Férias na pandemia: veja 5 atividades lúdicas para fazer com as crianças dentro de casa

Pai brincando com filhosA pandemia do coronavírus mudou a rotina de toda a população, inclusive das crianças. Elas tiveram que se adaptar com aulas em casa, distância dos amigos e presença constante dos pais por perto, além de não poderem mais sair com regularidade. Com certeza é uma realidade que pode ter confundido a cabeça dos pequenos, em especial no período de férias. No entanto, por mais que seja um período totalmente diferente, existem muitas atividades que podem ser feitas dentro de casa para não deixar as crianças entediadas e ainda fazer com que se mantenham ativas. Veja abaixo a lista com 5 atividades lúdicas para animar as crianças, seja numa casa com quintal ou apartamento.

1. Uma cabana no quintal ou na sala vai fazer a imaginação da criança fluir

Acampar seria uma ótima ideia para as férias da criançada, mas já que não é recomendado sair, por que não montar o acampamento dentro de casa? Montar uma cabaninha com lençóis, cobertores, cangas e almofadas na sala de casa pode ser muito divertido. Você pode fazer com que a imaginação flua e construir um castelo ou até mesmo uma toca com os objetos da casa. Na parte da noite, invista em uma iluminação mais baixa para criar um “clima” de floresta. Isso pode ser muito divertido e ainda fará com que a criança saia um pouco da rotina monótona das férias dentro de casa.

2. Faça um piquenique dentro de casa

Não existe nada que combine com as férias do que um piquenique no parque da cidade. Mas nada te impede de fazer isso dentro de casa mesmo! Separe uma toalha colorida e coloque frutas, sucos naturais e snacks para as crianças experimentarem – inclusive, elas podem participar do processo de preparação dos lanches. Você pode ainda aproveitar para unir a ideia do acampamento com o piquenique. Os pequenos com certeza vão se divertir mesmo.

3. Aulas de origami vão estimular a cognição da criança

O origami pode ser um ótimo divertimento para as crianças dentro de casa. Para colocar a atividade em prática, é possível utilizar materiais que geralmente já temos em casa, como jornais, folhas de revista, papel sulfite, cartolina, entre outros Caso você não saiba muito bem como conduzir as aulas, é possível encontrar vários tutoriais com passo a passo na internet. O origami é uma ótima maneira de envolver toda a família e estreitar laços. A brincadeira é mais indicada para crianças a partir de 7 anos, pois necessita de maior coordenação motora e ainda estimula a cognição.

4. Que tal envolver toda a família na montagem de um quebra-cabeças gigante?

O quebra-cabeça é um passatempo para crianças e adultos há muito tempo. A nossa dica é investir em um quebra-cabeça gigante para montar com toda a família. A criança terá um tempo de qualidade e ainda se sentirá desafiada, aprendendo a lidar com a paciência e trabalhos em equipe.

5. Contação de histórias: uma viagem dentro de casa

A boa e velha contação de histórias poderá levar as crianças para qualquer lugar do mundo (e às vezes até outros universos) sem sair de casa. Escolha livros indicados para a faixa-etária da criança ou explore a criatividade e deixe a imaginação fluir inventando sua própria história. O uso de bichinhos de pelúcia ou fantoches são boas táticas para deixar a história mais atrativa ainda para a criança.