Voltar para home page
Saúde

Novo coronavírus: saiba mais sobre máscaras em crianças e porque o uso não é indicado até os 2 anos

Como usar máscaras em crianças da forma correta?

Como usar máscaras em crianças da forma correta?

Com a pandemia do coronavírus, o uso de máscaras virou algo essencial na proteção contra a doença. A máscara tem potencial de reduzir o contágio de Covid-19 em até 40%, segundo órgãos de pesquisa, e é a melhor opção contra o risco de contaminação em situações onde não há possibilidade de manter o isolamento social. Porém, o uso de máscaras em crianças ainda é controverso: o recomendado é que crianças até 2 anos não façam uso da proteção, mas você sabe o motivo? Entenda sobre o uso de máscaras em crianças abaixo!

Novo coronavírus: recomendação é que máscaras não devem ser usadas por quem não consegue removê-las

Segundo a Anvisa, o principal motivo pelo qual as máscaras não devem ser usadas por menores de 2 anos de idade é que elas não têm autonomia suficiente para retirá-las e colocá-las, precisando de assistência sempre. Além de poder causar sufocamento em bebês, a remoção e colocação da máscara por adultos pode favorecer ainda mais a contaminação. A partir de 2 anos, é indicado ensinar a criança a como colocar e retirar a própria máscara, porém sempre com a supervisão de um adulto.

Covid-19: o uso ideal da máscara em crianças

A máscara não deve ser compartilhada, ou seja, é necessário que seja de uso individual. Por isso, a criança maior de 2 anos deve ter a própria máscara, que cubra obrigatoriamente toda a área da boca e nariz. A máscara de tecido, não-descartável, deve ser também de tripla camada para impedir que gotículas de saliva passem para alguém no momento da fala, de uma tosse ou espirro. A máscara também deve ser deixada de molho após o uso, em sabão e água sanitária, por no mínimo 30 minutos antes do próximo uso.

Crianças em casa são a melhor opção contra o coronavírus

O ideal é que as crianças, pequenas ou não, só saiam de casa em caso de extrema necessidade. As crianças com menos de dois anos precisam de atenção especial: além de não usarem a máscara, o sistema imunológico delas ainda está em formação. Em caso de volta à rotina em creches e escola, o recomendado é conversar com a instituição para garantir que todos os cuidados estão sendo tomados.

Últimas novidades

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

Terapias

Acupuntura: entenda o que é essa terapia, indicações e efeitos na saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que consiste no uso de agulhas em partes específicas do corpo com o objetivo de melhorar o bem-estar individual e promover o equilíbrio do corpo. Inclusive, a acupuntura é tão benéfica que vem sendo cada vez mais indicada como terapia complementar para diversas doenças que afetam a parte física e psicológica. Para entender melhor como o procedimento funciona, para quem ele é indicado e quais são os benefícios da acupuntura para o corpo, o Cuidados Mil reuniu as principais informações sobre isso. Confira!

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Saúde

Como a endoscopia é feita e quais as recomendações?

Você já ouviu falar na endoscopia? Este exame médico coleta imagens em tempo real das cavidades do sistema digestivo, sendo fundamental para o diagnóstico de doenças e até alguns tratamentos. Ele é realizado com um nível de sedação que vai depender da complexidade do procedimento, que pode ser tanto para avaliar uma gastrite quanto retirar tumores. Veja abaixo como o exame é feito, para que serve e quais são os casos recomendados para se fazer a endoscopia.

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

Saúde

O que é a segunda onda de Covid-19 e o que a população pode fazer para evitá-la?

O termo “segunda onda” é utilizado quando novos surtos começam a ocorrer após uma queda na taxa de transmissão do vírus. No caso da Covid-19, os especialistas alertaram sobre a possibilidade, mesmo que houvesse um achatamento significativo na curva de infectados. Historicamente, das oito pandemias que já ocorreram no mundo desde 1700, pelo menos sete tiveram mais de uma onda em alguma parte do mundo.

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Bem-estar

6 hábitos saudáveis para incluir na rotina no próximo ano

Com o fim do ano se aproximando, nada mais justo do que rever alguns hábitos e pensar nas mudanças que desejamos implementar na nossa rotina no ano que se inicia. Embora muitos já estejam cientes do que é saudável ou não, é importante ter um momento de reflexão com a saúde do corpo e da mente. O que podemos fazer para melhorar isso? Quais hábitos devem ser adotados ou aperfeiçoados no nosso cotidiano? O Cuidados Mil preparou uma pequena lista para te guiar nessa missão durante o próximo ano. Veja a seguir!

Ver mais