparelhos eletrônicos. A luz visível (ou seja, aquela vista a olho nu) gerada por esses objetos não é tão prejudicial quanto a radiação ultravioleta, mas ali também existe perigo para a saúde a pele. A claridade do sol também se enquadra nessa categoria: a luz visível representa cerca de 40% da radiação que atinge a superfície da Terra. Junto com os raios UVA, ela pode potencializar o envelhecimento cutâneo, causar manchas (como o melasma) e influenciar o surgimento do câncer de pele. Por isso, mesmo no escritório e ambientes fechados é necessário usar um produto que proteja a pele desse tipo de radiação. Alguns estudos indicam que os produtos com cores são mais potentes para essa proteção.

Como usar o protetor solar?

Antes de inserir o produto na sua rotina de cuidados você precisa descobrir qual o fator de proteção solar mais indicado para o seu tipo e cor de pele. Para ter eficácia, o protetor precisa ser usado diariamente e aplicado em todo o corpo, principalmente no rosto, colo e pescoço, 30 minutos antes de sair de casa. Isso porque algumas substâncias precisam de um tempo para começarem a fazer efeito. Além disso, o protetor solar precisa ser reaplicado para que a ação dure o dia todo: a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica reaplicar de duas em duas horas.

Qual a quantidade recomendada de protetor solar?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia criou um guia, baseado na regra da colher de chá, para as pessoas saberem a quantidade ideal para aplicar em cada parte do corpo. Veja abaixo:

- Uma colher de chá na região do rosto e pescoço;
- Uma colher de chá na parte da frente do torso e uma na parte de trás;
- Uma colher de chá em cada braço/antebraço;
- Uma colher de chá na parte da frente das pernas;
- Uma colher de chá na parte de trás das pernas.

Para maior eficácia, é importante espalhar bem o protetor em toda a extensão do corpo.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais