Dor no nervo ciático: o que é, causas, sintomas e como tratar o problema

Mulher com dorUma dor constante entre a região da lombar e o pé, que pode vir acompanhada de formigamento, dormência ou fraqueza muscular: esses sinais podem indicar um problema no nervo ciático. Algumas causas estão ligadas à condição, que pode gerar muito incômodo. Na verdade, na maioria das vezes a dor é o sintoma de algo mais complexo, que geralmente envolve a compressão ou inflamação de alguma parte desse nervo. Entenda mais sobre esse problema abaixo!

O que é o nervo ciático?

Primeiramente, é preciso entender a estrutura do nervo ciático. Ele é o maior nervo do corpo humano e é responsável pelo controle de articulações e movimentos de regiões como quadril, joelho e tornozelo. A estrutura possui diversas raízes nervosas originadas na medula espinhal. O nervo ciático começa na coluna lombar, passa pelos glúteos e segue por toda a extensão da parte posterior da coxa até chegar nos pés. A irritação ou inflamação pode causar dores em qualquer uma dessas partes.

O que causa a dor no nervo ciático?

A dor no nervo ciático nunca para ali: na maioria das vezes há algo por trás. As causas mais comuns são traumas diretos na região, como quedas e contusões, mas a má postura ou atividades repetitivas também podem ser a origem do incômodo. A hérnia de disco também gerar a inflamação, assim como outras doenças, como herpes simples e zoster, diabetes, alguns tipos de câncer, doenças autoimunes e hereditárias.

Sintomas mais comuns da inflamação no nervo ciático

Os sintomas da inflamação no nervo ciático podem variar bastante, mas geralmente a pessoa com o problema perceberá:

  • Dor que começa na lombar e segue para a área superior da coxa;
  • Perda de força muscular na perna;
  • Dormência;
  • Formigamento;
  • Sensação de choque ou agulhas na região;
  • Diminuição da sensibilidade;
  • Dificuldade de ficar muito tempo parado.

Como tratar a dor no nervo ciático depois do diagnóstico?

O diagnóstico da inflamação no nervo ciático é feita com uma análise do histórico do paciente e um exame clínico para entender onde está o incômodo. O médico pode solicitar exames de imagem para confirmar a suspeita e determinar o melhor caminho para tratamento, que vai agir na raiz do problema.

As formas mais comuns de cuidar da inflamação incluem medicação e anti-inflamatórios para aliviar a dor. Fisioterapia, massagens específicas, mudanças na alimentação e prática de exercícios físicos também podem ser recomendadas como parte do tratamento. Além de tratar a inflamação, essas medidas buscam prevenir novas crises no futuro. Em casos mais avançados, há a opção cirúrgica, mas só é recomendada quando as outras alternativas não surtiram efeito. Ao perceber qualquer sinal do problema, marque uma consulta com o seu médico de confiança.