Natação: quais os benefícios da atividade física e como começar a praticar?

Mulher praticando nataçãoPraticar atividades físicas, em conjunto com uma alimentação equilibrada, é a estratégia ideal para uma vida mais saudável. A natação é um esporte popular e uma forma muito eficaz de manter a saúde e bem-estar, além de ajudar pessoas que precisam perder peso ou estão em tratamento de doenças. Ajuda o coração, melhora a respiração, reduz o risco de diabetes, mantém os ossos e músculos fortes: a natação é indicada para todas as pessoas e idades. Quer entender melhor os benefícios desse esporte e como começar a praticar? O Cuidados Mil te explica!

Natação é usada no tratamento de problemas respiratórios

Quem sofre com asma, bronquite, rinite e outros problemas respiratórios pode ser muito beneficiado com a prática de natação. A atividade ajuda a fortalecer o organismo para atuar contra as crises – em alguns casos, pode até ajudar na cura da asma, por exemplo. A pressão da água também ajuda a melhorar a inspiração e expiração (movimentos responsáveis pela entrada e saída de ar do organismo). Por outro lado, o contato com a umidade evita o ressecamento das vias aéreas.

Natação é um exercício completo e ajuda a perder peso

A natação é considerado um dos esportes mais completos. Isso porque o exercício trabalha todos os músculos do corpo, estimulando braços, pernas, costas e abdômen – tudo isso submerso na densidade da água, que demanda maior esforço e menor impacto. Para quem precisa perder peso, a atividade é relaxante, prazerosa e ainda queima muitas calorias – em apenas um dia, dá para queimar de 300 a 550 kcal.

Natação reduz o risco de diabetes tipo 2 e melhora a saúde do coração

A prática comum de natação ajuda a prevenir a diabetes tipo 2. Pela sua intensa redução de calorias em pouco tempo, o exercício pode diminuir em 10% o risco da doença. Além disso, a natação também tem excelente função na saúde cardíaca. Primeiro porque melhora a saúde respiratória e está profundamente ligada com melhora da saúde do coração. A natação também acaba secando a gordura que poderia entupir as artérias.

Como começar a praticar natação?

Algumas academias já possuem piscinas para a prática da atividade, mas o ideal é que a natação seja praticada em forma de aula. Mesmo sendo um exercício de baixo impacto, somente um professor poderá avaliar qual é o melhor tipo de aula para você. A natação é um esporte que não tem contraindicação, mas sempre faça uma avaliação médica antes de iniciar a prática de qualquer exercício físico.