Voltar para home page
Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saiba mais sobre o Novembro Azul, uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata

Saiba mais sobre o Novembro Azul, uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Câncer de próstata: idade avançada e fatores genéticos podem influenciar no surgimento da doença

Existem diferentes fatores que podem aumentar as chances do câncer de próstata. Um deles é a idade, visto que, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) , cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos e a incidência da doença aumenta bastante após os 50 anos. Além disso, a genética também pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata: se o paciente tiver pai ou irmão que foi acometido por esta patologia, as chances dele sofrer com câncer antes dos 65 anos são muito maiores. Outros fatores de risco são: maus hábitos alimentares, sedentarismo e obesidade.

Doença silenciosa: sintomas de câncer de próstata só aparecem em estágios mais avançados

Diferente de outros tipos de câncer, o câncer de próstata não é tão fácil de ser identificado. Em alguns casos, o que pode acontecer é o paciente confundir o quadro com a hiperplasia prostática benigna, que é quando ocorre o aumento natural da próstata por causa da idade, mas nem sempre isso é um indício de câncer.

Já na fase mais avançada da doença, os sintomas podem variar desde uma simples dificuldade para urinar a dor óssea, principalmente na região das costas. Em casos mais graves, o paciente também pode sofrer infecção generalizada, insuficiência renal e apresentar sangue na urina.

Tratamento do câncer de próstata pode ser feito com cirurgia e radioterapia

A detecção do câncer de próstata acontece por meio de dois exames: laboratorial, que consiste na análise da dosagem do PSA, e do toque retal. Com o diagnóstico confirmado, as alternativas de tratamento vão depender, principalmente, do tamanho e grau de evolução da doença. No geral, se o câncer ainda está concentrado somente na próstata e não se espalhou para outros órgãos, a cirurgia - chamada de prostatectomia radical - é a opção mais eficiente. Ela consiste na remoção do órgão e cerca de 70% dos pacientes tratados por este método não sofrem mais com a doença. Outra opção também é a radioterapia, que pode ser ou não associada à prostatectomia. Já em casos onde o câncer atingiu outros órgãos, a terapia hormonal deve ser considerada.

Últimas novidades

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Exercício físico

Exercício físico em casa: a pandemia é mais um motivo para ele ser seu grande aliado

Fazer atividade física sempre foi importante - e isso não é segredo para ninguém. Durante a pandemia do coronavírus, a população teve que ajustar sua rotina de exercícios para uma nova realidade. As academias ficaram fechadas por um tempo e algumas pessoas ainda não se sentem seguras para correr ou fazer qualquer outra atividade nas ruas.

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Odontologia

Como escovar os dentes corretamente? Veja o passo a passo para não errar!

Cuidar da higiene bucal é algo que deve fazer parte da rotina. Além de garantir um sorriso mais limpo, bonito e saudável, essa é a maneira mais eficiente de evitar problemas como a cárie, o tártaro e a gengivite. De uma maneira geral, a recomendação é que a escovação dos dentes seja feita pelo menos três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar.

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

Ver mais