Voltar para home page
Alimentação saudável

O prato ideal: veja um infográfico com a proporção correta de nutrientes e tipos de alimentos?

A alimentação é um dos fatores mais importantes para a saúde humana: mantém a imunidade no nível adequado, regula o metabolismo, ajuda no funcionamento dos órgãos, previne doenças, evita deficiência de vitaminas e nutrientes. Mas você já se perguntou quanto de vegetais, proteínas, grãos e carboidratos precisa colocar no seu prato? Uma refeição, para ser considerada equilibrada, precisa conter todos esses itens. Cada tipo de alimento exerce uma função em nosso organismo - ou seja, no fim das contas, se completam. Para te ajudar a entender qual a proporção correta de cada tipo na hora de montar o prato ideal, o Cuidados Mil preparou um infográfico bem completo sobre o assunto.

-

-

50% do prato ideal é composto por vegetais

Legumes e verduras devem compor 50% do seu prato. É importante manter um equilíbrio entre os vegetais cozidos e crus. Na hora de montar o prato, use alimentos de cores variadas para uma refeição bem colorida. Cenoura, abóbora, beterraba, brócolis, couve manteiga ou couve-flor, abobrinha ou berinjela entram na lista de opções que podem ser cozidas. Alface, agrião e rúcula está entre as verduras mais comuns. Já o rabanete, tomate e ervas frescas podem complementar a parte de vegetais para um prato mais colorido e equilibrado.

O prato ideal precisa ter 25% de carboidratos

Os carboidratos são bastante necessários para oferecer ao corpo a quantidade de energia que precisa para se manter. Esse nutriente precisa compor 25% do seu prato. O mais conhecido é o arroz, mas você também pode incluir batatas, milho ou mandioca (aipim ou macaxeira, dependendo da sua região). No caso do arroz, prefira a versão integral, que é mais rica em fibras. A batata-doce também é mais indicada para as refeições, mas seguindo essa proporção não tem problema. Se você tiver alguma dieta mais restrita, converse com seu nutricionista para entender qual o tipo de carboidrato mais indicado.

Seu prato precisa ter 25% de proteínas, divididas entre vegetais e animal

Para completar, o seu prato precisa de proteínas, um nutriente que exerce muitas funções no funcionamento do corpo. O ideal é que sejam divididas entre proteínas vegetais e animal. Feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha compõem o primeiro grupo. Já a carne bovina, frango, peixes, carne de porco e ovos fazem parte das proteínas animais. Se você segue uma dieta sem uso de alimentos de origem animal, a Sociedade Vegetariana Brasileira recomenda seguir a mesma proporção, mas investindo em variedade de proteínas vegetais: você pode incluir, por exemplo, uma porção de castanhas para complementar.

Últimas novidades

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

Saúde

Saúde mental na adolescência e juventude: há sempre uma saída!

A saúde mental na adolescência e juventude é um assunto muito importante e que deve ser falado. Essa é uma fase de mudanças em todos os sentidos, que quase sempre vêm acompanhadas de dúvidas e cobranças.  Qual profissão devo seguir? Como conseguir emprego? Será que devo me casar? Está na hora de ter filhos? Aluguel ou casa própria? Se pudéssemos olhar dentro da mente de um jovem, certamente encontraremos mais perguntas do que respostas.

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Terapias

Psicólogo ou psiquiatra: entenda o papel dos especialistas em saúde mental

Nem todo mundo sabe quais são as diferenças entre psicólogo e psiquiatra, mas cada profissional tem uma função bem específica dentro do campo da saúde mental. Tudo começa, inclusive, pela formação de cada profissional, já que são especializados em áreas diferentes. Em muitos casos, o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto e de forma complementar, cada um auxiliando em um aspecto da vida do paciente.

Como é feito o tratamento de canal?

Odontologia

Como é feito o tratamento de canal?

Cuidar da saúde dos dentes é fundamental para manter um sorriso bonito. Consultas regulares ao dentista são super importantes, pois alguns procedimentos de rotina são necessários e somente o especialista poderá avaliar, por exemplo, quando realizar o tratamento de canal.  Só de ouvir o nome, a maioria das pessoas tem receio de realizar esse procedimento. Para esclarecer como é realizado o tratamento de canal, quais são as etapas e quais os cuidados necessários após o procedimento, o Cuidados Mil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Saúde

Qual a importância das vacinas para prevenir doenças e garantir a saúde da população?

Com a pandemia do novo coronavírus, as vacinas voltaram a ser a prioridade entre a comunidade científica e a própria população. O que poucos sabem é que as vacinas fazem parte da realidade há séculos e são consideradas umas das principais medidas preventivas contra doenças graves. No Brasil, a vacina surgiu em 1804 para combater a varíola, um quadro contagioso e muito perigoso para a época, mas que já foi erradicado depois de uma campanha de vacinação em massa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por volta de 1970. Ainda assim, muitas pessoas não entendem o processo de desenvolvimento de imunizações e nem a importância de não deixar de se vacinar.

Ver mais