Dicas de comportamentos para o próximo ano que melhoram nosso bem-estar geral

Não faltaram pedidos para que 2020 chegasse ao fim e, finalmente, esse momento está próximo. No entanto, apesar do simbolismo que a virada traz, para que o próximo ano seja de fato melhor, precisamos repensar nossas atitudes hoje. Por isso, se você quer um 2021 mais saudável, saiba o que precisa começar a planejar e mudar agora!

Bons hábitos ajudam a aumentar sua longevidade

Aquele papo de pensar em metas para o ano novo pode parecer batido, mas se você se comprometer a ter atitudes mais saudáveis – e colocar isso em prática -, é provável que isso te traga benefícios a longo prazo. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard, inclusive, fez um estudo para entender quais são os impactos de bons hábitos do dia a dia na longevidade.

O resultado foi impressionante: no caso das mulheres, as que se cuidaram ao longo do tempo aumentaram em 14 anos a expectativa de vida. No caso dos homens, foi notada uma diferença de 12 anos.

Alimentação balanceada e atividade física são cruciais para viver mais e melhor

Para te ajudar a colocar essa agenda positiva para o seu corpo em prática, confira as cinco categorias que Harvard levou em consideração para fazer o estudo:

Cuidado com o que você come: é claro que açúcares e alimentos gordurosos são tentadores, mas eles não podem ser a base da nossa alimentação. Pelo contrário: quanto mais forem evitados, melhor. Aqui, a palavra de ordem é “variedade”. Mantenha de forma constante na sua dieta os vegetais, frutas, castanhas, grãos, gorduras boas e ômega-3.

O corpo foi feito para se movimentar: 30 minutos por dia de exercício moderado pode fazer toda diferença na nossa vida. Se não conseguir chegar lá, a Organização Mundial da Saúde recomenda ao menos 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa.

O controle do peso importa: não tem a ver com a questão estética, o ponto é que o sobrepeso e a obesidade podem trazer problemas para sua saúde no longo prazo. Para saber se está no peso certo, existe um cálculo usado no mundo todo – o Índice de Massa Corporal, que é calculado pela divisão do peso (em kg) pela altura (em metros) ao quadrado. O resultado considerado dentro do ideal fica entre 18.5 e 24.9.

Hora de cortar o cigarro: quando se trata de fumar, não existe flexibilidade – qualquer quantidade pode prejudicar o nosso corpo. Não à toa, todas as associações de saúde são unânimes ao contraindicar esse hábito.

Atenção ao consumo de álcool: segundo a OMS, o consumo diário não deve ultrapassar o limite de 20 gramas de álcool – que equivale, geralmente, a 200ml de vinho. Ainda sim, é preciso ter atenção: quem faz uso de medicamentos precisa ter cuidado com a interação medicamentosa e mulheres grávidas não devem consumir qualquer quantidade. O mesmo vale para quem possui diagnóstico ou predisposição ao alcoolismo.