Voltar para home page
Saúde

Médico de família e adolescência: conheça os benefícios dessa combinação

Médico de família pode ser muito importante na fase da adolescência

Médico de família pode ser muito importante na fase da adolescência

O médico de família pode ser um apoio importante no período da adolescência. Entre tantos momentos da vida, essa é uma fase singular, recheada de fortes emoções e questionamentos sobre presente e futuro. É o período onde a personalidade se desenvolve intensamente e o corpo passa por muitas mudanças.

Para garantir que essa fase será vivida da melhor maneira, o apoio e compreensão dos pais é essencial - no dia a dia, são eles que podem orientar e servir de exemplo para o adolescente. Mas, com tantas transformações hormonais e físicas, o acompanhamento médico é um outro grande aliado.

Saúde na adolescência: qual a importância?

O principal é que um atendimento clínico pode responder questionamentos e guiar o jovem paciente sobre sua saúde - apontando o que é normal para a idade e o que deve ser investigado com mais calma.

Para ressaltar ainda mais a importância de um desenvolvimento acompanhado, é válido destacar que os cuidados com o corpo feitos nessa fase poderão influenciar o bem-estar ao longo de toda vida. Por exemplo: adolescentes que são fisicamente ativos têm menos chances de serem adultos sedentários.

Medicina de família e o atendimento multidisciplinar

A hebiatria é a especialidade dedicada à adolescência - por meio do acompanhamento periódico e de consultas pontuais, as principais questões que envolvem essa etapa são trabalhadas. Mas, conforme o jovem amadurece, podem surgir outras necessidades da vida adulta - e a continuidade de uma boa relação com um profissional de confiança pode ser realizada com um médico de família.

Ele é o profissional multidisciplinar, que acompanha as pessoas ao longo de toda a vida. No caso dos adolescentes, o profissional pode considerar tanto as questões hormonais e mesmo sexuais (inclusive orientando sobre DSTs e gravidez precoce) quanto ortopédicas, de alimentação e saúde mental.

Esse especialista, mais do que formado para lidar com as doenças, é focado nos indivíduos enquanto seres humanos com contextos e complexidades únicas. Ele se preocupa, então, em conhecer e acompanhar cada um dos seus consultados, atuando desde a prevenção até o tratamento em todas as idades.

Como é a consulta com o médico de família?

Ao se consultar com um médico de família, o adolescente irá compartilhar seu histórico e questionamentos e será orientado para as necessidades que seu corpo demanda. Serão evitados quaisquer tipos de procedimentos ou intervenções que não sejam indicados para o jovem ou que tragam riscos elevados.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida, garantir a manutenção da saúde e cuidar de possíveis doenças. E, caso seja necessário, o médico irá encaminhar o paciente para outro especialista que fará um atendimento em conjunto.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais