Voltar para home page
Saúde

Médico de família e adolescência: conheça os benefícios dessa combinação

Médico de família pode ser muito importante na fase da adolescência

Médico de família pode ser muito importante na fase da adolescência

O médico de família pode ser um apoio importante no período da adolescência. Entre tantos momentos da vida, essa é uma fase singular, recheada de fortes emoções e questionamentos sobre presente e futuro. É o período onde a personalidade se desenvolve intensamente e o corpo passa por muitas mudanças.

Para garantir que essa fase será vivida da melhor maneira, o apoio e compreensão dos pais é essencial - no dia a dia, são eles que podem orientar e servir de exemplo para o adolescente. Mas, com tantas transformações hormonais e físicas, o acompanhamento médico é um outro grande aliado.

Saúde na adolescência: qual a importância?

O principal é que um atendimento clínico pode responder questionamentos e guiar o jovem paciente sobre sua saúde - apontando o que é normal para a idade e o que deve ser investigado com mais calma.

Para ressaltar ainda mais a importância de um desenvolvimento acompanhado, é válido destacar que os cuidados com o corpo feitos nessa fase poderão influenciar o bem-estar ao longo de toda vida. Por exemplo: adolescentes que são fisicamente ativos têm menos chances de serem adultos sedentários.

Medicina de família e o atendimento multidisciplinar

A hebiatria é a especialidade dedicada à adolescência - por meio do acompanhamento periódico e de consultas pontuais, as principais questões que envolvem essa etapa são trabalhadas. Mas, conforme o jovem amadurece, podem surgir outras necessidades da vida adulta - e a continuidade de uma boa relação com um profissional de confiança pode ser realizada com um médico de família.

Ele é o profissional multidisciplinar, que acompanha as pessoas ao longo de toda a vida. No caso dos adolescentes, o profissional pode considerar tanto as questões hormonais e mesmo sexuais (inclusive orientando sobre DSTs e gravidez precoce) quanto ortopédicas, de alimentação e saúde mental.

Esse especialista, mais do que formado para lidar com as doenças, é focado nos indivíduos enquanto seres humanos com contextos e complexidades únicas. Ele se preocupa, então, em conhecer e acompanhar cada um dos seus consultados, atuando desde a prevenção até o tratamento em todas as idades.

Como é a consulta com o médico de família?

Ao se consultar com um médico de família, o adolescente irá compartilhar seu histórico e questionamentos e será orientado para as necessidades que seu corpo demanda. Serão evitados quaisquer tipos de procedimentos ou intervenções que não sejam indicados para o jovem ou que tragam riscos elevados.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida, garantir a manutenção da saúde e cuidar de possíveis doenças. E, caso seja necessário, o médico irá encaminhar o paciente para outro especialista que fará um atendimento em conjunto.

Últimas novidades

Hepatite virais: quais são as causas, sintomas e tratamentos?

Saúde

Hepatite virais: quais são as causas, sintomas e tratamentos?

As hepatites virais afetam mais de 400 milhões de pessoas todos os anos no mundo inteiro, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde. Considerado um grave problema de saúde pública, os tipos mais comuns da doença no Brasil são as hepatites A, B e C. A infecção atinge o fígado e pode não apresentar sintomas, possibilitando o diagnóstico apenas em graus mais avançados da doença.

Nutrientes e saúde mental: saiba como a deficiência de vitaminas e minerais pode afetar o psicológico

Saúde

Nutrientes e saúde mental: saiba como a deficiência de vitaminas e minerais pode afetar o psicológico

Todo mundo sabe o impacto que uma dieta rica e nutritiva exerce na prevenção doenças cardíacas e endócrinas, mas você costuma associar a saúde mental com a sua alimentação? A maioria das pessoas não. Estresse, cansaço mental e ansiedade são transtornos muito comuns. No caso da depressão, o Brasil é considerado o país da América Latina com mais casos: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros sofrem com o problema - no mundo todo, são 322 milhões de pessoas.

Como desacelerar antes de dormir? Veja os benefícios dessa prática na qualidade do seu sono!

Bem-estar

Como desacelerar antes de dormir? Veja os benefícios dessa prática na qualidade do seu sono!

Um dia cheio de tarefas, estresse ou ansiedade pode impactar diretamente o seu sono. Insônia e noites mal dormidas são uma resposta natural do nosso corpo a essas situações. Além de ter o humor e produtividade prejudicados no dia seguinte, qualquer alteração no período destinado ao descanso pode se refletir na saúde: é na hora de dormir que o nosso corpo repõe energia, fortalece o sistema imunológico, libera hormônios e estabiliza a memória.

Como a amamentação interfere a saúde das crianças?

Saúde

Como a amamentação interfere a saúde das crianças?

A amamentação é uma maneira eficaz, segura e acessível para criar vínculos de afeto e proporcionar todas as necessidades nutricionais que um bebê precisa para se desenvolver bem. O leite materno é a melhor estratégia para reduzir a mortalidade infantil e também tem implicações benéficas na saúde emocional da mãe. É por isso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementado até dois anos de idade.

Ver mais