Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

Afinal, como funciona o sistema linfático?

Em primeiro lugar, é necessário entender o que é a linfa: trata-se de um líquido esbranquiçado que circula dentro dos vasos linfáticos composto por leucócitos (glóbulos brancos) e linfócitos, que são as células responsáveis pela defesa e imunidade do corpo. A linfa, por sua vez, é transportada pelos vasos linfáticos até chegar aos linfonodos, onde ela é filtrada. Durante esse processo, toda e qualquer substância “estranha” que esteja contida na linfa é eliminada, como os vírus e as bactérias.

Anatomia do sistema linfático: conheça os órgãos desse complexo sistema

Os tecidos linfáticos podem ser encontrados em diferentes parte do corpo humano. O baço, por exemplo, é um dos principais órgãos desse sistema e fica localizado na parte superior esquerda do abdômen. Ele cumpre um papel muito importante, sendo responsável pela filtragem do sangue e também pelo armazenamento dos linfócitos, funcionando como uma espécie de “banco de sangue” para situações de emergência.

A medula óssea é outro órgão essencial, pois é lá que acontece a produção de novas células sanguíneas, inclusive alguns linfócitos. Já o timo é uma glândula que fica na região do tórax e desempenha a função de desenvolver e multiplicar os linfócitos T que vieram da medula óssea para, enfim, distribuí-los pelos tecidos linfáticos, onde eles são ativados para aumentar a resposta imune do organismo. Os linfonodos, como já foi dito, são os órgãos que limpam a linfa e estão espalhados por diversas partes do corpo, como tórax, abdômen e pelve.

Doenças como o câncer e a elefantíase podem afetar o sistema linfático

É importante ter atenção com a saúde em geral, pois o desenvolvimento de algumas doenças pode provocar alterações no funcionamento do sistema linfático. Uma delas é o câncer, que pode ser de dois tipos: linfoma e leucemia. No primeiro caso, o crescimento descontrolado de linfócitos acaba desencadeando o tumor e “contaminando” o sistema linfático. Já no caso da leucemia, os glóbulos brancos (leucócitos) é que são afetados, resultando em um acúmulo de células doentes na medula óssea. Além dessas, outras doenças também podem afetar esse sistema, como é o caso da elefantíase e do linfedema.