Voltar para home page
Bem-estar

Máscaras e distanciamento social ainda serão necessários depois da vacina? Entenda!

Mesmo com a vacina da Covid-19, alguns cuidados devem ser mantidos

Mesmo com a vacina da Covid-19, alguns cuidados devem ser mantidos

Recentemente as primeiras pessoas começaram a ser vacinadas contra a covid-19 no Brasil. Diante dessa ponta de esperança, você já deve estar planejando várias atividades para o período pós-vacinação. Se você já está pensando em abandonar a máscara e o distanciamento social, saiba que esses cuidados ainda serão necessários por um tempo. É inevitável reavivar o desejo de viajar, rever os amigos e familiares e até mesmo curtir um dia na praia, mas ainda será preciso esperar um pouco mais. Veja abaixo os motivos da necessidade de ainda manter esses cuidados mesmo depois de vacinado.

A vacina precisa de tempo para reação

Existem alguns tipos diferentes de vacinas oferecidas para a Covid-19, mas geralmente o mecanismo de funcionamento da proteção é o mesmo. As vacinas são compostas de um antígeno que provoca uma resposta imunológica no corpo da pessoa vacinada. Sendo assim, o corpo fica capaz de reconhecer o vírus e produzir anticorpos para combatê-lo. Essa resposta imunológica é chamada de resposta imune adaptativa e demora cerca de duas semanas para ser completada. Por conta disso, seja para o coronavírus ou qualquer outra doença, as vacinas precisam de algumas semanas para realmente cumprirem a sua função.

Maior parte das vacinas contra Covid-19 exigem duas doses para atingir eficácia

Além do tempo de reação, outro motivo para manter os cuidados de prevenção é que as vacinas contra o coronavírus hoje disponíveis no Brasil necessitam de duas doses para atingir a eficácia esperada. A primeira dose da vacina produz um efeito chamado de “prime boost”, dando apenas um empurrão inicial no sistema imunológico, mas a resposta esperada depende ainda da segunda dose. Juntando o tempo entre uma dose e outra, é calculado que será necessário cerca de um mês e meio para que a pessoa vacinada possa ser considerada imune ao coronavírus.

Não é comprovado que pessoa vacinada não possa transmitir o vírus

Não existe garantia de que a pessoa vacinada não possa ser vetor da doença. Esse é o principal motivo que justifica a necessidade de manter o uso de máscaras e o distanciamento social mesmo após receber a imunização. Ou seja, a vacinação impedirá que o vírus deixe a pessoa doente, mas ainda não existe a comprovação de que ela não transmitirá o vírus.

Por conta disso, é preciso aguardar que a maior parte da população seja vacinada para que os cientistas entendam a reação em massa da vacina e, então, a máscara e o distanciamento social deixem de fazer parte da nossa rotina. Dessa forma, você estará protegendo as pessoas e garantindo que a pandemia seja contida.

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais