Voltar para home page
Saúde

Médico de família e adolescência: conheça os benefícios dessa combinação

Médico de família pode ser muito importante na fase da adolescência

Médico de família pode ser muito importante na fase da adolescência

O médico de família pode ser um apoio importante no período da adolescência. Entre tantos momentos da vida, essa é uma fase singular, recheada de fortes emoções e questionamentos sobre presente e futuro. É o período onde a personalidade se desenvolve intensamente e o corpo passa por muitas mudanças.

Para garantir que essa fase será vivida da melhor maneira, o apoio e compreensão dos pais é essencial - no dia a dia, são eles que podem orientar e servir de exemplo para o adolescente. Mas, com tantas transformações hormonais e físicas, o acompanhamento médico é um outro grande aliado.

Saúde na adolescência: qual a importância?

O principal é que um atendimento clínico pode responder questionamentos e guiar o jovem paciente sobre sua saúde - apontando o que é normal para a idade e o que deve ser investigado com mais calma.

Para ressaltar ainda mais a importância de um desenvolvimento acompanhado, é válido destacar que os cuidados com o corpo feitos nessa fase poderão influenciar o bem-estar ao longo de toda vida. Por exemplo: adolescentes que são fisicamente ativos têm menos chances de serem adultos sedentários.

Medicina de família e o atendimento multidisciplinar

A hebiatria é a especialidade dedicada à adolescência - por meio do acompanhamento periódico e de consultas pontuais, as principais questões que envolvem essa etapa são trabalhadas. Mas, conforme o jovem amadurece, podem surgir outras necessidades da vida adulta - e a continuidade de uma boa relação com um profissional de confiança pode ser realizada com um médico de família.

Ele é o profissional multidisciplinar, que acompanha as pessoas ao longo de toda a vida. No caso dos adolescentes, o profissional pode considerar tanto as questões hormonais e mesmo sexuais (inclusive orientando sobre DSTs e gravidez precoce) quanto ortopédicas, de alimentação e saúde mental.

Esse especialista, mais do que formado para lidar com as doenças, é focado nos indivíduos enquanto seres humanos com contextos e complexidades únicas. Ele se preocupa, então, em conhecer e acompanhar cada um dos seus consultados, atuando desde a prevenção até o tratamento em todas as idades.

Como é a consulta com o médico de família?

Ao se consultar com um médico de família, o adolescente irá compartilhar seu histórico e questionamentos e será orientado para as necessidades que seu corpo demanda. Serão evitados quaisquer tipos de procedimentos ou intervenções que não sejam indicados para o jovem ou que tragam riscos elevados.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida, garantir a manutenção da saúde e cuidar de possíveis doenças. E, caso seja necessário, o médico irá encaminhar o paciente para outro especialista que fará um atendimento em conjunto.

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais