Voltar para home page
Odontologia

Gengiva inflamada: como cuidar e evitar esse tipo de problema?

A gengiva inflamada precisa da sua atenção. Veja como cuidar!

A gengiva inflamada precisa da sua atenção. Veja como cuidar!

A gengiva inflamada é mais comum do que parece: as doenças periodontais são problemas inflamatórios crônicos, de origem infecciosa, e que atacam a região. As duas principais são a gengivite e a periodontite - a primeira, caracterizada pelo sangramento na gengiva, e a segunda, uma progressão da gengivite em que pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

Os principais sintomas da gengivite são a coloração avermelhada da região: a gengiva inchada, sensível e com presença de sangramento. Caso não seja tratada corretamente, essa condição pode evoluir até a perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso) – o que chamamos de periodontite.
Nesse caso, o tratamento precisa começar o quanto antes - ou o paciente pode chegar à perda dos dentes.

Como funciona o tratamento da gengiva inflamada?

Um dos principais fatores que causam essas condições é o acúmulo de placa bacteriana, conhecida como tártaro. Logo, o primeiro passo é eliminar essa camada dos dentes, fazendo uma boa higiene com uso do fio dental.
Além disso, a visita ao periodontista é imprescindível. Ele será capaz de avaliar o problema e indicar qualquer outro procedimento necessário.

Como prevenir as doenças na gengiva?

A melhor maneira de prevenir o aparecimento dessas doenças é escovar muito bem os dentes, três vezes por dia ou após cada refeição, e utilizar o fio dental. Esses cuidados com a higiene bucal são fundamentais também para manter os resultados obtidos no tratamento periodontal.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais