Voltar para home page
Bem-estar

Dores nas costas: quais são as causas mais comuns?

As dores nas costas podem ter diferentes origens. Entenda!

As dores nas costas podem ter diferentes origens. Entenda!

Estima-se que ao menos uma vez na vida cada pessoa do mundo vai ter dor nas costas. É um problema que pode afetar a rotina, o humor, a qualidade de vida e até mesmo o trabalho. Em geral, as dores têm origem em algum problema na coluna vertebral, nos músculos nos nervos das costas. Mas, elas também podem ser sintomas de outras doenças e estar relacionadas a outras partes do corpo, como cólicas renais ou ovariana, infecções e etc. As dores nas costas podem ser divididas em três tipos mais frequentes: as dores que afetam a região lombar, torácica e cervical. Confira quais as causas mais comuns e como evitar essas dores!

Sedentarismo pode causar dor na lombar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na lombar é a maior causa de incapacitação e o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho no mundo. É uma condição que pode atingir aproximadamente 65% das pessoa. O estilo de vida, especialmente o sedentarismo, é um dos principais fatores determinantes para o surgimento das dores na região.

Para evitar esse problema, é recomendado fazer ao menos 30 minutos de exercícios físicos todos os dias. Mas, é importante não exagerar, as dores nas costas durante a prática podem ser um sinal de que o seu corpo não está preparado e, nesses casos, o melhor é pedir para que um especialista reavalie o melhor tipo de exercício para você. Vale lembrar que os alongamentos são fundamentais para evitar traumas e que o quadro se agrave.

Postura e posição de dormir inadequadas podem gerar dores

Uma das causas mais comuns da dor na cervical é a má postura. O uso de computadores e smartphones são os grandes causadores das dores nessa região, principalmente para aquelas pessoas que ficam grandes períodos de tempo em uma mesma posição. O ideal é que o pescoço fique sempre que possível em uma posição neutra, por isso é indicado ajustar a cadeira para evitar que o pescoço fique curvado para frente ou para trás.

A posição de dormir e o hábito de ler na cama também podem gerar problemas na cervical. Nesses casos, as dores podem ser evitadas trocando o travesseiro para que o pescoço não faça um ângulo muito alto em relação à coluna.

Sobrecarga muscular e situações de estresse também podem causar dores

As dores torácicas que afetam as costas podem ter origem em órgãos que irradiam a dor para a região, problemas vertebrais e tensões musculares. Os esforços musculares intensos, movimentos repetitivos e situações de estresse emocional são as principais fatores causadores de tensão nesta área do corpo. Por isso, é indicado praticar exercícios mais leves e adotar um estilo de vida mais tranquilo.

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais