Voltar para home page
Odontologia

Gengiva inflamada: como cuidar e evitar esse tipo de problema?

A gengiva inflamada precisa da sua atenção. Veja como cuidar!

A gengiva inflamada precisa da sua atenção. Veja como cuidar!

A gengiva inflamada é mais comum do que parece: as doenças periodontais são problemas inflamatórios crônicos, de origem infecciosa, e que atacam a região. As duas principais são a gengivite e a periodontite - a primeira, caracterizada pelo sangramento na gengiva, e a segunda, uma progressão da gengivite em que pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

Os principais sintomas da gengivite são a coloração avermelhada da região: a gengiva inchada, sensível e com presença de sangramento. Caso não seja tratada corretamente, essa condição pode evoluir até a perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso) – o que chamamos de periodontite.
Nesse caso, o tratamento precisa começar o quanto antes - ou o paciente pode chegar à perda dos dentes.

Como funciona o tratamento da gengiva inflamada?

Um dos principais fatores que causam essas condições é o acúmulo de placa bacteriana, conhecida como tártaro. Logo, o primeiro passo é eliminar essa camada dos dentes, fazendo uma boa higiene com uso do fio dental.
Além disso, a visita ao periodontista é imprescindível. Ele será capaz de avaliar o problema e indicar qualquer outro procedimento necessário.

Como prevenir as doenças na gengiva?

A melhor maneira de prevenir o aparecimento dessas doenças é escovar muito bem os dentes, três vezes por dia ou após cada refeição, e utilizar o fio dental. Esses cuidados com a higiene bucal são fundamentais também para manter os resultados obtidos no tratamento periodontal.

Últimas novidades

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

Ver mais