Voltar para home page
Consulta

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é silencioso no estágio inicial, por isso a prevenção é tão importante

O câncer de próstata é silencioso no estágio inicial, por isso a prevenção é tão importante

O câncer de próstata é uma das doenças mais comuns que atingem os homens. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer causou mais de 15 mil mortes no Brasil em 2017. A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga e na frente do reto e, entre suas funções, está a produção de parte do sêmen que é liberado durante as relações sexuais. O câncer de próstata é silencioso na fase inicial, manifestando-se geralmente com alterações na urina e em estados mais avançados, pode gerar dores, infecções e até insuficiência renal. Apesar das altas estatísticas, a doença é cercada de tabus e dúvidas que dificultam o diagnóstico. Abaixo, separamos 7 mitos e verdades sobre esse tipo de câncer. Confira!

Câncer de próstata só aparece na velhice: MITO

O câncer de próstata pode atingir homens de qualquer idade, porém é mais comum depois dos 45 anos. Por isso, é fundamental visitar um médico de confiança com regularidade, mesmo que não apresente nenhum sintoma. A prevenção e o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura.

Casos na família aumentam a chance de ter câncer de próstata: VERDADE

As chances de ter câncer de próstata dobram se o pai ou irmão da pessoa teve a doença. No caso de dois ou mais parentes de de primeiro grau, o risco aumenta em cinco vezes. Em todos os casos, isso é estatística e pode ser que a pessoa não tenha câncer, mas é fundamental ter um acompanhamento regular com o seu médico. Ele pode solicitar os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) para rastrear a doença com alguma periodicidade.

Homens que ejaculam mais têm menos chance de ter câncer de próstata: VERDADE

Diversos estudos evidenciam que homens que ejaculam mais apresentam menos risco de ter câncer e outras doenças da próstata. Segundo a Fundação do Câncer, a explicação para essa “proteção” está ligada ao fato da glândula participar da produção de sêmen e, quando o líquido é liberado, ocorre uma manutenção mais frequente das células.

Ter um estilo de vida saudável é uma forma de prevenção do câncer de próstata: VERDADE

Os hábitos que você tem no dia a dia determinam a maior ou menor capacidade do seu sistema imunológico. Um estilo de vida mais saudável - que envolve uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e menos estresse - favorece o controle das células cancerígenas pelas defesas do organismo. Acredita-se que a obesidade e o sedentarismo têm relação com as alterações que geram esse tipo de neoplasia. Também é importante evitar o cigarro e uso excessivo de bebidas alcoólicas.

O câncer de próstata me impede de manter relações sexuais: MITO

A verdade é que depende muito do grau do câncer de próstata. Alguns tratamentos, principalmente em casos mais avançados, demandam cirurgias que podem lesionar alguns nervos que tem relação com a ereção. A localização e o tamanho do tumor influenciam a escolha do tratamento. Em outros casos, o tratamento pode seguir apenas métodos medicamentosos e mudança de hábitos, o que normalmente não afeta a vida sexual do paciente.

Vasectomia é um fator de risco para o câncer de próstata: MITO

Não há nenhuma relação cientificamente comprovada entre a vasectomia e o câncer de próstata. A cirurgia esterilizadora apenas impede a passagem dos espermatozoides do testículo para a uretra.

Homens negros estão mais propensos a desenvolver a doença: VERDADE

Além de homens negros terem mais chance de ter o câncer de próstata, o tumor pode se desenvolver de forma mais agressiva. A explicação para isso, de acordo com a Fundação do Câncer, é que eles têm mais sensibilidade androgênica, isto é, a interação entre a testosterona e o receptor é maior. Por isso, a recomendação é que homens negros façam visitas mais frequentes ao médico de confiança a partir dos 40 anos.

Fontes: Fundação do Câncer, Instituto Oncoguia e Inca

Últimas novidades

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Saúde

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O autismo (ou Transtorno do Espectro Autista, o TEA) é uma condição psiquiátrica que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. O transtorno leva a alcunha de “espectro” por interferir e dificultar várias áreas do desenvolvimento humano: socialização, comunicação verbal e não-verbal, aprendizagem e emoções. O TEA pode se manifestar em diferentes níveis e intensidade, o que define quais áreas serão mais afetadas.

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

7 sinais que indicam a depressão

Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos, além de tratamento,. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

Ver mais