Incontinência urinária: entenda as causas mais comuns do problema e tratamentos

Mulher com mãos nas pernas, mostrando que precisa ir ao banheiroA incontinência urinária é um problema bastante comum e que pode acontecer por muitas razões. Se caracteriza pela perda involuntária de urina pela uretra, um canal que liga a bexiga ao lado de fora do corpo. Homens e mulheres de todas as idades podem ser afetados, mas o problema é mais frequente em pessoas do sexo feminino, principalmente na faixa dos 40 anos e depois da menopausa. O nível desse distúrbio também varia: em casos mais graves, a pessoa pode não conseguir segurar a urina até chegar no banheiro, causando uma situação bem constrangedora. São cerca de 10 milhões de brasileiros com com incontinência urinária, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, mas existem tratamentos bem efetivos para corrigir o problema.

Tipos mais comuns da incontinência urinária

Existem três tipos mais comuns de incontinência urinária. O primeiro é quando a pessoa faz algum esforço que a impede de segurar a urina, como crises de riso, tosses mais fortes ou quando está se exercitando. A incontinência urinária de urgência, por sua vez, é mais incômoda ainda: a vontade de urinar surge de forma repentina e a pessoa não consegue ter o controle até chegar ao banheiro mais próximo, muitas vezes tendo uma perda de urina mais intensa. Já a incontinência mista envolve as duas situações acima.

Quais são as causas da incontinência urinária?

A incontinência urinária pode se manifestar por diferentes motivos, entre eles problemas emocionais, doenças neurológicas ou se a pessoa tem algum outro distúrbio associados. As causas mais comuns, no entanto, envolvem alterações que o organismo passa, como o processo de gravidez e parto ou a menopausa. Tumores benignos e malignos, como o câncer de próstata e no cérebro, também podem desencadear o problema. A incontinência urinária também está associada com situações momentâneas, como estresse, prisão de ventre e infecções urinárias. Já a obesidade, o tabagismo e o envelhecimento são fatores de risco.

Existe tratamento para a incontinência urinária?

Sim, a incontinência urinária é um problema que pode ser revertido. O tratamento é determinado pela gravidade do distúrbio. Em alguns casos, a recomendação é fisioterapia e mudanças comportamentais e na dieta. Em outros, o médico pode recomendar uma cirurgia para resolver o problema. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, é possível colocar um suporte para sustentar a uretra, principalmente nos momentos de esforço.

O diagnóstico da incontinência urinária levará em conta o histórico do paciente. Ou seja, há quanto tempo ele observa o problema, qual o intervalo e frequência. Um exame urodinâmico também pode ser solicitado para analisar o nível de contração e perda urinária.

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia