Voltar para home page
Bem-estar

O que é RPG? Conheça os benefícios desse tipo de fisioterapia, que incluem melhor postura e menos dores

RPG é um tipo de fisioterapia que pode te ajudar a lidar com dores e problemas de postura

RPG é um tipo de fisioterapia que pode te ajudar a lidar com dores e problemas de postura

Você sabe o que é RPG (Reeducação Postural Global)? O método pode ajudar muito quando músculos, ossos e articulações apresentam dores ou sensação de queimação em uma dessas regiões. Quando não é resultado de acidentes ou problemas de saúde específicos, esse incômodo pode ser um sinal de alerta para postura inadequada. Dor na coluna e nos músculos do corpo podem ser consequências da forma como pisamos ou sentamos até a posição preferida para dormir. Identificar a fonte das dores é essencial para o tratamento.

RPG: fisioterapia reeduca a postura

O RPG é um método fisioterapêutico que não só corrige lesões como reeducar o paciente sobre como se posicionar de forma correta - e isso é essencial para prevenir novos problemas. Seus efeitos podem auxiliar na melhora de diversas condições, como hérnia de disco, fibromialgia, asma e a escoliose, que é um dos desvios de coluna mais recorrentes.

Da avaliação ao tratamento: como funciona?

Na primeira sessão de RPG, o principal objetivo é identificar a causa do problema. Para isso, são avaliadas seis zonas do paciente (cervical, lombar, quadril, joelhos, pés e ombros) e o ritmo de sua respiração - que, quando incorreto, pode comprometer o equilíbrio do corpo.

Com o resultado dessa avaliação, tem início o tratamento. As consultas duram no mínimo uma hora e o tempo e frequência das sessões são definidas de acordo com a gravidade do problema.

RPG para coluna: um aliado para a escoliose

A escoliose é uma condição vertebral em que a coluna possui curvatura anormal para um dos lados. Esse problema pode ser resultado de questões genéticas ou anomalias adquiridas ao longo da vida - e, na maioria dos casos, não é possível determinar a origem do problema.

Seja como for, além de comum, a escoliose pode resultar em questões físicas aparentes, como ombros ou quadris assimétricos. Essa condição demanda atenção em qualquer idade, mas entre os jovens os cuidados devem ser redobrados: durante a puberdade a taxa de crescimento do corpo é maior do que em outras fases da vida e, dessa forma, o problema se desenvolve de forma mais intensa.

Para alguns casos de escoliose, o tratamento com RPG pode ser um grande aliado. O procedimento permite o alongar e relaxar dos músculos até que voltem a ficar nas posições fisiologicamente corretas – reduzindo assim os efeitos da condição no corpo do paciente.

Últimas novidades

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Bem-estar

Os 10 alimentos mais ricos em fibras e os efeitos no seu organismo

Para manter a saúde em dia, é essencial ter cuidado com a alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode prevenir diversas doenças e ajudar a tratar outras. As fibras, por exemplo, não são nutrientes, mas são elementos essenciais para o sistema digestivo e que melhoram a função intestinal, prevenindo diversas doenças. Por isso, é muito importante ter uma alimentação abundante nessa substância. Descubra aqui 10 alimentos ricos em fibras para incluir na sua dieta.

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

Saúde

Câncer de pele: tipos mais comuns, sintomas e tratamentos

O câncer de pele é um dos mais frequentes no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse tipo de câncer representa 25% dos tumores malignos identificados no país, o que significa que cerca de 180 mil brasileiros são diagnosticados por ano com a doença. A principal causa desse tipo de câncer é o excesso de exposição solar, que resulta no crescimento descontrolado das células presentes na pele. O câncer de pele é discreto e normalmente se manifesta com pequenas pintas que crescem devagar, que às vezes nem parecem preocupantes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer irregularidade na pele. Confira abaixo tudo sobre o câncer de pele!

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Saúde

Infarto do miocárdio: como identificar um ataque cardíaco?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem de problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, todos os anos no mundo. Em casos de ataque cardíaco, receber os cuidados médicos necessários o quanto antes pode salvar muitas vidas. Por isso, é fundamental ser capaz de identificar um infarto e saber o que fazer de imediato. Veja algumas dicas abaixo!

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

Saúde

Quais as causas mais comuns das pedras na vesícula?

As pedras na vesícula são mais comuns do que se imagina e podem aparecer por diferentes razões. A principal função da vesícula é servir de recipiente para a bile, um líquido produzido no tecido hepático que auxilia na digestão dos alimentos e seus nutrientes. Mas o que acontece quando esse órgão é afetado por um desequilíbrio? A bile começa a empedrar - e é aí que surgem os cálculos biliares, popularmente conhecidos como pedras na vesícula. Entenda mais abaixo!

Ver mais