Voltar para home page
Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

A discussão ao redor de planos de saúde pode parecer complicada, mas, para facilitar a sua vida, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema!

A discussão ao redor de planos de saúde pode parecer complicada, mas, para facilitar a sua vida, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema!

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

O reajuste no valor do plano de saúde é calculado somente pela ANS?

Sim. O reajuste para os planos de caráter individual/familiar é calculado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador de planos de saúde vinculado ao Ministério da Saúde.

Posso receber dois reajustes no valor do plano de saúde no mesmo ano?

Sim. Caso você faça aniversário, mudando de faixa etária, no mesmo período do reajuste anual, seu plano sofrerá os dois reajustes. Consulte sempre o seu contrato.

O reajuste dos planos pode ficar maior que a inflação de consumo (IPCA) conforme os avanços da medicina?

Sim. O reajuste definido tem entre seus principais objetivos equilibrar a balança financeira entre o que foi definido no momento da assinatura do contrato e a realidade atual. Assim, as operadoras conseguem garantir a continuidade e viabilidade dos serviços oferecidos.

Os investimentos em tecnologia permitem avanços importantes no combate e prevenção de doenças, mas refletem na inflação médica, que é a maior responsável pelo custo dos planos de saúde nos últimos anos. Por isso, essa taxa também é considerada na hora de fazer o cálculo final.

Últimas novidades

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

Saúde

Herpes labial: descubra o que é e como buscar tratamento

A herpes labial é causada pelo vírus HSV (Herpes Simplex Virus) e se divide em dois tipos, o HSV-1, que geralmente fica alocado na cavidade bucal, e o HSV-2, que atinge os genitais. Ambos são extremamente contagiosos, mas o primeiro é o mais comum. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que 67% da população está infectada por ele.

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

Exercício físico

6 dicas para fazer exercício físico em casa de forma segura

A quarentena fez muita gente aderir aos exercícios físicos caseiros - e isso é um bom sinal. Ficar em casa sem se movimentar pode gerar diversos problemas de saúde típicos do sedentarismo. As dores na coluna são um dos principais exemplos. No entanto, para que a atividade física renda os benefícios desejados, é preciso cuidado e respeito aos limites do corpo.

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Bem-estar

5 dicas para voltar à rotina depois da pandemia

Os meses de isolamento por causa da pandemia do coronavírus podem deixar algumas consequências na vida da população mesmo quando a rotina voltar ao normal. As pessoas tiveram que se adaptar a um novo modo de vida em meio à incertezas sobre a saúde. A volta à vida normal, mesmo quando os casos da doença diminuírem consideravelmente, pode ser difícil para algumas pessoas.

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Alimentação saudável

Quais os benefícios das leguminosas para a saúde?

Você consome feijão todos os dias? Apesar de ser um item muito consumido no Brasil, pouca gente sabe da importância não apenas do feijão, mas de todas as leguminosas, para a saúde do nosso corpo. Assim como os legumes, verduras, frutas e hortaliças, as leguminosas devem fazer parte das refeições diariamente. Ricas em fibras, proteínas, carboidratos, também são uma fonte poderosa de ferro.

Ver mais