O que é a leptospirose? Entenda os sintomas da doença e como prevenir

Pessoa pisando na água do marCom certeza você já deve ter ouvido falar da leptospirose, principalmente em dias de chuva intensa, onde há alagamentos ou enchentes. Isso porque a leptospirose é uma infecção que é transmitida principalmente pela água contaminada pela leptospira, uma bactéria que entra no organismo pela pele, mucosas ou até mesmo por ferimentos pequenos, como um machucado na cutícula. O micro-organismo é resistente e algumas medidas são super importantes para prevenir a doença. Entenda mais abaixo!

Roedores são os principais transmissores da leptospirose

A leptospirose costuma ser transmitida pelo contato direto com roedores urbanos. Os ratos e ratazanas são os principais portadores da bactéria, que permanece no organismo do animal durante muito tempo. Como é comum a presença deles em bueiros e esgotos, as chuvas fortes fazem com que o contato com as urinas e fezes desses animais seja mais fácil. Mesmo após o período de chuvas, os focos de contágio ficam nas ruas por muito tempo por conta da alta resistência da bactéria.

Quais os sintomas da leptospirose?

Uma das características da leptospirose é que, à princípio, ela pode não apresentar nenhum sintoma. Depois de um tempo, o paciente pode apresentar febre alta, mal-estar e até delírios inesperados, assim como sensação de ardor e vermelhidão nos olhos. A bactéria também pode causar desidratação, náuseas, vômitos, diarreia, cansaço excessivo, entre outros.

Pelos sintomas principais serem muito genéricos (febre, dor, mal-estar, etc), a doença pode ser facilmente confundida com outras infecções, como febre amarela, dengue, hepatite e afins. O diagnóstico só pode ser confirmado com exame específico para a leptospira. Apesar de ser tratável, a leptospirose em sua forma grave (conhecida como doença de Weil) pode gerar problemas mais sérios, como hemorragia e meningite, e até levar o paciente a um estado de coma. Essas complicações podem ser evitadas com o diagnóstico precoce, por isso, ao menor sinal de que algo não está bem, procure um hospital para receber o atendimento adequado.

Como prevenir a leptospirose?

Evitar o contato direto com água da chuva é uma das principais formas de prevenir o contágio da leptospirose. Outra atitude simples é não jogar lixo na rua, pois é justamente isso que causa o entupimento dos bueiros. Para afastar os ratos, mantenha as lixeiras bem fechadas e não jogue lixo em terrenos baldios. Em casa, mantenha o ambiente sempre limpo e os alimentos bem guardados. A leptospirose também pode atingir animais domésticos e costuma ter efeitos muito mais graves do que em humanos. Nos cães, a doença pode ser evitada com a vacina V10, que precisa ser reaplicada todos os anos.