Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Formigamento nas mãos

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário. Descubra abaixo 5 possíveis causas para que esse incômodo aconteça e o que fazer em cada um deles.

1) Má circulação

A principal causa da maioria dos formigamentos em qualquer parte do corpo, incluindo as mãos, é a dificuldade de circulação sanguínea. Por isso é normal a sensação de dormência e formigamento quando deitamos em cima do braço, por exemplo, bloqueando a circulação do local. Se a sensação for constante, luvas de compressão podem ajudar, mas em todo caso é importante buscar atendimento médico para verificar as causas corretas e o tratamento indicado para o seu caso.

2) Síndrome do túnel do carpo

A Síndrome do túnel do carpo é outra causa muito comum do formigamento nas mãos. Caracteriza-se pela compressão do nervo mediano, localizado na palma da mão, até o punho, causando a sensação de dormência e formigamento. A síndrome piora essas sensações à noite e faz com que a pessoa tenha dificuldade de pegar objetos e fechar as mãos. Pode ocorrer inchaço nos dedos também. A síndrome do túnel do carpo costuma causar muito incômodo e pode ser tratada por meio de fisioterapia específica e exercícios que ajudam a fortalecer e descomprimir o nervo. Em todo caso, a cura só é possível com uma intervenção cirúrgica.

3) Deficiência de vitaminas

A falta de nutrientes parece inofensiva, mas pode causar sintomas muito incômodos. A deficiência de vitaminas do complexo B (B1, B2, B12, B6) e da vitamina E no corpo pode ocasionar o formigamento nas mãos – e em diversas partes do corpo. Outros sintomas, como hipersensibilidade na pele, irritabilidade e fadiga também são comuns. Felizmente, se esse for o motivo da sensação de formigamento, ele pode ser facilmente resolvido com uma mudança na alimentação.

4) Hiperglicemia

A diabetes é uma doença silenciosa e difícil de ser diagnosticada, a não ser quando há um pico hiperglicêmico, que é quando as taxas de glicose no sangue estão exacerbadas. A hiperglicemia pode causar alguns sintomas comuns e um deles é o formigamento das mãos. O quadro é causado por lesões nos nervos atingidos pela glicose alta. Nesse caso, o ideal é consultar um endocrinologista, para fazer os exames diagnósticos e orientar o melhor tratamento.

5) Acidente Vascular Cerebral

Em situações mais graves, o formigamento em uma das mãos pode significar o início de um AVC. O sintoma costuma ser acompanhado de dificuldade para falar, perda de equilíbrio e força e dormência em um lado do corpo. Se esse for o seu caso, é imprescindível acionar a emergência imediatamente: o AVC necessita de socorro imediato.