Nutricionista, endócrino e nutrólogo: entenda as diferenças e saiba qual especialista buscar

Nutricionista mostrando gráfico para paciente criançaNa hora de buscar um tratamento para problemas relacionados à alimentação, sempre surge a dúvida sobre qual o especialista indicado para sua necessidade: nutricionista, endócrino ou nutrólogo? Cada especialidade oferece respostas para diferentes condições de saúde, seja obesidade, suplementação de vitaminas, reeducação alimentar ou distúrbios que estão dificultando o emagrecimento. Saber as distinções e funções específicas de cada profissional é o primeiro passo para buscar o atendimento correto.

Enquanto o nutricionista prescreve dietas e ajuda na mudança de hábitos alimentares, o endocrinologista trata distúrbios hormonais e metabólicos que desencadeiam diversas doenças. Já o nutrólogo estuda os benefícios e malefícios causados pelo consumo dos nutrientes – com a intenção de prevenir problemas como diabetes, obesidade e hipertensão.

O nutricionista transforma a relação entre pessoas e alimentos

Mudar a experiência das pessoas com os alimentos é um dos papéis do nutricionista. Ele é o mais indicado para o processo de reeducação alimentar, que envolve mudanças de hábitos e uma nova relação com a comida. O profissional faz orientações nutricionais e dietéticas para diferentes objetivos, como emagrecimento ou ganho de massa muscular, garantindo uma distribuição equilibrada dos nutrientes em todas as refeições. O nutricionista, no entanto, não prescreve medicamentos e nem suplementações vitamínicas para os pacientes.

O endocrinologista cuida das alterações metabólicas e hormonais

O endocrinologista é o médico que faz o diagnóstico e trata as doenças causadas por distúrbios metabólicos ou hormonais – alterações que podem estar associadas com a dificuldade para perder peso. O sistema endócrino é composto por glândulas e órgãos que, pela produção de hormônios, determinam diversas atividades do corpo humano. Condições como osteoporose, ovário micropolicístico, problemas na tireóide, alterações menstruais, excesso de pelos, tumores na hipófise e osteoporose têm relação com esse sistema. O médico endocrinologista também investiga a origem da obesidade, diabetes e colesterol alto, por exemplo, para um tratamento mais assertivo. Muitas vezes, o tratamento precisa ser complementado com a orientação de um nutricionista.

Nutrólogo: prevenção de doenças causadas por alterações nutricionais

A nutrologia é um campo da saúde que estuda a ação dos nutrientes (vitaminas, carboidratos, minerais, gorduras e proteínas) no organismo – tanto os benefícios quanto os malefícios. O nutrólogo faz o acompanhamento nutricional do paciente para atuar na prevenção de doenças que têm relação com a deficiência ou excesso dessas substâncias, como obesidade, diabetes e hipertensão arterial. O especialista em nutrologia é capaz de identificar erros alimentares que afetam o organismo e propor mudanças de hábitos para uma vida mais saudável.

Fontes: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Associação Brasileira de Nutrologia e Conselho Federal de Nutricionistas.