Voltar para home page
Saúde

Exames de imagem podem causar câncer? Entenda os perigos invisíveis associados a esses pedidos

O uso de algumas tecnologias de exames de imagem podem oferecer riscos à saúde

O uso de algumas tecnologias de exames de imagem podem oferecer riscos à saúde

Ao precisar de apoio para confirmar um diagnóstico ou para realizar um procedimento específico, muitas vezes os médicos pedem um exame mais avançado e preciso, como, por exemplo, uma tomografia computadorizada ou uma cintilografia. A possibilidade de obter imagens claras e mais detalhadas de órgãos representa o avanço da tecnologia na medicina. No entanto, o uso dessas tecnologias deve ser muito bem avaliado, já que pode trazer alguns riscos à saúde. Confira a matéria e conheça os riscos associados a esses procedimentos!

Os perigos da radiação

Os exames de diagnóstico por imagem, como radiografia, cintilografia, cateterismo e, principalmente, tomografia, estão entre os que utilizam radiação ionizante, que é a mesma emitida numa explosão nuclear. A exposição a doses elevadas de radiação pode causar diversos danos ao paciente, incluindo a modificação na estrutura do DNA da célula, levando a mutações que podem originar um câncer.

Quais tomografias oferecem mais riscos ao paciente?

Alguns tecidos são mais sensíveis à radiação do que outros, e podem ser mais favoráveis a desenvolver câncer. Tomografia de abdômen, pelve, tórax, crânio e vasos sanguíneos são os exames que oferecem um maior risco à saúde do paciente.

Mas, afinal, exames de imagem são seguros?

Os exames de imagem são considerados seguros desde que sejam utilizados de forma racional e dentro dos limites recomendados de exposição à radiação. O problema é que, no Brasil, esses exames têm sido pedidos com uma frequência muito alta - segundo a ANS (Associação Nacional de Saúde), a média anual de ressonâncias magnéticas é de 52 por mil habitantes em 35 das nações mais desenvolvidas do mundo, enquanto, no Brasil, o número é de 149 a cada mil. Quanto às tomografias realizadas pelos planos de saúde em 2016, a média aponta 120 para mil habitantes nas nações da OCDE; já no Brasil, são os mesmos 149 para mil beneficiários.

Mesmo que a dose de radioatividade de cada exame seja pequena, o efeito desse tipo de radiação no organismo é cumulativo, portanto, pode trazer riscos futuros à saúde caso a frequência de realização seja alta. Por isso, a dica é se submeter a esse tipo de exame apenas quando for estritamente necessário (conforme protocolos definidos para confirmação diagnóstica e programação de tratamento).

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais