Voltar para home page
Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

O formigamento nas mãos pode ser tanto um problema de circulação quanto algo mais grave, como um AVC

O formigamento nas mãos pode ser tanto um problema de circulação quanto algo mais grave, como um AVC

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário. Descubra abaixo 5 possíveis causas para que esse incômodo aconteça e o que fazer em cada um deles.

1) Má circulação

A principal causa da maioria dos formigamentos em qualquer parte do corpo, incluindo as mãos, é a dificuldade de circulação sanguínea. Por isso é normal a sensação de dormência e formigamento quando deitamos em cima do braço, por exemplo, bloqueando a circulação do local. Se a sensação for constante, luvas de compressão podem ajudar, mas em todo caso é importante buscar atendimento médico para verificar as causas corretas e o tratamento indicado para o seu caso.

2) Síndrome do túnel do carpo

A Síndrome do túnel do carpo é outra causa muito comum do formigamento nas mãos. Caracteriza-se pela compressão do nervo mediano, localizado na palma da mão, até o punho, causando a sensação de dormência e formigamento. A síndrome piora essas sensações à noite e faz com que a pessoa tenha dificuldade de pegar objetos e fechar as mãos. Pode ocorrer inchaço nos dedos também. A síndrome do túnel do carpo costuma causar muito incômodo e pode ser tratada por meio de fisioterapia específica e exercícios que ajudam a fortalecer e descomprimir o nervo. Em todo caso, a cura só é possível com uma intervenção cirúrgica.

3) Deficiência de vitaminas

A falta de nutrientes parece inofensiva, mas pode causar sintomas muito incômodos. A deficiência de vitaminas do complexo B (B1, B2, B12, B6) e da vitamina E no corpo pode ocasionar o formigamento nas mãos - e em diversas partes do corpo. Outros sintomas, como hipersensibilidade na pele, irritabilidade e fadiga também são comuns. Felizmente, se esse for o motivo da sensação de formigamento, ele pode ser facilmente resolvido com uma mudança na alimentação.

4) Hiperglicemia

A diabetes é uma doença silenciosa e difícil de ser diagnosticada, a não ser quando há um pico hiperglicêmico, que é quando as taxas de glicose no sangue estão exacerbadas. A hiperglicemia pode causar alguns sintomas comuns e um deles é o formigamento das mãos. O quadro é causado por lesões nos nervos atingidos pela glicose alta. Nesse caso, o ideal é consultar um endocrinologista, para fazer os exames diagnósticos e orientar o melhor tratamento.

5) Acidente Vascular Cerebral

Em situações mais graves, o formigamento em uma das mãos pode significar o início de um AVC. O sintoma costuma ser acompanhado de dificuldade para falar, perda de equilíbrio e força e dormência em um lado do corpo. Se esse for o seu caso, é imprescindível acionar a emergência imediatamente: o AVC necessita de socorro imediato.

Últimas novidades

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

Saúde

Câncer de ovário: causas, como identificar e tratamentos

O câncer de ovário é difícil de ser diagnosticado, sendo a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Esse tipo de câncer é o mais letal entre os cânceres ginecológicos. Mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário demora a apresentar sintomas, o que resulta no diagnóstico tardio. Estima-se que cerca de 75% dos casos são diagnosticados quando a doença já está avançada.

Como manter a diabetes controlada?

Saúde

Como manter a diabetes controlada?

A diabetes é uma doença metabólica em que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de insulina, hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. Com a falta da substância, o paciente diabético sofre com o aumento do nível de glicose na corrente sanguínea, que é o que chamamos de hiperglicemia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 9 milhões de pessoas têm diabetes, e infelizmente esse é um número que só cresce a cada ano. Então, o que fazer para manter a diabetes controlada? Separamos algumas dicas que podem ajudar no problema.

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Saúde

Escutar música alta pode comprometer a audição?

Ouvir música é um hábito que faz parte da vida de muita gente. Basta ir às ruas e observar a quantidade de pessoas com fones de ouvido imersos em seu próprio universo para se dar conta de como a música está presente em todo lugar. No entanto, é importante ficar atento ao volume e a frequência desse hábito. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 50% das pessoas entre 12 e 35 anos correm o risco de sofrer perda auditiva por causa da exposição prolongada e excessiva a sons muito altos, o que corresponde a 1,1 bilhão da população.

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Exercício físico

Exercícios físicos na gravidez: qual a importância e os cuidados durante a prática

Quando uma mulher está grávida, surgem muitas dúvidas sobre a realização de atividades físicas durante a gestação e como isso deve ser feito sem prejudicar a saúde da nova mamãe ou do bebê que está a caminho. É importante conversar com o obstetra antes de dar início a essa rotina, mas geralmente os exercícios físicos são bastante benéficos para o desenvolvimento da gestação. Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, quais são os exercícios físicos mais indicados para mulheres grávidas e que cuidados são necessários, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Ver mais