Voltar para home page
Bem-estar

Dores nas costas: quais são as causas mais comuns?

As dores nas costas podem ter diferentes origens. Entenda!

As dores nas costas podem ter diferentes origens. Entenda!

Estima-se que ao menos uma vez na vida cada pessoa do mundo vai ter dor nas costas. É um problema que pode afetar a rotina, o humor, a qualidade de vida e até mesmo o trabalho. Em geral, as dores têm origem em algum problema na coluna vertebral, nos músculos nos nervos das costas. Mas, elas também podem ser sintomas de outras doenças e estar relacionadas a outras partes do corpo, como cólicas renais ou ovariana, infecções e etc. As dores nas costas podem ser divididas em três tipos mais frequentes: as dores que afetam a região lombar, torácica e cervical. Confira quais as causas mais comuns e como evitar essas dores!

Sedentarismo pode causar dor na lombar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na lombar é a maior causa de incapacitação e o segundo motivo mais comum de faltas ao trabalho no mundo. É uma condição que pode atingir aproximadamente 65% das pessoa. O estilo de vida, especialmente o sedentarismo, é um dos principais fatores determinantes para o surgimento das dores na região.

Para evitar esse problema, é recomendado fazer ao menos 30 minutos de exercícios físicos todos os dias. Mas, é importante não exagerar, as dores nas costas durante a prática podem ser um sinal de que o seu corpo não está preparado e, nesses casos, o melhor é pedir para que um especialista reavalie o melhor tipo de exercício para você. Vale lembrar que os alongamentos são fundamentais para evitar traumas e que o quadro se agrave.

Postura e posição de dormir inadequadas podem gerar dores

Uma das causas mais comuns da dor na cervical é a má postura. O uso de computadores e smartphones são os grandes causadores das dores nessa região, principalmente para aquelas pessoas que ficam grandes períodos de tempo em uma mesma posição. O ideal é que o pescoço fique sempre que possível em uma posição neutra, por isso é indicado ajustar a cadeira para evitar que o pescoço fique curvado para frente ou para trás.

A posição de dormir e o hábito de ler na cama também podem gerar problemas na cervical. Nesses casos, as dores podem ser evitadas trocando o travesseiro para que o pescoço não faça um ângulo muito alto em relação à coluna.

Sobrecarga muscular e situações de estresse também podem causar dores

As dores torácicas que afetam as costas podem ter origem em órgãos que irradiam a dor para a região, problemas vertebrais e tensões musculares. Os esforços musculares intensos, movimentos repetitivos e situações de estresse emocional são as principais fatores causadores de tensão nesta área do corpo. Por isso, é indicado praticar exercícios mais leves e adotar um estilo de vida mais tranquilo.

Últimas novidades

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Exercício físico

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Fazer atividade física sempre foi importante - e isso não é segredo para ninguém. Durante a pandemia do coronavírus, a população teve que ajustar sua rotina de exercícios para uma nova realidade. As academias ficaram fechadas por um tempo e algumas pessoas ainda não se sentem seguras para correr ou fazer qualquer outra atividade nas ruas.

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

Ver mais