Exames de imagem: radiografia, mamografia… Conheça os principais tipos e as diferenças entre eles

Doutores verificando resultados de exameSem sombra de dúvidas, os exames de imagem são os que mais avançam em tecnologia e modernidade. São diversas as modalidades de diagnósticos, cada um com as suas características, benefícios e desvantagens. Existem aqueles que utilizam raio-X, aqueles que não contam com nenhuma radiação e vários outros. Para esclarecer os diferentes tipos, o Cuidados Mil separou os principais. Confira!

Radiografia convencional

Um dos exames mais utilizados para diagnósticos médicos e odontológicos, a radiografia é usada para examinar principalmente estruturas ósseas, tórax e abdômen. As principais vantagens deste exame são o baixo custo do equipamento, podendo ser adquirido até pelos menores centros de saúde, a sua rapidez para obter imagens e a possibilidade de uma versão portátil.

Existem dois tipos radiografia: a convencional e a contratada. Na primeira, o procedimento é feito em equipamentos portáteis e fixos de grande potência e, por isso, não é recomendado para gestantes até o terceiro mês de gravidez. Já na segunda, o exame tem a finalidade de detalhar os tecidos e o contorno articular, sendo feito depois da injeção de substâncias radiopacas ou ar dentro da cavidade examinada.

Mamografia

Considerada a melhor técnica para o diagnóstico de câncer de mama, a mamografia é uma radiografia em que a imagem produzida ajuda a identificar alterações, como pequenos nódulos, muitas vezes não-palpáveis. A técnica para a obtenção de imagem é feita por emissão de raios-X, mas, por conter um elemento químico chamado molibdênio, se difere da radiografia convencional. Aliás, é esse elemento que permite a formação de imagens com um contraste melhor, para diferenciar a mama dos tecidos próximos à região.

Densitometria óssea

Esse processo permite fazer exames de corpo inteiro, diagnosticando e monitorando as alterações ósseas em relação ao volume e a densidade. A densitometria óssea é usada para identificar se existe ou não redução da massa óssea, verificando se há perda e o quanto foi perdido. É uma avaliação computadorizada dos dados, que aponta o risco do paciente evoluir para alterações ósseas graves.

Tomografia computadorizada

Através de imagens reconstruídas pelo computador, a tomografia pode diagnosticar distúrbios musculares, como um coágulo sanguíneo, detectar e monitorar doenças e condições como câncer, orientar em cirurgias, biópsias e radioterapia, entre outros. O exame de tomografia é feito por um técnico de radiologia e depois analisado por um médico. A duração do exame pode variar de acordo com a área examinada, a idade do paciente, a capacidade de se manter imóvel durante o exame e o equipamento utilizado, mas o tempo varia entre 30 e 50 minutos.

Ressonância magnética

A RM é um exame relativamente novo, que permite ao médico radiologista examinar e diagnosticar doenças em diferentes partes do corpo humano. É uma modalidade que não faz uso da radiação ionizante, e sim, de uma radiofrequência em conjunto com o magnetismo. Por permitir imagens de qualquer parte do corpo, a ressonância pode detectar casos de aneurismas, derrames, tumores, tendinite, doenças cardíacas, malformações, entre outras. Na hora do exame, o paciente não pode estar usando objetos de metais, como relógios, brincos e colares. Se a pessoa tiver marca-passo, pinos ósseos ou implantes com metais, o médico responsável e o técnico que fará o exame devem ser avisados.

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um método de diagnóstico que permite visualizar as estruturas internas do organismo. Através de ondas sonoras de alta frequência, possibilita um diagnóstico preciso mas sem riscos à saúde do paciente. Sendo um dos exames de imagem mais usados, ela ajuda a identificar doenças no útero, trompas, ovários e outros órgãos, visualizar as estruturas dos músculos, articulações e tendões, entre outras.