Voltar para home page
Bem-estar

Dicas de comportamentos para o próximo ano que melhoram nosso bem-estar geral

Descubra como começar um 2021 mais saudável e que vai te dar maior qualidade de vida!

Descubra como começar um 2021 mais saudável e que vai te dar maior qualidade de vida!

Não faltaram pedidos para que 2020 chegasse ao fim e, finalmente, esse momento está próximo. No entanto, apesar do simbolismo que a virada traz, para que o próximo ano seja de fato melhor, precisamos repensar nossas atitudes hoje. Por isso, se você quer um 2021 mais saudável, saiba o que precisa começar a planejar e mudar agora!

Bons hábitos ajudam a aumentar sua longevidade

Aquele papo de pensar em metas para o ano novo pode parecer batido, mas se você se comprometer a ter atitudes mais saudáveis - e colocar isso em prática -, é provável que isso te traga benefícios a longo prazo. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard, inclusive, fez um estudo para entender quais são os impactos de bons hábitos do dia a dia na longevidade.

O resultado foi impressionante: no caso das mulheres, as que se cuidaram ao longo do tempo aumentaram em 14 anos a expectativa de vida. No caso dos homens, foi notada uma diferença de 12 anos.

Alimentação balanceada e atividade física são cruciais para viver mais e melhor

Para te ajudar a colocar essa agenda positiva para o seu corpo em prática, confira as cinco categorias que Harvard levou em consideração para fazer o estudo:

Cuidado com o que você come: é claro que açúcares e alimentos gordurosos são tentadores, mas eles não podem ser a base da nossa alimentação. Pelo contrário: quanto mais forem evitados, melhor. Aqui, a palavra de ordem é “variedade”. Mantenha de forma constante na sua dieta os vegetais, frutas, castanhas, grãos, gorduras boas e ômega-3.

O corpo foi feito para se movimentar: 30 minutos por dia de exercício moderado pode fazer toda diferença na nossa vida. Se não conseguir chegar lá, a Organização Mundial da Saúde recomenda ao menos 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa.

O controle do peso importa: não tem a ver com a questão estética, o ponto é que o sobrepeso e a obesidade podem trazer problemas para sua saúde no longo prazo. Para saber se está no peso certo, existe um cálculo usado no mundo todo - o Índice de Massa Corporal, que é calculado pela divisão do peso (em kg) pela altura (em metros) ao quadrado. O resultado considerado dentro do ideal fica entre 18.5 e 24.9.

Hora de cortar o cigarro: quando se trata de fumar, não existe flexibilidade - qualquer quantidade pode prejudicar o nosso corpo. Não à toa, todas as associações de saúde são unânimes ao contraindicar esse hábito.

Atenção ao consumo de álcool: segundo a OMS, o consumo diário não deve ultrapassar o limite de 20 gramas de álcool - que equivale, geralmente, a 200ml de vinho. Ainda sim, é preciso ter atenção: quem faz uso de medicamentos precisa ter cuidado com a interação medicamentosa e mulheres grávidas não devem consumir qualquer quantidade. O mesmo vale para quem possui diagnóstico ou predisposição ao alcoolismo.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais