Exercícios físicos: como se manter fisicamente ativo depois de 1 ano de pandemia?

A pandemia do coronavírus mudou a rotina da maioria das pessoas. Todas essas mudanças podem resultar em falta de disposição e uma vida mais sedentária. Entretanto, os exercícios físicos são muito importantes para o bem-estar do ser humano. Por isso, é necessário se manter fisicamente ativo, mesmo que seja difícil. Mas como fazer isso depois de um ano de pandemia? Reunimos algumas dicas para te ajudar nessa missão. Confira!

Por que é importante se manter fisicamente ativo durante a pandemia?

As atividades físicas são essenciais e contribuem de diversas formas para a saúde e bem-estar. Manter-se fisicamente ativo ajuda a prevenir doenças crônicas como câncer, diabetes, obesidade e problemas no coração. Fazer exercícios físicos ainda auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, favorecendo um bom estado geral de saúde. E não para por aí: as atividades físicas proporcionam prazer e relaxamento, fazendo muito bem para a saúde mental do indivíduo. Por isso, se manter fisicamente ativo mesmo durante a pandemia é muito importante e ajuda a se manter bem mesmo em situações onde o isolamento social é necessário.

Resista ao sedentarismo e se reinvente na hora de se exercitar em casa

Diante do cenário nada positivo, resistir ao sedentarismo pode ser ainda mais difícil. Já que mesmo antes da pandemia, os exercícios físicos já não faziam parte da vida de muitas pessoas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 47% da população brasileira não pratica o mínimo de exercícios físicos para manter o corpo saudável. A pandemia pode agravar ainda mais essa situação, mas é preciso ter disposição e se reinventar na hora de se exercitar em casa. Regular o sono, apostar em diversas modalidades e ter disciplina são os principais segredos para se motivar a se exercitar.

Se preparar para iniciar a jornada de atividades em casa como se estivesse indo para um dia de aula também pode ajudar muito na hora de se motivar. Por isso, hidrate-se, use roupas leves e tente manter uma alimentação saudável. A recomendação de tempo ideal para os exercícios físicos é de cerca de 30 minutos por dia, em intensidade moderada. Caso você não esteja conseguindo se dedicar tanto, não desista. Lembre-se que qualquer tempo dedicado é melhor que nenhum exercício.

O que fazer de diferente para se exercitar na pandemia?

Se reinventar pode ser um dos segredos para se manter fisicamente ativo na pandemia. Pensar em exercícios diferentes pode fazer com que você fique mais motivado. Veja algumas opções para testar:

Dança: essa excelente atividade física aeróbica melhora a disposição para atividades do dia a dia e proporciona ao praticante força muscular. Independente da modalidade de dança, você pode utilizar vídeos na internet para imitar os passos e coreografias em casa.

Exercícios de alongamento: eles são ótimos para reduzir os níveis de estresse ocupacional. O alongamento é um grande aliado do seu dia e vai ajudar a evitar dores em regiões do corpo como lombar e cervical.

Academia online: mesmo que muitas unidades de academia estejam fechadas por medidas de saúde. Muitos profissionais de Educação Física têm oferecido aulas remotas com preços acessíveis e essa pode ser uma ótima opção para ter mais responsabilidade na hora de praticar exercícios físicos em casa.

Independente daquilo que você escolher praticar, procure se movimentar minimamente fazendo alguma tarefa ativa. Ter o auxílio de um profissional de Educação Física é o ideal para prescrever a melhor estratégia de atividades físicas para seu condicionamento.