Voltar para home page
Saúde

Mitos e verdades sobre o reajuste de plano de saúde

A discussão ao redor de planos de saúde pode parecer complicada, mas, para facilitar a sua vida, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema!

A discussão ao redor de planos de saúde pode parecer complicada, mas, para facilitar a sua vida, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema!

Algumas dúvidas podem surgir quando o assunto é reajuste do plano de saúde. Afinal, quem calcula o valor? É possível ficar acima do IPCA? Posso ser cobrado duas vezes? Saiba a resposta para essas e outras perguntas no conteúdo que preparamos para você. Confira!

O reajuste no valor do plano de saúde é calculado somente pela ANS?

Sim. O reajuste para os planos de caráter individual/familiar é calculado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador de planos de saúde vinculado ao Ministério da Saúde.

Posso receber dois reajustes no valor do plano de saúde no mesmo ano?

Sim. Caso você faça aniversário, mudando de faixa etária, no mesmo período do reajuste anual, seu plano sofrerá os dois reajustes. Consulte sempre o seu contrato.

O reajuste dos planos pode ficar maior que a inflação de consumo (IPCA) conforme os avanços da medicina?

Sim. O reajuste definido tem entre seus principais objetivos equilibrar a balança financeira entre o que foi definido no momento da assinatura do contrato e a realidade atual. Assim, as operadoras conseguem garantir a continuidade e viabilidade dos serviços oferecidos.

Os investimentos em tecnologia permitem avanços importantes no combate e prevenção de doenças, mas refletem na inflação médica, que é a maior responsável pelo custo dos planos de saúde nos últimos anos. Por isso, essa taxa também é considerada na hora de fazer o cálculo final.

Últimas novidades

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

Exercício físico

Veja os benefícios do ciclismo e como começar a praticar com segurança

O ciclismo é um esporte muito prazeroso e que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Podendo ser realizada de diversos jeitos, a atividade física é praticada de forma competitiva, recreativa ou até mesmo como um meio de transporte. Na hora de pedalar, o corpo e a mente trabalham juntos promovendo um bem-estar geral. Mas como começar a praticar esse exercício com segurança? Reunimos informações sobre isso e todas as vantagens do ciclismo. Dá só uma olhada!

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

Exercício físico

5 exercícios físicos para fazer nos dias de calor

O frio pode ser uma grande desculpa para deixar de praticar atividades físicas. Mas nos dias de muito calor, a indisposição também não fica para trás, já que nosso corpo fica mais propenso à desidratação e se cansa mais rápido. Praticar exercícios físicos no verão requer alguns cuidados, como evitar sair de casa nos horários mais quentes e preferir alimentos mais leves, além de se hidratar mais que o normal. Mas afinal, pode fazer qualquer exercício físico nos dias muito quentes? Quais as melhores atividades mais indicadas para o período?

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Saúde

5 coisas que aprendemos com a pandemia do coronavírus sobre saúde e cuidados

Não se pode negar que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de todos, mudando completamente a rotina em vários âmbitos. Mas não foi somente isso que sofreu alterações: o último ano também levou à população importantes reflexões. Cuidados com a saúde, com o corpo e com as pessoas ao redor virou uma prioridade nesse “novo normal”. Esses aprendizados se tornaram hábitos que podem permanecer mesmo depois que a pandemia for controlada.

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

Bem-estar

6 dicas para aliviar os efeitos do calor no verão

O verão pode ser muito intenso em algumas cidades do Brasil. Aliviar o calor no verão pode parecer uma missão impossível, principalmente quando o ventilador parece não dar conta da situação. Com as temperaturas cada vez mais altas a cada ano, truques caseiros podem ser uma boa alternativa para aliviar o calor no verão.

Ver mais