Voltar para home page
Alimentação saudável

Dieta mind: cuide da saúde neurológica por meio da alimentação

A chamada  dieta mind  foca nos alimentos que são benéficos para o funcionamento do cérebro

A chamada dieta mind foca nos alimentos que são benéficos para o funcionamento do cérebro

Quando falamos sobre dieta, o primeiro pensamento que costuma vir à mente é sobre uma alimentação restritiva com foco na perda de peso. Mas essa palavra, na verdade, está relacionada a uma rotina alimentar que pode contribuir para a boa saúde e ir além de questões estéticas. Um exemplo disso é a Dieta Mind, conhecida também como dieta do cérebro.

Trata-se de uma reeducação das refeições que une os conceitos das dietas Mediterrânea e Dash. Essas duas são especialmente famosas por serem recomendadas por boa parte dos profissionais da saúde. Isso porque elas ajudam a prevenir doenças cardíacas, hipertensão, derrames e estão associadas à longevidade.

Ao unir os princípios dessas duas consagradas rotinas alimentares, a Dieta Mind traz ainda outro benefício: a proteção neurológica, com alimentos bons para o cérebro, principalmente para pessoas diagnosticadas na fase inicial de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Como fazer a dieta mind?

Por meio de nutrientes neuroprotetores e antioxidantes, a dieta mind diminui o declínio cognitivo do cérebro que pode afetar sua estrutura e funções. A dieta para o cérebro é considerada segura pelo Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição por somente restringir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados - categorias comprovadas cientificamente por trazer malefícios para a saúde.

Ela consiste em incluir na rotina opções ricas em nutrientes que favorecem o bom funcionamento cerebral. Para isso, é indicado priorizar o consumo de aves no lugar de carnes vermelhas, evitar os fast-foods, frituras e doces e o consumo exagerado de manteiga - limitando a uma colher de sopa por dia.

Dieta mind: veja os alimentos para o cérebro mais indicados

Cereais integrais: consumi-los três vezes ao dia, como, por exemplo arroz integral, farelo de aveia e chia. Eles ajudam na prevenção do declínio cognitivo, principalmente na terceira idade.

Verduras de folhas escuras: deve compor metade do prato diariamente por serem ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B. A rúcula, o espinafre e a couve são excelentes opções.

Oleaginosas: consumir diariamente ou a cada dois dias por meio de nozes, amêndoas ou castanhas. As oleaginosas combatem os radicais livres e atuam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Peixes: deve estar no prato ao menos duas vezes por semana para garantir o consumo necessário de ômega-3, muito estudado para melhora da cognição, neuroproteção e diminuição do risco de doenças neurodegenerativas. Salmão, atum e sardinha são boas escolhas. Dê preferência para preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

Frutas vermelhas: precisam ser consumidas duas vezes por semana em vitaminas, sucos ou de forma natural. Mirtilos e morangos, por exemplo, são ricos em antioxidantes e favorecem a proteção cerebral. Cuidado apenas com o consumo excessivo de açúcar no preparo de sucos - comer a fruta é sempre a opção mais saudável.

Vinho ou suco de uva integral: um copo/taça por dia é o suficiente para diminuir a formação de placas gordurosas nas artérias. Em caso de dúvidas sobre o consumo, consulte seu nutricionista ou seu médico.

Leguminosas: o ideal é consumi-las quatro vezes na semana por meio de feijões, soja, lentilhas, grão de bico e ervilhas por conta da alta concentração de vitamina B1. Para temperar, prefira sempre as opções naturais como alho, cebola, pimentão, cominho e louro.

Azeite: o azeite deve ser usado no preparo dos alimentos para substituir a manteiga e a margarina. Rico em substâncias com capacidade anti-inflamatória, ele auxilia no bom funcionamento cerebral.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais