Voltar para home page
Bem-estar

O uso prolongado do celular pode trazer prejuízos para a sua vida?

Usar o celular antes de dormir é um hábito comum

Usar o celular antes de dormir é um hábito comum

Na última década, os smartphones se tornaram algo quase essencial na vida de grande parte da população. O celular deixou de ser um aparelho exclusivo para fazer ligações e passou a ser uma extensão da vida: é possível falar com os amigos, ver notícias, assistir séries e filmes, controlar contas de bancos. Existem aplicativos para as mais variadas funções. E se por um lado o acesso aos smartphones tem facilitado o dia a dia, por outro o uso excessivo pode trazer prejuízos para a vida de crianças, adolescentes e adultos.

Uso excessivo do celular afeta a postura corporal

A inclinação natural do pescoço que fazemos ao utilizar o celular pode prejudicar bastante a postura. A posição pode causar dores de cabeça e incômodos na cervical, mas o quadro pode evoluir para dores nos nervos da região. O ideal é evitar ficar com os ombros e cabeça para baixo durante o uso do celular. O movimento repetitivo dos dedos e mãos também pode causar tendinite e inflamações musculares. Nesse caso, é importante fazer pausas e também ficar de olho na postura.

Crianças que usam celular antes de dormir podem ter o desenvolvimento prejudicado

Um estudo feito pela King's College, em Londres, analisou o efeito do uso de smartphones na saúde física e mental de crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos. Os pesquisadores identificaram que a utilização do celular na hora que deveria ser destinada ao descanso pode trazer vários prejuízos no desenvolvimento infantil. O estudo concluiu que os impactos são variados de acordo com a idade e nível de uso do celular, mas observou que o hábito prejudica a qualidade do sono, afetando o desenvolvimento infantil e até a liberação de hormônios durante à noite. A ansiedade para receber mensagens também pode afetar a qualidade do sono.

Visão é prejudicada com o uso prolongado do celular

As próximas gerações devem observar mais efeitos negativos do uso exagerado do celular na saúde ocular. O hábito de passar horas com os olhos perto da tela pode prejudicar a visão para longe, tornando-a mais embaçada, a longo prazo. Além disso, no dia a dia pode causar ressecamento dos olhos, um quadro que favorece o surgimento de infecções.

Alterações no sono é um dos principais efeitos do uso do celular

Alguns estudos já sugerem a relação do uso constante do celular antes de dormir com a insônia. Checar as redes sociais e assistir vídeos na cama pode deixar o corpo mais acelerado, retardando a chegada do sono. Isso porque a luz emitida pelos smartphones inibe a liberação de hormônios que atuam no momento de dormir. O ideal é não levar o celular para a cama e evitar o uso pelo menos 2h antes de se deitar.

Saúde mental é prejudicada com o uso inadequado do celular

Passar horas rodando o feed das redes sociais pode gerar efeitos negativos na saúde mental. Ansiedade, comparações e até frustração são emoções facilmente provocadas pela quantidade incontrolável de informações que recebemos na tela do celular. É importante dedicar momentos para outras atividades e tentar regular o tempo que se passa nas redes sociais. Por outro lado, o estudo do King's College também observou que os problemas para dormir causados pelo uso inadequado afetam a saúde mental e física de crianças e adolescentes, como depressão, obesidade e baixa imunidade.

Últimas novidades

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

Saúde

Entenda como funciona o sistema linfático do corpo humano

O sistema linfático engloba um complexo conjunto de órgãos, tecidos, vasos e dutos que se distribuem por todo o corpo. Sua principal função é a produção de células de defesa do organismo, o que fortalece o nosso sistema imunológico. Além disso, o sistema linfático também é responsável por filtrar e drenar o excesso de líquido do corpo, eliminando impurezas e “devolvendo” o sangue purificado para o nosso organismo. Ou seja, na prática isso quer dizer que qualquer parte do corpo que possua circulação sanguínea tem também a circulação linfática (embora não usem os mesmos vasos, eles “dialogam”). Para facilitar a compreensão desse complexo sistema, reunimos algumas informações sobre o assunto.

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Saúde

6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário e solidário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em uma única doação, cerca de 450 ml de sangue são coletados, o que, na prática, consegue ajudar até quatro pacientes que precisam do material para sobreviver. Contudo, é comum que algumas dúvidas apareçam ao longo do caminho para quem quer ser um doador e nunca realizou a doação antes. Quem pode doar sangue? O que é necessário para ser um doador? Quantas vezes por ano é possível fazer isso? Para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto, separamos as principais perguntas sobre doação de sangue e respondemos a seguir.

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

Alimentação saudável

Beber água promove benefícios para a saúde que você nem imagina. Veja alguns!

A água é uma substância essencial na vida de qualquer ser vivo. Com o verão se aproximando, a ingestão desse líquido se torna ainda mais necessária na nossa rotina: seja para nos manter hidratados ou para matar a nossa sede nos dias mais quentes. O melhor de tudo é que, além de não ter calorias, a água é capaz de promover diversos benefícios para o nosso corpo, alguns já conhecidos; outros nem tanto. Ficou curioso? O Cuidados Mil te conta as vantagens que esse líquido pode trazer para a nossa vida a seguir!

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

Saúde

Novembro azul: entenda a importância da conscientização sobre o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns quando o assunto é a saúde do homem. A doença atinge o órgão masculino que é responsável pela produção do sêmen (próstata) e raramente apresenta sintomas iniciais, e é justamente por isso que a detecção precoce é tão importante. Logo, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata bastante necessária, principalmente para homens com idade superior a 50 anos, que são as principais vítimas dessa doença. A seguir, separamos as principais informações sobre o câncer de próstata, como sintomas, tratamento e a melhor forma de preveni-lo.

Ver mais