Voltar para home page
Exercício físico

Natação: quais os benefícios da atividade física e como começar a praticar?

A natação é um esporte completo e oferece muitos benefícios à saúde

A natação é um esporte completo e oferece muitos benefícios à saúde

Praticar atividades físicas, em conjunto com uma alimentação equilibrada, é a estratégia ideal para uma vida mais saudável. A natação é um esporte popular e uma forma muito eficaz de manter a saúde e bem-estar, além de ajudar pessoas que precisam perder peso ou estão em tratamento de doenças. Ajuda o coração, melhora a respiração, reduz o risco de diabetes, mantém os ossos e músculos fortes: a natação é indicada para todas as pessoas e idades. Quer entender melhor os benefícios desse esporte e como começar a praticar? O Cuidados Mil te explica!

Natação é usada no tratamento de problemas respiratórios

Quem sofre com asma, bronquite, rinite e outros problemas respiratórios pode ser muito beneficiado com a prática de natação. A atividade ajuda a fortalecer o organismo para atuar contra as crises - em alguns casos, pode até ajudar na cura da asma, por exemplo. A pressão da água também ajuda a melhorar a inspiração e expiração (movimentos responsáveis pela entrada e saída de ar do organismo). Por outro lado, o contato com a umidade evita o ressecamento das vias aéreas.

Natação é um exercício completo e ajuda a perder peso

A natação é considerado um dos esportes mais completos. Isso porque o exercício trabalha todos os músculos do corpo, estimulando braços, pernas, costas e abdômen - tudo isso submerso na densidade da água, que demanda maior esforço e menor impacto. Para quem precisa perder peso, a atividade é relaxante, prazerosa e ainda queima muitas calorias - em apenas um dia, dá para queimar de 300 a 550 kcal.

Natação reduz o risco de diabetes tipo 2 e melhora a saúde do coração

A prática comum de natação ajuda a prevenir a diabetes tipo 2. Pela sua intensa redução de calorias em pouco tempo, o exercício pode diminuir em 10% o risco da doença. Além disso, a natação também tem excelente função na saúde cardíaca. Primeiro porque melhora a saúde respiratória e está profundamente ligada com melhora da saúde do coração. A natação também acaba secando a gordura que poderia entupir as artérias.

Como começar a praticar natação?

Algumas academias já possuem piscinas para a prática da atividade, mas o ideal é que a natação seja praticada em forma de aula. Mesmo sendo um exercício de baixo impacto, somente um professor poderá avaliar qual é o melhor tipo de aula para você. A natação é um esporte que não tem contraindicação, mas sempre faça uma avaliação médica antes de iniciar a prática de qualquer exercício físico.

Últimas novidades

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

Bem-estar

Mês das crianças: veja os cuidados de saúde importantes na primeira e segunda infância

No mês de outubro é comemorado o Dia das Crianças. Conhecido como um momento para presentear os pequenos e incentivar as brincadeiras, a data também é uma oportunidade para falar sobre saúde. Na primeira e segunda infância (do nascimento até os 6 anos de idade e dos 6 anos até a puberdade, respectivamente), a criança passa por diversos níveis de aprendizado e desenvolvimento.

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Saúde

Outubro rosa: 5 formas de se proteger contra o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Causado pela multiplicação desequilibrada das células da mama, dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que esse tipo de câncer deve atingir cerca de 66 mil pessoas no Brasil em 2020. O câncer de mama é um dos mais comuns que atinge as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Apesar de raro, o câncer de mama também pode atingir homens.

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

Saúde

5 doenças, além da Covid-19, que precisam da sua atenção em 2020

A pandemia do novo coronavírus impactou a vida das pessoas e sua relação com a própria saúde. Cuidados como o isolamento social, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e uso de máscara se tornaram a nova rotina para se manter longe da Covid-19. Entretanto, apesar de protegido contra o novo vírus, outras doenças podem ser tão preocupantes quanto e que necessitam de atenção, com uma vantagem: elas podem ser evitadas com os cuidados necessários.

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Alimentação saudável

Como incluir as oleaginosas na alimentação?

Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs… o que esses alimentos têm em comum? Além de estarem no grupo das oleaginosas, ele são ricos em diversas substâncias que fazem muito bem para a saúde em geral, como antioxidantes e minerais. As oleaginosas estão associadas à diminuição dos riscos de ter doenças no coração, melhor funcionamento do sistema nervoso e ação anti-inflamatória, dentre outros benefícios comprovados.

Ver mais