Escutar música alta pode comprometer a audição?

Pessoa Escutando musica e cantando

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Quais são os riscos de escutar música alta?

A exposição a diversos tipos de ruídos e barulhos do dia a dia geralmente não são suficientes para causar problemas auditivos, mas quando uma pessoa é acostumada a escutar música alta com frequência e por um período de tempo prolongado, os riscos começam a aparecer. A explicação para isso é bastante simples: o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 decibéis (dB), mas quando ouvimos música com um volume exagerado – seja com um fone de ouvido ou não -, a intensidade sonora é muito superior a isso, podendo chegar a mais de 100 dB, dependendo do aparelho. De uma maneira geral, o ouvido humano é capaz de tolerar intensidades sonoras de até 85 dB por dia, em um intervalo de até 8 horas, sem gerar grandes danos à audição.

O uso de fones de ouvido contribui para a piora da audição

A maioria das pessoas utiliza os fones de ouvido para ouvir música, mas é importante ter muita atenção ao volume do aparelho para não comprometer a função auditiva a longo prazo. Esses acessórios de fato oferecem maior praticidade ao usuário, mas conforme o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) alerta, o uso frequente de fones de ouvido para escutar música alta contribui para o desenvolvimento de problemas de audição.

Diferente dos músicos, que utilizam os fones com protetores auditivos, os jovens não têm esse mesmo cuidado. Na verdade, eles gostam mesmo é de aumentar o volume para fugir de qualquer contato com o mundo externo, o que pode ser bastante prejudicial. Mas se um simples rádio é capaz de atingir 85 dB e já pode causar estrago na audição de uma pessoa com o decorrer do tempo, quando esse som é tocado diretamente no canal auditivo por meio dos fones, o efeito é ainda mais intenso.

Alguns cuidados são necessários para prevenir a perda auditiva

De acordo com a OMS, mais de 5% da população mundial têm algum tipo de deficiência auditiva – cerca de 432 milhões de adultos e 34 milhões de crianças. Isso causa um impacto enorme na qualidade de vida dos pacientes, e por isso é importante buscar formas de prevenir esse tipo de problema.

Para o alívio de muitos, não é necessário abandonar os fones de ouvido, mas é importante monitorar o volume das músicas e limitar o uso desses dispositivos, evitando a frequência exagerada. Além disso, dormir com a música ligada é algo que está fora de cogitação. Procure usufruir melhor dos momentos de silêncio, e não esqueça de procurar a ajuda de um profissional caso haja qualquer suspeita de perda auditiva. Essa é a melhor forma de não deixar que o problema evolua e cause ainda mais danos ao aparelho auditivo.