Voltar para home page
Bem-estar

Dores nas costas: quais são as causas mais comuns?

As dores nas costas podem ter diferentes origens. Entenda!

As dores nas costas podem ter diferentes origens. Entenda!

Estima-se que ao menos uma vez na vida cada pessoa do mundo vai ter dor nas costas. É um problema que pode afetar a rotina, o humor, a qualidade de vida e até mesmo o trabalho. Em geral, as dores têm origem em algum problema na coluna vertebral, nos músculos nos nervos das costas. Mas, elas também podem ser sintomas de outras doenças e estar relacionadas a outras partes do corpo, como cólicas renais ou ovariana, infecções e etc. As dores nas costas podem ser divididas em três tipos mais frequentes: as dores que afetam a região lombar, torácica e cervical. Confira quais as causas mais comuns e como evitar essas dores!

Sedentarismo pode causar dor na lombar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na lombar é a maior causa de incapacitação e o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho no mundo. É uma condição que pode atingir aproximadamente 65% das pessoa. O estilo de vida, especialmente o sedentarismo, é um dos principais fatores determinantes para o surgimento das dores na região.

Para evitar esse problema, é recomendado fazer ao menos 30 minutos de exercícios físicos todos os dias. Mas, é importante não exagerar, as dores nas costas durante a prática podem ser um sinal de que o seu corpo não está preparado e, nesses casos, o melhor é pedir para que um especialista reavalie o melhor tipo de exercício para você. Vale lembrar que os alongamentos são fundamentais para evitar traumas e que o quadro se agrave.

Postura e posição de dormir inadequadas podem gerar dores

Uma das causas mais comuns da dor na cervical é a má postura. O uso de computadores e smartphones são os grandes causadores das dores nessa região, principalmente para aquelas pessoas que ficam grandes períodos de tempo em uma mesma posição. O ideal é que o pescoço fique sempre que possível em uma posição neutra, por isso é indicado ajustar a cadeira para evitar que o pescoço fique curvado para frente ou para trás.

A posição de dormir e o hábito de ler na cama também podem gerar problemas na cervical. Nesses casos, as dores podem ser evitadas trocando o travesseiro para que o pescoço não faça um ângulo muito alto em relação à coluna.

Sobrecarga muscular e situações de estresse também podem causar dores

As dores torácicas que afetam as costas podem ter origem em órgãos que irradiam a dor para a região, problemas vertebrais e tensões musculares. Os esforços musculares intensos, movimentos repetitivos e situações de estresse emocional são as principais fatores causadores de tensão nesta área do corpo. Por isso, é indicado praticar exercícios mais leves e adotar um estilo de vida mais tranquilo.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais