O prato ideal: veja um infográfico com a proporção correta de nutrientes e tipos de alimentos?

Prato com alimentos saudáveisA alimentação é um dos fatores mais importantes para a saúde humana: mantém a imunidade no nível adequado, regula o metabolismo, ajuda no funcionamento dos órgãos, previne doenças, evita deficiência de vitaminas e nutrientes. Mas você já se perguntou quanto de vegetais, proteínas, grãos e carboidratos precisa colocar no seu prato? Uma refeição, para ser considerada equilibrada, precisa conter todos esses itens. Cada tipo de alimento exerce uma função em nosso organismo – ou seja, no fim das contas, se completam. Para te ajudar a entender qual a proporção correta de cada tipo na hora de montar o prato ideal, o Cuidados Mil preparou um infográfico bem completo sobre o assunto.

50% do prato ideal é composto por vegetais

Legumes e verduras devem compor 50% do seu prato. É importante manter um equilíbrio entre os vegetais cozidos e crus. Na hora de montar o prato, use alimentos de cores variadas para uma refeição bem colorida. Cenoura, abóbora, beterraba, brócolis, couve manteiga ou couve-flor, abobrinha ou berinjela entram na lista de opções que podem ser cozidas. Alface, agrião e rúcula está entre as verduras mais comuns. Já o rabanete, tomate e ervas frescas podem complementar a parte de vegetais para um prato mais colorido e equilibrado.

O prato ideal precisa ter 25% de carboidratos

Os carboidratos são bastante necessários para oferecer ao corpo a quantidade de energia que precisa para se manter. Esse nutriente precisa compor 25% do seu prato. O mais conhecido é o arroz, mas você também pode incluir batatas, milho ou mandioca (aipim ou macaxeira, dependendo da sua região). No caso do arroz, prefira a versão integral, que é mais rica em fibras. A batata-doce também é mais indicada para as refeições, mas seguindo essa proporção não tem problema. Se você tiver alguma dieta mais restrita, converse com seu nutricionista para entender qual o tipo de carboidrato mais indicado.

Seu prato precisa ter 25% de proteínas, divididas entre vegetais e animal

Para completar, o seu prato precisa de proteínas, um nutriente que exerce muitas funções no funcionamento do corpo. O ideal é que sejam divididas entre proteínas vegetais e animal. Feijões, grão-de-bico, lentilha, ervilha compõem o primeiro grupo. Já a carne bovina, frango, peixes, carne de porco e ovos fazem parte das proteínas animais. Se você segue uma dieta sem uso de alimentos de origem animal, a Sociedade Vegetariana Brasileira recomenda seguir a mesma proporção, mas investindo em variedade de proteínas vegetais: você pode incluir, por exemplo, uma porção de castanhas para complementar.