Doenças na retina: conheça os problemas mais comuns que afetam essa estrutura ocular

Pessoa fazendo exame visualMesmo as pessoas que não possuem as doenças oculares mais comuns – como miopia, astigmatismo e catarata – podem desenvolver problemas na retina, o tecido nervoso fino e delicado que reveste a parte interna do globo ocular. Essa estrutura é composta por milhares de células fotorreceptoras: sua função, basicamente, é receber as ondas luminosas, traduzir essas informações e enviar ao cérebro as imagens captadas. Qualquer interferência na retina, portanto, atrapalha esse mecanismo e prejudica a visão. As doenças na retina podem ser causadas por fatores genéticos, velhice ou ter relação com alguma outra patologia. O Cuidados Mil listou os quatro problemas mais comuns. Confira!

Descolamento de retina

A retina é fixada no globo ocular pelo vítreo, um líquido meio gelatinoso que fica entre essa estrutura e o cristalino. O descolamento ocorre quando a retina se desprende do globo ocular: pode ser causado por rompimentos nessa estrutura, predisposição genética, traumas ou até mesmo como um processo decorrente do envelhecimento. Em todos os casos, o paciente precisa receber atendimento de urgência, já que a condição pode provocar a perda total da visão.

Retinopatia diabética

O excesso de glicose no sangue pode levar o paciente a um quadro de retinopatia diabética. O problema afeta os vasos sanguíneos da retina e pode trazer sérias complicações à saúde ocular. A retinopatia diabética é dividida em quatro fases (inicial, moderada, severa e proliferativa) e se desenvolve gradativamente. A condição tem relação com quadros de Diabetes I e II, por isso, pacientes diagnosticados com essas doenças precisam fazer exames de fundo do olho pelo menos uma vez por ano para prevenir o problema ou detectá-lo de forma precoce.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

Mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade, a degeneração macular prejudica a visão central formada na mácula, uma estrutura central da retina. Alguns fatores aumentam as chances de degeneração, como tabagismo, má alimentação e exposição excessiva ao sol. Além disso, pessoas com a pele e olhos claros têm mais predisposição para desenvolver o problema ocular. O dano costuma ser irreversível, mas a detecção precoce ajuda a evitar o avanço da doença.

Retinopatia hipertensiva

A hipertensão arterial, além de todos os problemas que causa no corpo, também pode afetar a retina. A retinopatia hipertensiva é uma condição que afeta vasos sanguíneos, nervos e artérias do fundo do olho. A condição pode ser crônica ou maligna. O primeiro caso costuma ser assintomático, mas o paciente pode observar alterações na visão. Já a maligna se manifesta de súbito, quando a pressão arterial sobe: pode se apresentar com dores de cabeça, visão dupla ou escura e até com manchas no olho. Normalmente, o tratamento da retinopatia hipertensiva é direcionado à hipertensão, sendo necessária a intervenção oftalmológica apenas se houver algum dano direto na retina.