Voltar para home page
Bem-estar

O que devo considerar antes de iniciar uma atividade física?

Considere sair do sedentarismo: praticar alguma atividade física pode melhorar muito a sua saúde

Considere sair do sedentarismo: praticar alguma atividade física pode melhorar muito a sua saúde

Antes de começar uma atividade física é preciso avaliar alguns critérios: qual o seu objetivo? O que te deixa animado e feliz? Quanto tempo você tem disponível para se dedicar a um exercício ou esporte? No cenário atual, se movimentar nunca foi tão importante para a sua saúde (física e mental): pelo menos 47% da população brasileira é sedentária, segundo um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e a falta de atividades físicas é um fator de risco para diferentes doenças graves. Sair da estatística do sedentarismo te dará mais energia e beneficiará a sua qualidade de vida.

Escolha o exercício físico ideal: aeróbicos ou anaeróbicos?

Não adianta insistir em coisas que não te dão prazer e motivação e o mesmo se aplica a uma atividade física. Há opções para todos: enquanto algumas pessoas preferem exercícios mais explosivos e que dão uma carga de endorfina, outras elegem como favoritos aqueles que promovem calmaria e relaxamento. Por isso, antes de escolher uma, leve em consideração seu gosto pessoal e personalidade.

A divisão entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos podem te ajudar a escolher a opção ideal. Os aeróbicos são atividades contínuas e de longa duração que exigem mais oxigênio para transportar energia para os músculos, estimulando o metabolismo e os sistemas cardiorrespiratório e vascular. Corrida, pedalada, natação e dança se enquadram nesse tipo. Já os anaeróbicos são exercícios que demandam mais força do praticante e com uso de menos músculos. Por outro lado, possuem mais intensidade e menor duração.

Determine quais são os seus objetivos antes de escolher uma atividade

Sabendo o seu gosto pessoal, é hora de escolher a atividade física ideal a partir do seu objetivo. Para emagrecer, priorize os exercícios aeróbicos. Agora se você quer ganhar massa, a musculação e treinos funcionais são os mais indicados. Atividades como corrida, natação, ciclismo e yoga são os recomendados para quem quer ter mais energia e ficar menos estressado.

Algumas atividades físicas são mais indicadas para determinadas situações e faixa-etária. Por isso, é fundamental que você consulte o seu médico antes e durante a prática para uma avaliação de saúde - ele vai determinar se você está apto para exercícios mais intensos ou se deve ter moderação. Outra coisa que não pode ignorar é o acompanhamento de um preparador físico para evitar lesões. Portanto, nunca comece uma atividade sozinho, principalmente se você for sedentário.

Endorfina: cérebro libera hormônios do bem-estar quando o corpo se movimenta

Exercícios podem proporcionar emagrecimento, ganho de músculos, aumento da autoestima e mais saúde, mas os benefícios não param por aí: você também pode se sentir mais relaxado e feliz depois de alguma prática. Isso ocorre porque o seu cérebro libera substâncias que proporcionam bem-estar quando o corpo está se movimentando. As chamadas endorfinas são hormônios neuromediadores que são liberadas gradualmente durante a atividade. Os especialistas alertam, no entanto, que a endorfina se manifesta principalmente em atividades que são agradáveis para o praticante. Por isso, é importante não associar os exercícios físicos com momentos de sofrimento. O ideal é respeitar o próprio limite para usufruir dos benefícios!

Quem determina o tempo de prática é você!

O tempo de dedicação ao exercício pode variar. Um tempo atrás, acreditava-se que era necessário passar pelo menos 30 minutos se exercitando para fazer algum efeito. Hoje em dia, já há um consenso de que as atividades usuais - caminhadas, faxinas, subir e descer escadas, entre outras - já contribuem muito para a saúde.

Com algumas mudanças, é possível alcançar uma vida mais saudável. A junção de uma alimentação equilibrada com atividades físicas pode trazer muitos benefícios, mas é preciso ter paciência e respeitar os limites do seu corpo, que está se adaptando a uma nova rotina. Também é importante considerar o seu relógio biológico para aproveitar melhor o exercício escolhido: se você não é acostumado a acordar mais cedo, prefira fazer a prática no horário de almoço ou à noite.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais