Doenças respiratórias: quais são as mais comuns durante o inverno? [Infográfico]

Mulher assoando o narizA chegada do inverno é um alerta para as doenças respiratórias. Com as baixas temperaturas e a queda da umidade relativa do ar, a população fica mais exposta a diferentes vírus e bactérias, que geralmente se proliferam em lugares fechados e com pouca circulação de ar. Crianças, idosos e gestantes, que fazem parte dos grupos de risco, precisam ficar mais atentos ainda aos sintomas mais comuns: tosse, coriza, febre alta, dores de cabeça e no corpo. Confira o infográfico do Cuidados Mil e conheça as doenças respiratórias mais comuns que aparecem no inverno!

#1 Gripe

A gripe é uma infecção causada pelo vírus Influenza, que se manifesta de três formas diferentes: tipos A, B e C. Todos eles são transmitidos por partículas que são liberadas no ar por tosse e espirros, mas o tipo C costuma ser mais brando, enquanto o influenza tipo A é o mais perigoso. Os sintomas da gripe incluem febre alta, congestão nasal, dores musculares, coriza e tosse. Em alguns casos, a pessoa também pode ter calafrios e sentir fadiga. A melhor forma de prevenção da gripe é a vacinação. Os grupos de risco são crianças, gestantes, idosos, povos indígenas, agentes de saúde, detentos, entre outros. Portadores de algumas doenças crônicas – como asma, insuficiência cardíaca, diabetes, obesidade grave, entre outras – também podem apresentar maior risco de complicações.

#2 Asma

Uma das doenças respiratórias mais comuns, a asma é uma inflamação que ocorre quando os músculos que envolvem as vias aéreas ficam inchados e, por isso, mais estreitos. As principais características da doença são a dificuldade para respirar, dor ou pressão no peito e chiado nos pulmões. Esses sintomas costumam piorar à noite e pela manhã. Segundo o Ministério da Saúde, diversos fatores genéticos e ambientais podem agravar o quadro. Ou seja, a causa pode estar ligada ao histórico familiar de asma, rinite ou obesidade. Já nos aspectos ambientais, desde variações climáticas até a exposição à poeira, ácaros, fungos e baratas podem piorar a infecção.

O pulmão de uma pessoa com asma é mais sensível e o paciente precisa ter cuidados redobrados com a saúde. A Asma é uma doença crônica e, embora não tenha cura, pode ser controlada com o uso de medicações profiláticas e tratamento adequado das crises, conforme orientação do seu médico.

#3 Sinusite

A sinusite ocorre quando as cavidades ao redor das vias nasais ficam inflamadas. Caracterizada por dor de cabeça, secreção nasal e dores faciais – geralmente no nariz, ouvidos, testa, atrás dos olhos e seios paranasais -, a doença pode aparecer de duas formas: aguda ou crônica. A primeira costuma ser desencadeada por resfriados e alergias, enquanto a segunda pode durar até oito semanas e é causada por infecções mais graves. O ideal é buscar atendimento médico se os sintomas persistirem por muito tempo. O diagnóstico de Sinusite é clínico e em poucas situações necessita de exame complementar, como Radiografia ou Tomografia (indicada principalmente quando há suspeita de complicações).

#4 Rinite

Reação alérgica muito comum em pessoas de diferentes idades, a rinite é uma irritação na mucosa do nariz que geralmente vem acompanhada de sintomas como espirros, congestão nasal, coceira no nariz e olhos lacrimejantes. Microorganismos como o ácaro da poeira e fungos são importantes desencadeadores da rinite alérgica, mas a condição também pode surgir depois de mudanças abruptas de clima e inalação de fortes odores – como fumaça de cigarro e produtos de limpeza. A predisposição genética da pessoa, além de ter outras doenças respiratórias, também são fatores de risco. Se os sintomas permanecerem por mais de 10 dias, o ideal é agendar uma consulta médica para avaliação.

#5 Bronquite aguda

Causada por infecções virais e alergias, a bronquite aguda é uma inflamação na mucosa dos brônquios, tubos que transportam o ar para os pulmões. Os sintomas da doença incluem tosse com muco, chiado no peito e falta de ar. Geralmente, a bronquite é causada por algum vírus e vem acompanhada de outras infecções respiratórias, como resfriados e gripes. Se não cuidada desde o início, pode se espalhar para os pulmões. Em outros casos, a pessoa também pode adquirir, além do vírus, uma infecção bacteriana. Já a bronquite crônica faz parte da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que geralmente se manifesta na terceira idade em decorrência de anos de tabagismo ou exposição a poluição severa.

#6 Pneumonia

A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões e pode atingir os alvéolos pulmonares, sacos de ar localizados no órgão. A doença costuma ser provocada por reações alérgicas ou pela inalação de microorganismos (bactérias, fungos e vírus). Os principais sintomas são febre (que pode ser mais alta), dores no tórax, tosse, calafrios e respiração rápida ou com dificuldade. Em alguns casos, de acordo com o Ministério da Saúde, pode haver confusão mental e mal-estar generalizado, que podem ser indicativos de maior gravidade. Diferente da gripe, que é altamente infecciosa, a pneumonia não costuma ser contagiosa e transmissível. No entanto, a doença pode se agravar rapidamente e precisa começar a ser tratada o mais precoce possível.