Voltar para home page
Odontologia

Gengiva inflamada: como cuidar e evitar esse tipo de problema?

A gengiva inflamada precisa da sua atenção. Veja como cuidar!

A gengiva inflamada precisa da sua atenção. Veja como cuidar!

A gengiva inflamada é mais comum do que parece: as doenças periodontais são problemas inflamatórios crônicos, de origem infecciosa, e que atacam a região. As duas principais são a gengivite e a periodontite - a primeira, caracterizada pelo sangramento na gengiva, e a segunda, uma progressão da gengivite em que pode haver perdas óssea e do tecido que fica em torno do dente.

Os principais sintomas da gengivite são a coloração avermelhada da região: a gengiva inchada, sensível e com presença de sangramento. Caso não seja tratada corretamente, essa condição pode evoluir até a perda das estruturas de sustentação do dente (gengiva, ligamento periodontal e osso) – o que chamamos de periodontite.
Nesse caso, o tratamento precisa começar o quanto antes - ou o paciente pode chegar à perda dos dentes.

Como funciona o tratamento da gengiva inflamada?

Um dos principais fatores que causam essas condições é o acúmulo de placa bacteriana, conhecida como tártaro. Logo, o primeiro passo é eliminar essa camada dos dentes, fazendo uma boa higiene com uso do fio dental.
Além disso, a visita ao periodontista é imprescindível. Ele será capaz de avaliar o problema e indicar qualquer outro procedimento necessário.

Como prevenir as doenças na gengiva?

A melhor maneira de prevenir o aparecimento dessas doenças é escovar muito bem os dentes, três vezes por dia ou após cada refeição, e utilizar o fio dental. Esses cuidados com a higiene bucal são fundamentais também para manter os resultados obtidos no tratamento periodontal.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais