Voltar para home page
Exercício físico

O que é ginástica laboral e como o método pode te ajudar no dia a dia?

A ginástica laboral ajuda a melhorar a postura corporal errada e combate os efeitos dos esforços repetitivos no corpo

A ginástica laboral ajuda a melhorar a postura corporal errada e combate os efeitos dos esforços repetitivos no corpo

Se você trabalha em escritório, certamente já deve ter sentido algum tipo de desconforto muscular enquanto realizava suas atividades de trabalho. Por isso, a ginástica laboral tem se tornado uma grande aliada no combate aos efeitos da postura corporal errada e, principalmente, aos esforços repetitivos durante o expediente. A técnica, que é baseada nos exercícios de alongamento nas diferentes partes do corpo, tem como objetivo oferecer mais qualidade e bem-estar à sua rotina de trabalho. Mas, como qualquer outra ginástica, é importante ter o acompanhamento de um profissional especialista. Veja abaixo como a ginástica laboral pode melhorar o seu dia a dia!

Ginástica laboral: entenda as variações da modalidade

Com o objetivo de recuperar a qualidade de vida e tornar a rotina mais confortável, a ginástica laboral oferece algumas classificações, variando de acordo com as particularidades e necessidades das pessoas. Sendo assim, a partir do tempo disponibilizado durante o trabalho, é possível praticar a modalidade de três formas:

Ginástica laboral preparatória: nesse caso, o objetivo principal é preparar o organismo para o trabalho físico, melhorando a respiração, disposição e a concentração. Exercícios de coordenação, equilíbrio, flexibilidade e resistência muscular são os mais usados nessa modalidade;

Ginástica laboral compensatória: realizada durante o expediente, esse tipo de ginástica laboral busca o alívio de qualquer tensão muscular causada pela má postura e o esforço excessivo. Com exercícios de correção de postura, alongamentos e flexibilidade, ela ajuda na correção postural e na prevenção de fadiga muscular;

Ginástica laboral de relaxamento: feita durante o fim da jornada de trabalho, esse tipo de ginástica tem como foco aliviar as tensões e o estresse. Nesse caso, automassagens, exercícios respiratórios, alongamentos e meditação estão na lista de atividades realizadas.

Como é feita a ginástica laboral?

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a ginástica laboral não exige um espaço específico ou gigantesco para ser realizada. Sendo assim, ela pode ser aderida pelos colaboradores de forma prática e sem precisar de deslocamento para as aulas. Com intervenções entre 10 e 15 minutos, ela é uma importante ferramenta para melhorar o desempenho dos colaboradores e garantir uma boa qualidade de vida.

Veja 3 benefícios da ginástica laboral para a sua rotina

Assim como qualquer outro exercício físico, a ginástica laboral praticada com responsabilidade pode garantir muitos benefícios ao seu dia a dia. Descubra alguns:

1) Reduz o sedentarismo

Um dos benefícios da ginástica laboral é a pluralidade de aptidões trabalhadas no corpo. Resistência muscular, sistema cardiovascular e respiratório, flexibilidade, entre outros. Por isso, a modalidade proporciona a redução do sedentarismo. Além dele, é possível reduzir os sintomas de estresse e ansiedade causados pela rotina de trabalho e a necessidade de produtividade.

2) Melhora o condicionamento físico

Ainda que trabalhe exercícios simples, a ginástica laboral contribui para o alongamento do corpo, a respiração e a compensação muscular, resultando em uma melhora no condicionamento físico. Além disso, a disposição e o bem-estar para a jornada de trabalho também são impactados.

3) Previne o risco de doenças ocupacionais e alivia tensões

Não existem dúvidas de que o excesso de trabalho, a postura inadequada e a repetição constante dos mesmos movimentos podem resultar em algumas doenças, como lesões de esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Com a ajuda da ginástica laboral, é possível prevenir a ocorrência das principais doenças relacionadas à rotina de trabalho.

Últimas novidades

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Saúde

Vacina para o novo coronavírus: conheça 2 pesquisas promissoras em andamento

Os resultados de uma vacina contra a Covid-19 podem estar próximos. A pandemia do novo coronavírus alterou o modo de vida da sociedade. O isolamento social trouxe novas formas de consumo, hábitos e trabalho, além da forma como lidamos com a saúde. Desde então, muitos institutos de pesquisa espalhados pelo mundo estão estudando os efeitos do vírus e possibilidades de imunização.

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

Saúde

Formigamento nas mãos: 5 principais motivos por trás do incômodo

A sensação de formigamento nas mãos é algo comum para muita gente e, embora seja um sintoma simples, precisa de atenção. Isso porque diversos motivos podem estar por trás do formigamento, desde um problema de circulação até um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O indicado é observar o quadro e, dependendo da forma como se manifesta, o atendimento médico pode ser necessário.

Quais as principais causas de queda de cabelo?

Saúde

Quais as principais causas de queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema muito comum, mas quando identificar se está perdendo mais fios do que o considerado saudável? O normal é que uma pessoa perca de 100 a 150 fios por dia de forma natural para que o cabelo cresça novamente. Quando a quantidade ultrapassa isso, é sinal de que pode haver um problema clínico por trás. A queda excessiva de cabelo pode ser observada na escovação diária, durante a lavagem ou até mesmo depois de acordar, quando se percebe muitos fios no travesseiro.

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

Bem-estar

Como lidar com os distúrbios do sono na quarentena?

A quarentena tem afetado, em grande parte da população, o modo de viver e de interagir com o mundo. Viver numa situação de pandemia também trouxe muita preocupação, que se reflete em ansiedade e distúrbios do sono. Insônia, sono muito leve, acordar várias vezes, não conseguir manter uma rotina de sono ou se sentir extremamente cansado mesmo depois de dormir bem são os problemas mais comuns nesse período de isolamento social.

Ver mais