Voltar para home page
Exercício físico

Para que serve o Pilates? Saiba mais sobre o exercício e seus benefícios

O Pilates é conhecido por proporcionar muitos benefícios à saúde

O Pilates é conhecido por proporcionar muitos benefícios à saúde

Relaxamento, flexibilidade, prevenção de lesões, condicionamento físico, mais disposição… todos esses benefícios motivam quem busca o Pilates como atividade física. A técnica do exercício ajuda a fortalecer a musculatura e, inclusive, é indicada na reabilitação de lesões e no tratamento de problemas da coluna ou outras áreas do corpo. É possível praticar em academias e espaços especializados, assim como centros de fisioterapia para alguns casos. As aulas de pilates precisam ser personalizadas de acordo com o problema ou necessidade do praticante. Como qualquer exercício físico, é importante ter o acompanhamento de um profissional especialista.

Pilates tonifica a musculatura e reduz dores de doenças crônicas

Criado pelo alemão Hubertus Joseph Pilates, no início do século 20, o pilates tem como princípio trabalhar a musculatura de forma integral e proporcionar mais consciência corporal. O Pilates também ajuda a corrigir a postura, evitando dores musculares na lombar, cervical e ombros, além de aliviar o desconforto de quem trabalha com movimentos repetitivos e dores nas articulações. Doenças como escoliose, cifose, lordose ou hérnia de disco têm seus efeitos amenizados com a prática do exercício. O médico ortopedista também pode indicar a atividade na recuperação de lesões ou alívio de dores.

Relaxamento e respiração com Pilates

Corpo são, mente sã: além de proporcionar mais condicionamento físico, o Pilates também ajuda a adquirir mais consciência mental - que, consequentemente, melhora o desempenho do corpo na atividade. Para isso, o alemão Pilates inseriu na rotina de exercícios algumas técnicas de respiração, alongamento e relaxamento corporal. A ideia era aliviar não apenas dores crônicas e musculares, como também a origem de muitas delas, como o estresse e as múltiplas tensões. Casos de distúrbios emocionais, como transtorno de ansiedade generalizada e depressão, também recebem efeitos positivos com a prática do Pilates.

Pilates é indicado para crianças, adultos e idosos

O Pilates é uma atividade super versátil e que pode ser praticada por qualquer pessoa: crianças, adultos e idosos são beneficiados. Em crianças, melhora a consciência corporal e combate o sedentarismo; os adultos podem se beneficiar com a melhoria da saúde cardiorrespiratória; para as mulheres, especificamente, a atividade fortalece o assoalho pélvico, melhorando o desempenho sexual e prevenindo a incontinência urinária e a cistite. O exercício também melhora a coordenação motora e ajuda a emagrecer. Para os praticantes da terceira idade, a atividade física também é famosa por prevenir doenças ósseas e musculares, como a osteoporose.

Últimas novidades

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Saúde

Diabetes I e II: qual a diferença entre os dois tipos da doença?

Diabetes é uma das doenças mais comuns e que mais matam no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil e os números não param de crescer. Em muitos casos, uma pessoa pode ser diabética sem saber. A diabetes pode se manifestar nos tipos I e II: com ações diferentes no organismo, cada uma demanda um cuidado específico. Entenda mais e veja como evitar as complicações graves.

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

Bem-estar

Quarentena: 5 práticas de autocuidado para deixar seus dias mais leves

As recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa para se proteger do novo coronavírus. A quarentena, no entanto, pode ser muito estressante: afinal, estamos no meio de uma pandemia e longe dos amigos e família. Nesse momento, se promover alguns momentos de autocuidado e relaxamento podem ajudar. Pensando nisso, separamos 5 práticas para você cuidar do seu bem-estar físico e emocional e deixar os seus dias mais leves durante esse período difícil. Confira!

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

Saúde

Candidíase: o que causa e como aliviar o desconforto?

A candidíase é uma doença causada por fungos que, em geral, atinge mais a região genital do corpo. Apesar da infecção poder afetar ambos os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com o incômodo. A candidíase causa muito desconforto e pode ser desencadeada por desequilíbrios no sistema imunológico, estresse e uso de roupas muito apertadas. Os sintomas mais comuns são ardência, coceira, inchaço, corrimento, dor ao urinar e durante as relações sexuais. Entenda mais sobre o problema e como aliviar!

Como manter o sono regulado na quarentena?

Bem-estar

Como manter o sono regulado na quarentena?

A má qualidade de sono pode trazer diversos prejuízos para a saúde do corpo e da mente. É durante a noite que o organismo passa por processos metabólicos importantes para o seu funcionamento. Dormir a quantidade de horas recomendadas é fundamental para que o corpo se recupere energeticamente. Durante a quarentena, no entanto, as mudanças de rotina, associadas com o estresse e alimentação, podem desregular o sono e até mesmo contribuir para a insônia. Confira algumas dicas de como combater esse problema e dormir melhor nesse período complicado!

Ver mais