Voltar para home page
Bem-estar

Dicas de comportamentos para o próximo ano que melhoram nosso bem-estar geral

Descubra como começar um 2021 mais saudável e que vai te dar maior qualidade de vida!

Descubra como começar um 2021 mais saudável e que vai te dar maior qualidade de vida!

Não faltaram pedidos para que 2020 chegasse ao fim e, finalmente, esse momento está próximo. No entanto, apesar do simbolismo que a virada traz, para que o próximo ano seja de fato melhor, precisamos repensar nossas atitudes hoje. Por isso, se você quer um 2021 mais saudável, saiba o que precisa começar a planejar e mudar agora!

Bons hábitos ajudam a aumentar sua longevidade

Aquele papo de pensar em metas para o ano novo pode parecer batido, mas se você se comprometer a ter atitudes mais saudáveis - e colocar isso em prática -, é provável que isso te traga benefícios a longo prazo. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard, inclusive, fez um estudo para entender quais são os impactos de bons hábitos do dia a dia na longevidade.

O resultado foi impressionante: no caso das mulheres, as que se cuidaram ao longo do tempo aumentaram em 14 anos a expectativa de vida. No caso dos homens, foi notada uma diferença de 12 anos.

Alimentação balanceada e atividade física são cruciais para viver mais e melhor

Para te ajudar a colocar essa agenda positiva para o seu corpo em prática, confira as cinco categorias que Harvard levou em consideração para fazer o estudo:

Cuidado com o que você come: é claro que açúcares e alimentos gordurosos são tentadores, mas eles não podem ser a base da nossa alimentação. Pelo contrário: quanto mais forem evitados, melhor. Aqui, a palavra de ordem é “variedade”. Mantenha de forma constante na sua dieta os vegetais, frutas, castanhas, grãos, gorduras boas e ômega-3.

O corpo foi feito para se movimentar: 30 minutos por dia de exercício moderado pode fazer toda diferença na nossa vida. Se não conseguir chegar lá, a Organização Mundial da Saúde recomenda ao menos 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa.

O controle do peso importa: não tem a ver com a questão estética, o ponto é que o sobrepeso e a obesidade podem trazer problemas para sua saúde no longo prazo. Para saber se está no peso certo, existe um cálculo usado no mundo todo - o Índice de Massa Corporal, que é calculado pela divisão do peso (em kg) pela altura (em metros) ao quadrado. O resultado considerado dentro do ideal fica entre 18.5 e 24.9.

Hora de cortar o cigarro: quando se trata de fumar, não existe flexibilidade - qualquer quantidade pode prejudicar o nosso corpo. Não à toa, todas as associações de saúde são unânimes ao contraindicar esse hábito.

Atenção ao consumo de álcool: segundo a OMS, o consumo diário não deve ultrapassar o limite de 20 gramas de álcool - que equivale, geralmente, a 200ml de vinho. Ainda sim, é preciso ter atenção: quem faz uso de medicamentos precisa ter cuidado com a interação medicamentosa e mulheres grávidas não devem consumir qualquer quantidade. O mesmo vale para quem possui diagnóstico ou predisposição ao alcoolismo.

Últimas novidades

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Exercício físico

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Fazer atividade física sempre foi importante - e isso não é segredo para ninguém. Durante a pandemia do coronavírus, a população teve que ajustar sua rotina de exercícios para uma nova realidade. As academias ficaram fechadas por um tempo e algumas pessoas ainda não se sentem seguras para correr ou fazer qualquer outra atividade nas ruas.

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

Ver mais