Voltar para home page
Saúde

É seguro frequentar praias durante a pandemia da Covid-19? Quais os cuidados?

Como tornar o passeio à praia mais seguro em tempos de pandemia?

Como tornar o passeio à praia mais seguro em tempos de pandemia?

A pandemia do coronavírus mudou drasticamente a rotina de todos. Novos hábitos tiveram que ser adotados; enquanto outros, adaptados. Para quem gosta de aproveitar os fins de semana e feriados para ir à praia, os primeiros meses de isolamento social foram difíceis. Mas com a flexibilização da quarentena, os brasileiros estão retornando alguns hábitos pouco a pouco, e visitar a praia é um deles. No entanto, muitos ainda se sentem inseguros com isso, e não é por menos: é importante pensar nos riscos e cuidados necessários antes de voltar a frequentar lugares assim. A seguir, destacamos as principais recomendações para frequentar praias com segurança durante a pandemia da Covid-19.

Praia: risco de contaminação é menor se banhistas respeitarem as medidas de segurança

Como se sabe, a transmissão do coronavírus pode acontecer de diferentes formas: desde um simples aperto de mão até o compartilhamento de objetos - além, claro, da proximidade com pessoas infectadas. Locais fechados, como restaurantes, academias, transportes públicos e até mesmo supermercados, são os mais arriscados para a propagação do vírus, mas até mesmo ambientes abertos, como a praia, também precisam de certos cuidados. Portanto, ao decidir voltar a frequentá-la, é imprescindível seguir as medidas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde: a máscara é um item obrigatório durante todo o passeio, e o distanciamento social deve se manter presente em todo o momento. Caso contrário, não é possível conter o risco.

Evitar aglomerações e contato físico está na lista de cuidados contra a Covid-19

Praia lotada nem pensar! A melhor maneira de proteger a si mesmo e aos outros é fugindo de possíveis aglomerações. Portanto, se a vontade de ir à praia está muito grande, a opção mais segura é procurar por regiões que não fiquem muito cheias normalmente, e, se começar a ter muita movimentação no local, não hesite em ir embora. Além do mais, vale lembrar que o distanciamento social de pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas é outra medida extremamente necessária para prevenir a Covid-19.

As escolhas de horário e transporte também influenciam no risco de contaminação da doença

O melhor horário para ir à praia é no início da manhã ou no final da tarde, que são momentos em que o local provavelmente não vai estar tão cheio. Evitar os horários de pico é fundamental, já que a possibilidade de ter algum tipo de aglomeração entre 10h e 16h é muito maior. Outro fator importante é se atentar quanto ao meio de transporte para chegar ao seu destino: os transportes públicos são uma opção muito arriscada e com alto nível de contaminação. Portanto, vale a pena buscar por alternativas privadas e que garantem maior segurança.

Máscara, álcool em gel e objetos que não podem faltar na bolsa

Para quem está planejando uma visita à praia, o ideal é organizar tudo com certa antecedência para não esquecer de nada. Alguns itens, como a máscara e o álcool em gel, são essenciais para manter os cuidados contra a Covid-19. Além disso, lenços umedecidos e toalha própria são acessórios que não podem faltar. Biscoitos e comidas para uso próprio também podem ser úteis, dependendo do tempo que se pretende passar na praia - vale destacar que o ideal é não ficar no ambiente por longas horas, principalmente se outras pessoas estiverem frequentando o mesmo espaço. E lembre-se: em hipótese alguma compartilhe nenhum de seus objetos com outras pessoas.

Últimas novidades

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

Ver mais