Máscaras e distanciamento social ainda serão necessários depois da vacina? Entenda!

Mulher com máscaraRecentemente as primeiras pessoas começaram a ser vacinadas contra a covid-19 no Brasil. Diante dessa ponta de esperança, você já deve estar planejando várias atividades para o período pós-vacinação. Se você já está pensando em abandonar a máscara e o distanciamento social, saiba que esses cuidados ainda serão necessários por um tempo. É inevitável reavivar o desejo de viajar, rever os amigos e familiares e até mesmo curtir um dia na praia, mas ainda será preciso esperar um pouco mais. Veja abaixo os motivos da necessidade de ainda manter esses cuidados mesmo depois de vacinado.

A vacina precisa de tempo para reação

Existem alguns tipos diferentes de vacinas oferecidas para a Covid-19, mas geralmente o mecanismo de funcionamento da proteção é o mesmo. As vacinas são compostas de um antígeno que provoca uma resposta imunológica no corpo da pessoa vacinada. Sendo assim, o corpo fica capaz de reconhecer o vírus e produzir anticorpos para combatê-lo. Essa resposta imunológica é chamada de resposta imune adaptativa e demora cerca de duas semanas para ser completada. Por conta disso, seja para o coronavírus ou qualquer outra doença, as vacinas precisam de algumas semanas para realmente cumprirem a sua função.

Maior parte das vacinas contra Covid-19 exigem duas doses para atingir eficácia

Além do tempo de reação, outro motivo para manter os cuidados de prevenção é que as vacinas contra o coronavírus hoje disponíveis no Brasil necessitam de duas doses para atingir a eficácia esperada. A primeira dose da vacina produz um efeito chamado de “prime boost”, dando apenas um empurrão inicial no sistema imunológico, mas a resposta esperada depende ainda da segunda dose. Juntando o tempo entre uma dose e outra, é calculado que será necessário cerca de um mês e meio para que a pessoa vacinada possa ser considerada imune ao coronavírus.

Não é comprovado que pessoa vacinada não possa transmitir o vírus

Não existe garantia de que a pessoa vacinada não possa ser vetor da doença. Esse é o principal motivo que justifica a necessidade de manter o uso de máscaras e o distanciamento social mesmo após receber a imunização. Ou seja, a vacinação impedirá que o vírus deixe a pessoa doente, mas ainda não existe a comprovação de que ela não transmitirá o vírus.

Por conta disso, é preciso aguardar que a maior parte da população seja vacinada para que os cientistas entendam a reação em massa da vacina e, então, a máscara e o distanciamento social deixem de fazer parte da nossa rotina. Dessa forma, você estará protegendo as pessoas e garantindo que a pandemia seja contida.