Voltar para home page
Saúde

É seguro frequentar praias durante a pandemia da Covid-19? Quais os cuidados?

Como tornar o passeio à praia mais seguro em tempos de pandemia?

Como tornar o passeio à praia mais seguro em tempos de pandemia?

A pandemia do coronavírus mudou drasticamente a rotina de todos. Novos hábitos tiveram que ser adotados; enquanto outros, adaptados. Para quem gosta de aproveitar os fins de semana e feriados para ir à praia, os primeiros meses de isolamento social foram difíceis. Mas com a flexibilização da quarentena, os brasileiros estão retornando alguns hábitos pouco a pouco, e visitar a praia é um deles. No entanto, muitos ainda se sentem inseguros com isso, e não é por menos: é importante pensar nos riscos e cuidados necessários antes de voltar a frequentar lugares assim. A seguir, destacamos as principais recomendações para frequentar praias com segurança durante a pandemia da Covid-19.

Praia: risco de contaminação é menor se banhistas respeitarem as medidas de segurança

Como se sabe, a transmissão do coronavírus pode acontecer de diferentes formas: desde um simples aperto de mão até o compartilhamento de objetos - além, claro, da proximidade com pessoas infectadas. Locais fechados, como restaurantes, academias, transportes públicos e até mesmo supermercados, são os mais arriscados para a propagação do vírus, mas até mesmo ambientes abertos, como a praia, também precisam de certos cuidados. Portanto, ao decidir voltar a frequentá-la, é imprescindível seguir as medidas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde: a máscara é um item obrigatório durante todo o passeio, e o distanciamento social deve se manter presente em todo o momento. Caso contrário, não é possível conter o risco.

Evitar aglomerações e contato físico está na lista de cuidados contra a Covid-19

Praia lotada nem pensar! A melhor maneira de proteger a si mesmo e aos outros é fugindo de possíveis aglomerações. Portanto, se a vontade de ir à praia está muito grande, a opção mais segura é procurar por regiões que não fiquem muito cheias normalmente, e, se começar a ter muita movimentação no local, não hesite em ir embora. Além do mais, vale lembrar que o distanciamento social de pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas é outra medida extremamente necessária para prevenir a Covid-19.

As escolhas de horário e transporte também influenciam no risco de contaminação da doença

O melhor horário para ir à praia é no início da manhã ou no final da tarde, que são momentos em que o local provavelmente não vai estar tão cheio. Evitar os horários de pico é fundamental, já que a possibilidade de ter algum tipo de aglomeração entre 10h e 16h é muito maior. Outro fator importante é se atentar quanto ao meio de transporte para chegar ao seu destino: os transportes públicos são uma opção muito arriscada e com alto nível de contaminação. Portanto, vale a pena buscar por alternativas privadas e que garantem maior segurança.

Máscara, álcool em gel e objetos que não podem faltar na bolsa

Para quem está planejando uma visita à praia, o ideal é organizar tudo com certa antecedência para não esquecer de nada. Alguns itens, como a máscara e o álcool em gel, são essenciais para manter os cuidados contra a Covid-19. Além disso, lenços umedecidos e toalha própria são acessórios que não podem faltar. Biscoitos e comidas para uso próprio também podem ser úteis, dependendo do tempo que se pretende passar na praia - vale destacar que o ideal é não ficar no ambiente por longas horas, principalmente se outras pessoas estiverem frequentando o mesmo espaço. E lembre-se: em hipótese alguma compartilhe nenhum de seus objetos com outras pessoas.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais