Voltar para home page
Médico de família

Mitos e verdades sobre médico de família: esclareça suas dúvidas sobre o atendimento primário à saúde

Médico de família ainda gera muitas dúvidas. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de atendimento!

Médico de família ainda gera muitas dúvidas. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de atendimento!

Ter um profissional que possa acompanhá-lo durante toda a vida é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios do atendimento com um médico de família. No entanto, esse conceito ainda não é tão difundido no Brasil e, por isso, muita gente ainda tem dúvidas sobre atenção primária à saúde. Pensando nisso, o Cuidados Mil separou alguns mitos e verdades sobre o médico de família. Confira!

Médico de família pode lidar com até 90% dos problemas dos pacientes.

Verdade! Capacitados para atender a pacientes nos diferentes ciclos de vida, os médicos de família podem lidar com até 90% dos problemas de saúde. Esses profissionais acompanham o desenvolvimento da criança, realizam as prevenções ginecológicas e urológicas e, caso haja necessidade, encaminhar o paciente para um especialista.

O modelo de saúde de médicos de família não existe no Brasil.

Falso! A estratégia tradicional de atenção primária à saúde, ou seja, com atendimentos de médico de família, faz muito sucesso em alguns sistemas estrangeiros e tem começado a ganhar espaço no Brasil, não só para evitar gastos desnecessários, mas também para oferecer uma assistência mais centrada no paciente.

As consultas com os médicos de família são diferenciadas.

Verdade! Depois de se inscrever em uma unidade de atenção primária, o paciente é acompanhado por uma equipe de saúde multidisciplinar, que realizará a coordenação do cuidado. As consultas são personalizadas e feitas com calma, possibilitando que o médico converse com o paciente sobre todo o seu histórico e estilo de vida atual, criando uma relação de confiança entre os dois. Dessa forma, ao invés de tratarem apenas as doenças, promove-se a saúde e eliminam-se alguns hábitos prejudiciais adquiridos ao longo da vida.

O médico de família ajuda a promover a saúde.

Verdade! O objetivo dessa especialidade é conhecer e acompanhar as pessoas por toda a vida, dentro do seu contexto e das suas particularidades. Por isso, o médico de família não foca apenas na doença. A sua especialidade é cuidar de pessoas, analisando o contexto familiar bem como o local onde vive, e assim ajuda a prevenir as doenças e a promover a saúde.

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais