Doenças do coração: por que as mulheres devem ficar atentas com a saúde cardíaca?

Mulher com dor no coraçãoFicou no passado a ideia de que os homens são os mais afetados por doenças do coração: a Sociedade Brasileira de Cardiologia afirma que 40% dos óbitos por infarto ocorrem em mulheres – taxa que era de 10% na década de 1970. Especialistas sugerem que esse público dê atenção à saúde cardiológica tanto quanto se preocupa com as questões ginecológicas. Até porque as doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto, já causam mais mortes entre mulheres do que os cânceres de ovário, útero e mama, por exemplo.

Saúde da mulher: conheça os fatores de risco para os problemas cardíacos

As mulheres têm mais chances de desenvolver problemas cardiológicos após a menopausa por conta da alteração das taxas hormonais. Em casos de histórico na família, a paciente deve realizar exames periódicos mesmo antes da desse período. O uso de anticoncepcional também pode influenciar na saúde cardiovascular da mulher. Por isso, é importante consultar um ginecologista para a prescrição do medicamento.

As situações de estresse se enquadram nos fatores de risco – e, quando atreladas ao tabagismo, má alimentação e falta de exercícios, aumenta drasticamente as chances de um acidente vascular cerebral (derrame) ou infarto do miocárdio. As gestantes também devem estar atentas: problemas como hipertensão na gravidez, diabetes gestacional e parto prematuro contribuem para o aumento de problemas cardiológicos a longo prazo.

Sintomas de infarto em mulheres

Existe uma diferença entre os sintomas manifestados por homens e mulheres. Esse é um dos motivos pelos quais o público feminino demora mais tempo para procurar ajuda (além dificultar o diagnóstico em alguns casos). Enquanto os homens têm mais dores no peito, a mulher costuma apresentar falta de ar, cansaço excessivo, palpitações, dor de estômago, enjoo e náusea.

Saiba como se prevenir

Além de beneficiar a saúde como um todo, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada para manter o fluxo de sangue e artérias do nosso corpo saudáveis, além de contribuir para o controle do peso e redução do estresse. Uma alimentação balanceada também atua no combate aos problemas cardiológicos, prevenindo a obesidade, colesterol alto e hipertensão.

No geral, adotar hábitos saudáveis de vida é a melhor forma de manter o bom funcionamento dos órgãos, incluindo o coração. Evite fumar, não beba em excesso e mantenha o peso ideal para sua idade e altura. Também é importante realizar exames periódicos para o diagnóstico precoce de quaisquer problemas. E procure sempre conversar sobre essas questões com seu médico.

Fontes: Dr. Miguel Moretti