Voltar para home page
Saúde

Dor no nervo ciático: o que é, causas, sintomas e como tratar o problema

Dor no nervo ciático pode vir acompanhada de dormência, sensação de formigamento e fraqueza no músculo

Dor no nervo ciático pode vir acompanhada de dormência, sensação de formigamento e fraqueza no músculo

Uma dor constante entre a região da lombar e o pé, que pode vir acompanhada de formigamento, dormência ou fraqueza muscular: esses sinais podem indicar um problema no nervo ciático. Algumas causas estão ligadas à condição, que pode gerar muito incômodo. Na verdade, na maioria das vezes a dor é o sintoma de algo mais complexo, que geralmente envolve a compressão ou inflamação de alguma parte desse nervo. Entenda mais sobre esse problema abaixo!

O que é o nervo ciático?

Primeiramente, é preciso entender a estrutura do nervo ciático. Ele é o maior nervo do corpo humano e é responsável pelo controle de articulações e movimentos de regiões como quadril, joelho e tornozelo. A estrutura possui diversas raízes nervosas originadas na medula espinhal. O nervo ciático começa na coluna lombar, passa pelos glúteos e segue por toda a extensão da parte posterior da coxa até chegar nos pés. A irritação ou inflamação pode causar dores em qualquer uma dessas partes.

O que causa a dor no nervo ciático?

A dor no nervo ciático nunca para ali: na maioria das vezes há algo por trás. As causas mais comuns são traumas diretos na região, como quedas e contusões, mas a má postura ou atividades repetitivas também podem ser a origem do incômodo. A hérnia de disco também gerar a inflamação, assim como outras doenças, como herpes simples e zoster, diabetes, alguns tipos de câncer, doenças autoimunes e hereditárias.

Sintomas mais comuns da inflamação no nervo ciático

Os sintomas da inflamação no nervo ciático podem variar bastante, mas geralmente a pessoa com o problema perceberá:

  • Dor que começa na lombar e segue para a área superior da coxa;
  • Perda de força muscular na perna;
  • Dormência;
  • Formigamento;
  • Sensação de choque ou agulhas na região;
  • Diminuição da sensibilidade;
  • Dificuldade de ficar muito tempo parado.

Como tratar a dor no nervo ciático depois do diagnóstico?

O diagnóstico da inflamação no nervo ciático é feita com uma análise do histórico do paciente e um exame clínico para entender onde está o incômodo. O médico pode solicitar exames de imagem para confirmar a suspeita e determinar o melhor caminho para tratamento, que vai agir na raiz do problema.

As formas mais comuns de cuidar da inflamação incluem medicação e anti-inflamatórios para aliviar a dor. Fisioterapia, massagens específicas, mudanças na alimentação e prática de exercícios físicos também podem ser recomendadas como parte do tratamento. Além de tratar a inflamação, essas medidas buscam prevenir novas crises no futuro. Em casos mais avançados, há a opção cirúrgica, mas só é recomendada quando as outras alternativas não surtiram efeito. Ao perceber qualquer sinal do problema, marque uma consulta com o seu médico de confiança.

Últimas novidades

Como funciona a vacina contra HPV?

Saúde

Como funciona a vacina contra HPV?

A vacina contra HPV (Papilomavírus Humano) é uma das formas mais eficazes de prevenir a infecção, que pode ter vários tipos e níveis de gravidade. A transmissão ocorre pelo contato sexual ou de mãe para filho e pode atingir pele e mucosas. Além disso, algumas versões do vírus são agentes causadores de diversos cânceres, incluindo o do colo de útero - que, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 290 milhões de mulheres no mundo inteiro. A vacina tem uma ação preventiva contra os tipos mais comuns da infecção e pode ser administrada ainda na adolescência.

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

Emergência

Acidente Vascular Cerebral: o que é, causas e como prevenir

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma dos problemas mais comuns no mundo inteiro. Também conhecido com derrame cerebral, ele acontece por causas variadas e pode levar à morte - ou provocar consequências graves que afetam toda a vida do paciente. A junção de alguns sintomas ajudam a identificar o problema, que precisa de um atendimento médico imediato. O AVC ainda é cercado de mitos e dúvidas, mas uma coisa é certa: o problema pode ser evitado com atitudes simples no dia a dia.

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

Terapias

4 benefícios cientificamente comprovados da meditação

A meditação é um método milenar associado à saúde e ao bem-estar físico e mental. Não se sabe ao certo quando ou onde surgiu, já que a prática acompanha a humanidade desde os seus primórdios, mas uma coisa é certa: a meditação tem ganhado mais popularidade e, inclusive, é indicada no tratamento de diversos transtornos. O método pode ser resumido como um treinamento da mente para esvaziar ou redirecionar os pensamentos. Na prática, é muito mais do que isso e a ciência pode comprovar. Veja abaixo 4 benefícios da meditação com respaldo científico!

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Alimentação saudável

Vegetarianismo: o que você precisa considerar antes de fazer a transição?

Causa animal, saúde, cuidado com o meio ambiente ou consumo consciente: as motivações para uma pessoa se tornar vegetariana são muitas. O vegetarianismo consiste, basicamente, em não consumir produtos de origem animal (carnes, laticínios e ovos), com algumas variações. Uma pesquisa divulgada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), em abril de 2018, mostrou o crescimento da prática no país: cerca de 14% dos brasileiros se consideram vegetarianos, um aumento de 75% em comparação a 2012. Não há contraindicação para esse tipo de dieta, mas é necessário que você faça um acompanhamento médico para adequar a alimentação sem prejudicar a sua saúde.

Ver mais