Voltar para home page
Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

A discussão ao redor de planos de saúde pode parecer complicada, mas, para facilitar a sua vida, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema!

A discussão ao redor de planos de saúde pode parecer complicada, mas, para facilitar a sua vida, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema!

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

O reajuste no valor do plano de saúde é calculado somente pela ANS?

Sim. O reajuste para os planos de caráter individual/familiar é calculado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador de planos de saúde vinculado ao Ministério da Saúde.

Posso receber dois reajustes no valor do plano de saúde no mesmo ano?

Sim. Caso você faça aniversário, mudando de faixa etária, no mesmo período do reajuste anual, seu plano sofrerá os dois reajustes. Consulte sempre o seu contrato.

O reajuste dos planos pode ficar maior que a inflação de consumo (IPCA) conforme os avanços da medicina?

Sim. O reajuste definido tem entre seus principais objetivos equilibrar a balança financeira entre o que foi definido no momento da assinatura do contrato e a realidade atual. Assim, as operadoras conseguem garantir a continuidade e viabilidade dos serviços oferecidos.

Os investimentos em tecnologia permitem avanços importantes no combate e prevenção de doenças, mas refletem na inflação médica, que é a maior responsável pelo custo dos planos de saúde nos últimos anos. Por isso, essa taxa também é considerada na hora de fazer o cálculo final.

Últimas novidades

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

Saúde

O que é autismo? Entenda mais sobre o Transtorno do Espectro Autista

O autismo (ou Transtorno do Espectro Autista, o TEA) é uma condição psiquiátrica que atinge aproximadamente 2 milhões de pessoas no Brasil. O transtorno leva a alcunha de “espectro” por interferir e dificultar várias áreas do desenvolvimento humano: socialização, comunicação verbal e não-verbal, aprendizagem e emoções. O TEA pode se manifestar em diferentes níveis e intensidade, o que define quais áreas serão mais afetadas.

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Exercício físico

O que 30 minutos de caminhada por dia fazem por você?

Além de garantir um corpo mais saudável, fazer exercícios físicos pode prevenir muitas doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o sedentarismo o quarto maior fator de risco de morte no mundo, mas nem todos têm tempo ou dinheiro para, por exemplo, frequentar uma academia. Por outro lado, caminhar é uma alternativa simples, fácil e indicada para todas as idades. Descubra os benefícios que apenas 30 minutos de caminhada por dia podem fazer por você!

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

Saúde

Quando a febre indica que é hora de procurar um médico?

A febre é um aumento da temperatura corporal e costuma ser um sinal de que algo não vai bem. Geralmente, é indicativo de que o organismo está combatendo alguma infecção causada por algum vírus ou bactéria. A febre pode ser um sintoma de uma simples gripe, mas também de doenças mais graves, como dengue, zika e chikungunya, por isso é muito importante saber a hora certa de trocar os cuidados caseiros pela ajuda médica.

7 sinais que indicam a depressão

Terapias

7 sinais que indicam a depressão

A depressão é uma doença psiquiátrica séria que atinge, em média, 2 milhões de pessoas por ano em todo o Brasil. Por muito tempo tratada como um momento breve de tristeza, a depressão está desenhando seus contornos na medicina e sendo considerada como realmente é: uma doença real, perigosa e que pode ser fatal se não tratada corretamente. Para isso, é necessário que o paciente receba o máximo de apoio de familiares e amigos, além de tratamento,. Se você suspeita que algum conhecido pode estar entrando em depressão, fique atento a 7 sinais que ele pode manifestar.

Ver mais