Para que serve o Pilates? Saiba mais sobre o exercício e seus benefícios

Mulher praticando pilatesRelaxamento, flexibilidade, prevenção de lesões, condicionamento físico, mais disposição… todos esses benefícios motivam quem busca o Pilates como atividade física. A técnica do exercício ajuda a fortalecer a musculatura e, inclusive, é indicada na reabilitação de lesões e no tratamento de problemas da coluna ou outras áreas do corpo. É possível praticar em academias e espaços especializados, assim como centros de fisioterapia para alguns casos. As aulas de pilates precisam ser personalizadas de acordo com o problema ou necessidade do praticante. Como qualquer exercício físico, é importante ter o acompanhamento de um profissional especialista.

Pilates tonifica a musculatura e reduz dores de doenças crônicas

Criado pelo alemão Hubertus Joseph Pilates, no início do século 20, o pilates tem como princípio trabalhar a musculatura de forma integral e proporcionar mais consciência corporal. O Pilates também ajuda a corrigir a postura, evitando dores musculares na lombar, cervical e ombros, além de aliviar o desconforto de quem trabalha com movimentos repetitivos e dores nas articulações. Doenças como escoliose, cifose, lordose ou hérnia de disco têm seus efeitos amenizados com a prática do exercício. O médico ortopedista também pode indicar a atividade na recuperação de lesões ou alívio de dores.

Relaxamento e respiração com Pilates

Corpo são, mente sã: além de proporcionar mais condicionamento físico, o Pilates também ajuda a adquirir mais consciência mental – que, consequentemente, melhora o desempenho do corpo na atividade. Para isso, o alemão Pilates inseriu na rotina de exercícios algumas técnicas de respiração, alongamento e relaxamento corporal. A ideia era aliviar não apenas dores crônicas e musculares, como também a origem de muitas delas, como o estresse e as múltiplas tensões. Casos de distúrbios emocionais, como transtorno de ansiedade generalizada e depressão, também recebem efeitos positivos com a prática do Pilates.

Pilates é indicado para crianças, adultos e idosos

O Pilates é uma atividade super versátil e que pode ser praticada por qualquer pessoa: crianças, adultos e idosos são beneficiados. Em crianças, melhora a consciência corporal e combate o sedentarismo; os adultos podem se beneficiar com a melhoria da saúde cardiorrespiratória; para as mulheres, especificamente, a atividade fortalece o assoalho pélvico, melhorando o desempenho sexual e prevenindo a incontinência urinária e a cistite. O exercício também melhora a coordenação motora e ajuda a emagrecer. Para os praticantes da terceira idade, a atividade física também é famosa por prevenir doenças ósseas e musculares, como a osteoporose.