Voltar para home page
Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

A discussão ao redor de planos de saúde pode parecer complicada, mas, para facilitar a sua vida, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema!

A discussão ao redor de planos de saúde pode parecer complicada, mas, para facilitar a sua vida, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema!

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

O reajuste no valor do plano de saúde é calculado somente pela ANS?

Sim. O reajuste para os planos de caráter individual/familiar é calculado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador de planos de saúde vinculado ao Ministério da Saúde.

Posso receber dois reajustes no valor do plano de saúde no mesmo ano?

Sim. Caso você faça aniversário, mudando de faixa etária, no mesmo período do reajuste anual, seu plano sofrerá os dois reajustes. Consulte sempre o seu contrato.

O reajuste dos planos pode ficar maior que a inflação de consumo (IPCA) conforme os avanços da medicina?

Sim. O reajuste definido tem entre seus principais objetivos equilibrar a balança financeira entre o que foi definido no momento da assinatura do contrato e a realidade atual. Assim, as operadoras conseguem garantir a continuidade e viabilidade dos serviços oferecidos.

Os investimentos em tecnologia permitem avanços importantes no combate e prevenção de doenças, mas refletem na inflação médica, que é a maior responsável pelo custo dos planos de saúde nos últimos anos. Por isso, essa taxa também é considerada na hora de fazer o cálculo final.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais