O que é RPG? Conheça os benefícios desse tipo de fisioterapia, que incluem melhor postura e menos dores

Médica realizando RPG em pacienteVocê sabe o que é RPG (Reeducação Postural Global)? O método pode ajudar muito quando músculos, ossos e articulações apresentam dores ou sensação de queimação em uma dessas regiões. Quando não é resultado de acidentes ou problemas de saúde específicos, esse incômodo pode ser um sinal de alerta para postura inadequada. Dor na coluna e nos músculos do corpo podem ser consequências da forma como pisamos ou sentamos até a posição preferida para dormir. Identificar a fonte das dores é essencial para o tratamento.

RPG: fisioterapia reeduca a postura

O RPG é um método fisioterapêutico que não só corrige lesões como reeducar o paciente sobre como se posicionar de forma correta – e isso é essencial para prevenir novos problemas. Seus efeitos podem auxiliar na melhora de diversas condições, como hérnia de disco, fibromialgia, asma e a escoliose, que é um dos desvios de coluna mais recorrentes.

Da avaliação ao tratamento: como funciona?

Na primeira sessão de RPG, o principal objetivo é identificar a causa do problema. Para isso, são avaliadas seis zonas do paciente (cervical, lombar, quadril, joelhos, pés e ombros) e o ritmo de sua respiração – que, quando incorreto, pode comprometer o equilíbrio do corpo.

Com o resultado dessa avaliação, tem início o tratamento. As consultas duram no mínimo uma hora e o tempo e frequência das sessões são definidas de acordo com a gravidade do problema.

RPG para coluna: um aliado para a escoliose

A escoliose é uma condição vertebral em que a coluna possui curvatura anormal para um dos lados. Esse problema pode ser resultado de questões genéticas ou anomalias adquiridas ao longo da vida – e, na maioria dos casos, não é possível determinar a origem do problema.

Seja como for, além de comum, a escoliose pode resultar em questões físicas aparentes, como ombros ou quadris assimétricos. Essa condição demanda atenção em qualquer idade, mas entre os jovens os cuidados devem ser redobrados: durante a puberdade a taxa de crescimento do corpo é maior do que em outras fases da vida e, dessa forma, o problema se desenvolve de forma mais intensa.

Para alguns casos de escoliose, o tratamento com RPG pode ser um grande aliado. O procedimento permite o alongar e relaxar dos músculos até que voltem a ficar nas posições fisiologicamente corretas – reduzindo assim os efeitos da condição no corpo do paciente.